dcsimg

ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Qual plano você precisa?

Saiba mais sobre a anemia e como preveni-la

Conheça as causas, sintomas e tratamentos afetos a esta doença

Causada pela deficiência de ferro no organismo, a anemia é uma doença de caráter debilitante que provoca a diminuição dos níveis de hemoglobina no sangue. Na medida em que o ferro se reveste de uma importância fundamental para o correto funcionamento do sistema humano e tem por funções o transporte de oxigênio para as células do corpo e a produção de glóbulos vermelhos, o seu défice afeta sobretudo gestantes, adolescentes, lactantes e crianças.

Assim sendo, entre os sintomas da anemia contam-se a falta de apetite (que em casos mais graves evolui para um quadro de anorexia), a apatia, a fadiga contínua e generalizada, dificuldade de concentração e de aprendizagem e uma maior propensão para a palidez cutânea e das mucosas, que se manifesta essencialmente nas gengivas e na região ocular interna.

Tratamento da anemia

No que respeita ao tratamento da anemia, a reposição do ferro é realizada essencialmente por meio da alimentação. Através da ingestão dos alimentos adequados, é possível repor o ferro proveniente de origem vegetal e de animal, sendo que este último é mais eficazmente aproveitado pelo organismo humano; assim sendo, as carnes vermelhas (sobretudo as partes do fígado, do rim, do coração e de outras vísceras), os peixes e os frutos do mar devem integrar o cardápio diário do individuo doente para que ele possa combater a anemia. Em adição, os alimentos folhosos de tonalidade verde escura como o cheiro-verde, a couve e o agrião são, a par das leguminosas (nomeadamente ervilhas, lentilhas, feijões e favas), excelentes recursos na hora de repor o ferro no organismo e alavancar a sua recuperação. Por último – e ainda no capítulo da alimentação –, o consumo de rapadura, açúcar mascavo, castanhas, nozes e cereais matinais ajudam também a atingir este objetivo com toda a segurança necessária ao paciente.

Fugindo um pouco do tema, já tem seu plano de saúde? Faça aqui a cotação do seu plano.

Tratamentos alternativos

A suplementação é outro meio para se livrar da anemia, já o mercado dispõe atualmente de diversas marcas e soluções que se adaptam a cada caso de forma específica. De modo a apurar necessidades e a aferir eventuais contra-indicações, a suplementação só deve ser iniciada e seguida mediante ordem médica expressa, sendo que o paciente deverá ser seguido durante todo este processo.

Para finalizar, a observação do mínimo de oito horas de sono por noite constitui um elemento essencial para que o organismo se recupere da fadiga generalizada provocada pela anemia e seja devolvida ao paciente a energia necessária ao normal cumprimento das suas tarefas cotidianas.

Fonte de pesquisa: drauziovarella.com.br/letras/a/anemia/

Que tal cuidar da sua saúde agora? Aproveite e faça a cotação do seu plano de saúde.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais:
O que você achou deste artigo? Sua avaliação é muito importante para nós!
Por favor, atribua uma nota:

avaliação
Rating

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *