Qual o prazo para o plano de saúde liberar uma cirurgia?
Ao conhecer o prazo para o plano de saúde liberar uma cirurgia, o consumidor pode requerer o cumprimento dos seus direitos. Descubra no texto como fazê-lo.
O prazo para o plano de saúde liberar uma cirurgia varia de acordo com o tipo de procedimento. A empresa deve permitir a realização de uma cirurgia geral, por exemplo, em até 7 dias após a solicitação do médico. Uma cirurgia geral acontece na região abdominal, por videolaparoscópica ou para o tratamento de trauma recente.
Já no caso de uma cirurgia eletiva, o prazo para autorização é de 21 dias úteis. Esse tipo de procedimento consiste em um tratamento cirúrgico que pode aguardar para ser realizado, sem necessidade imediata à cura do usuário. Entre as cirurgias eletivas estão a mamoplastia e a gastrectomia.
Finalmente, cirurgias de urgência ou emergência devem ser imediatamente autorizadas pela operadora do plano de saúde.
Quem determina o prazo para o plano de saúde liberar uma cirurgia?
As regras em relação aos planos de saúde no Brasil são definidas Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Neste caso, as determinações estão listadas na Resolução Normativa 259/2011.
Além das situações já citadas, as operadoras são obrigadas a cumprir outros prazos para a autorização de procedimentos. São eles:
- Consultas médicas: entre 07 a 14 dias úteis;
- Exames laboratoriais: 03 dias úteis;
- Demais exames, serviços de diagnóstico, atendimento hospitalar e terapias em regime ambulatorial: 10 dias úteis;
Em qualquer situação, o consumidor só obtém a autorização para os atendimentos após cumprir o período de carência do plano. Ou seja, o intervalo entre a contratação do plano e a possibilidade de uso dos serviços. Os prazos de carência variam de acordo com a especialidade médica.
Caso a operadora descumpra o estabelecido como prazo para o plano de saúde liberar uma cirurgia, o usuário pode solicitar auxílio da ANS. Analisando a reclamação, a Agência pode obrigar a empresa a cumprir o acordado, além de aplicar multas e sanções. Na situação de ineficácia deste método, é possível ainda utilizar de meios judiciais.
Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878
Artigos relacionados
Entenda se o câncer curado é doença preexistente e saiba como agir junto ao plano de saúde, com base na lei....
Ler artigoCompare qual melhor plano de saúde custo-benefício do Brasil na atualidade com base em nível de proteção por...
Ler artigoQuer saber se o plano de saúde SulAmérica cobre internação total? Explicamos tudo sobre os tipos de cobertura...
Ler artigo
existe algum prazo legal para o plano realizar a cirurgia depois de autorizado?
minha cirurgia foi autorizada há 30 dias mas o plano nao agenda a cirurgia, existe algum prazo legal para o plano realizar a cirurgia depois de autorizado
A minha autorização foi dada em março, mas a cirurgia ficou pra setembro, esse tempo está correto? Tenho que esperar todo esse tempo pelo plano de saúde?
Prezada Anne,
Agradecemos pelo seu comentário. De acordo com a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), o prazo máximo para a realização de uma cirurgia eletiva é de até 21 dias úteis a partir da data de autorização do plano de saúde. Caso esse prazo não seja cumprido, é possível registrar uma reclamação junto à ANS para que a situação seja resolvida. Recomendamos que entre em contato com o seu plano de saúde para obter informações mais detalhadas sobre a previsão de realização da sua cirurgia.
Esperamos ter ajudado. Em caso de outras dúvidas, estamos à disposição.
Atenciosamente,
Equipe Plano de Saúde
No meu caso já se passou 21 dias nada , ligo está em analise já tem um mês que dei entrada . Cirurgia de joelho direito
Olá, Eliete!
Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.
PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.
Atenciosamente,
Equipe Plano de Saúde