Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

Aveia, para aumentar sua energia e reduzir o colesterol

Veja os motivos para consumir mais aveia. Este é um alimento funcional vantajoso quando comparada a cereais, como quinoa, arroz, milho ou trigo. Além disso, ajuda o intestino e baixa o colesterol ruim.

Você cuida da sua alimentação? Talvez a resposta seja: “nem sempre…”, “quando dá…”. Mas não adie mais sua decisão, está na hora de mudar seus hábitos e investir em uma alimentação saudável. A tradicional empresa Quaker, que há décadas comercializa aveia no Brasil, promoveu um encontro de nutricionistas, em Salvador, que teve como objetivo discutir os benefícios para a saúde do consumo de aveia.

Aveia, para aumentar sua energia e reduzir o colesterol

Imagem: Pixabay / skeeze

Muito consumida em países europeus e nos Estados Unidos, a aveia é muitas vezes relegada a segundo plano na dieta brasileira. Entretanto, este é um excelente alimento funcional, principalmente quando comparada a outros cereais, como quinoa, arroz, milho e trigo. Os nutricionistas demonstram que o consumo de três colheres de aveia diariamente pode auxiliar na redução do colesterol e no bom funcionamento do intestino.

O evento promovido pela Quaker teve a participação da Diretora de Nutrition Sciences Latam da PepsiCo, Brenda Salgado, além da pesquisadora em nutrição, Camila Avelar, que destacou a composição deste cereal, que possui alto teor de proteínas e fibras, além de outros nutrientes benéficos para a saúde, como a betaglucana.

Segundo explicou a nutricionista Camila Avelar, por ser um cereal completo, que reúne esses componentes, além das vantagens de poder ser utilizada no preparo de vários alimentos, faz com que a aveia seja altamente recomendada para a dieta diária. Outra vantagem é seu preço baixo, com excelente custo-benefício. Camila Avelar indica o consumo de três colheres de sopa de aveia por dia, o que fornece um bom teor de fibra à nossa dieta, o que promove a melhora da nossa microbiota intestinal, com ação preventiva contra várias doenças.

Aveia, para aumentar sua energia e reduzir o colesterol

Imagem: Pixabay / FotoshopTofs

De acordo com os especialistas da Quaker, são três os pontos que comprovam que a aveia é um super grão:

Promove a redução do colesterol: três colheres de aveia têm ação na redução do colesterol. A aveia contem betaglucanas, que são fibras solúveis que ajudam a diminuir a absorção do colesterol ingerido na alimentação. A redução das taxas de colesterol tem resultados benéficos para o coração, sendo um importante fator para a diminuição do risco de doenças cardíacas;

  1. Promove o bom funcionamento do intestino:a aveia possui muitas fibras que são benéficas para a função intestinal, que agem para retardar o esvaziamento gástrico e estimulam o bom funcionamento do trânsito intestinal.3. Promove a Saciedade:a betaglucana da aveia possui a propriedade de aumentar o grau de viscosidade do bolo alimentar, o que aumenta o tempo que o alimento leva para ser digerido no estômago. O resultado é maior sensação de saciedade, que contribui para reduzir a ingestão de alimentos, favorecendo o controle do peso.
Aveia, para aumentar sua energia e reduzir o colesterol

Imagem: Pixabay / FlitsArt

Quatro maneiras de aumentar sua energia naturalmente no café da manhã

Proteínas saudáveis, carboidratos digeridos lentamente, frutas ou vegetais são a melhor mistura matinal. Enquanto você dorme, seu corpo trabalha duro para digerir o jantar de ontem. Quando você acorda, seu corpo e cérebro estão exigindo combustível novo.

“Quebrar o jejum” é muito importante para ligar a energia de manhã. Um bom café da manhã traz benefícios que podem durar o dia todo.  Se você perder a primeira refeição do dia, observa o Dr. David S. Ludwig, especialista em nutrição do Children’s Hospital Boston, você pode começar com um déficit de energia.

O que é um bom café da manhã? O que fornece algumas proteínas saudáveis, alguns carboidratos digeridos lentamente e algumas frutas ou vegetais. Uma omelete de vegetais com uma fatia de torrada de grãos integrais é uma opção muito qualificada, assim como uma tigela de cereais ricos em fibras como a aveia, acompanhada de frutas frescas, como a banana, maçã ou manga e leite com baixo teor de gordura ou leite de soja, juntamente com um punhado de amêndoas ou nozes.

Saiba o preço do seu Plano de Saúde

Qual seu tipo de plano?

Simular

Experimente estas 4 dicas para café da manhã e aumentar sua energia:

1 – Escolha grãos integrais, como pães e cereais ricos em fibras, que podem ajudar a manter o açúcar no sangue em equilíbrio e evitar uma queda de energia no meio da manhã. Com as centenas de tipos de cereais disponíveis no mercado, o farelo de aveia, a aveia em flocos e a aveia em flocos finos são normalmente as apostas mais saudáveis.

Aveia, para aumentar sua energia e reduzir o colesterol

Imagem: Pixabay / miguellupo

2 – Para escolher o cereal de café da manhã mais saudável, leia o rótulo e procure:

– 5 gramas ou mais de fibra por porção

– menos de 300 miligramas de sódio por porção

– o menos de 5 gramas de açúcar por porção

– o cereal como o primeiro item na lista de ingredientes

3 – Inclua proteína. O iogurte é uma boa escolha. O iogurte grego tem mais proteína que o iogurte comum. Os ovos são adequados para pessoas saudáveis. Embora as gemas sejam ricas em colesterol, os ovos têm proteínas, vitaminas e outros nutrientes e não parecem aumentar o risco de desenvolver doenças cardíacas. Você também pode incluir alimentos com gorduras saudáveis, como nozes. Apenas ocasionalmente inclua carnes processadas como o presunto no café da manhã, pois esses alimentos estão associados a um maior risco de câncer colorretal, doença cardíaca e diabetes tipo 2.

4 – Coma em casa. Você pode desfrutar de um café da manhã saudável se optar pela aveia. Fora de casa, grande parte das opções vão incluir muitos carboidratos refinados e gordura saturada. Como a maioria dos alimentos processados, as ofertas de café da manhã das cadeias de fast-food tendem a ser desastres, com alto teor de sódio e baixa fibra.

5 – Faça uma vitamina batida de café da manhã. Combine frutas, suco, iogurte, gérmen de trigo e outros ingredientes. Jogue-os no liquidificador com um pouco de gelo e tome um café da manhã refrescante e de alta energia.

Aveia, para aumentar sua energia e reduzir o colesterol

Imagem : Pixabay

Aveia integral: a melhor aposta para baixar o colesterol

Se você quer diminuir o seu nível de colesterol, experimente uma tigela de aveia no café da manhã. Novas pesquisas ampliam as evidências anteriores de que, entre os grãos integrais, a aveia é a escolha mais eficaz quando se trata de reduzir o colesterol.

Os resultados foram coletados em 24 estudos que analisaram lipídios no sangue (colesterol e triglicerídeos) em pessoas que ingeriam dietas com alimentos integrais versus dietas sem controle integral. Comparadas às dietas controle, as dietas integrais reduziram os níveis totais de colesterol em uma média de 4,6 pontos. Dietas com aveia provaram ser superiores, diminuindo os níveis de colesterol em 6,5 pontos, em média. Um bônus adicional: dietas integrais não parecem reduzir o colesterol HDL, o benéfico. O relatório foi publicado no American Journal of Clinical Nutrition.

Para comer mais aveia integral, experimente a versão em flocos finos, que é aveia mais popular. Se você não gosta de cereais quentes, considere um cereal frio feito de farelo de aveia. Você também pode bater a aveia em liquidificador e adicionar a assados, sopas e cozidos.

Regina Di Ciommo

Mestre e Doutora em Sociologia pela UNESP, pesquisadora na área de Ecologia Humana e Antropologia, Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental, foi professora em cursos superiores de Sociologia e Direito, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.