ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Aprenda a lidar com o estresse de maneira saudável

Todo mundo fala de estresse, mas pouca gente sabe o que é realmente. A palavra é utilizada para significar muitas tarefas ou a correria do dia a dia. Mas na verdade, o estresse está enraizado na nossa fisiologia.

Segundo a psicóloga do Hospital Israelita Albert Einstein, Dra. Selma Bordin, o estresse é o mecanismo sem o qual o ser humano não teria sobrevivido. Em situações de perigo, ele provoca ajustes no corpo, para a luta, atacando ou fugindo. As reações vão desde o aumento do batimento cardíaco até o aumento da respiração e da pressão arterial.

Aprenda a lidar com o estresse de maneira saudável

Imagem: bupahealthierworkplaces

Nas cidades em que vivemos atualmente, as pressões são para atingir metas e enfrentar problemas. São situações diferentes da luta na selva, mas a adrenalina é igualmente gerada e fica no nosso sangue. A partir daí, esse hormônio passa a alterar nosso equilíbrio físico e psicológico, a princípio com sintomas leves, que com o passar do tempo vão se agravando.

Sinais que indicam estresse

Alguns sinais que merecem atenção:

– Alteração do sono, com muita sonolência ou insônia

– Hipertensão

– Sensação de cansaço constante

– Problemas de pele

– Formigamento na face ou nas mãos

– Alterações de humor

– Alterações do apetite

– Perda de interesse

– Ansiedade

– Problemas de concentração

– Depressão

A Dra. Selma Bordin enfatiza que, para aumentar nossa resistência aos fatores que nos estressam, precisamos manter nosso organismo saudável, porque assim estaremos em melhor condição para enfrentar os desafios. Assim, são importantes algumas condutas, como:

Aprenda a lidar com o estresse de maneira saudável

Imagem: stayhealthygetwealthy

– Cuidar da saúde

Dormir bem

– Alimentar-se de maneira saudável

– Fazer exercícios físicos

– Aproveitar momentos de relaxamento e prazer

– Evitar o abuso de estimulantes como café e álcool ou substâncias tóxicas, como cigarro e outras drogas.

Existes circunstâncias que não podemos mudar na nossa vida, situações de desafio que não conseguimos eliminar, mas nesses casos precisamos nos adaptar a elas ou aceitá-las. Um elemento estressante, por exemplo, é o engarrafamento no trânsito. Podemos tentar horários diferentes ou rotas alternativas. Para enfrentar a situação é melhor contorná-la do que ficar irritado, reclamando ou gritando. Nesses momentos, pode-se usar um dispositivo de maneira muito útil, para ouvir uma aula ou treinar um idioma.

Muitas vezes elemento estressor está, numa pessoa, num relacionamento ou atitudes internas. É uma forma de lidar com a vida de um ponto de vista problemático. Nesse caso a psicoterapia pode ser necessária.

Como as pessoas mentalmente fortes evitam o estresse

Uma obra fez sucesso recentemente nos Estados Unidos, sobre o assunto. É o livro da Dra. Amy Morin, psicoterapeuta, “Treze Coisas que as Pessoas Mentalmente Fortes Não Fazem” (13 Things Mentally Strong People Don’t Do), bestseller que está sendo traduzido em vários idiomas.

Destacamos aqui sete maneiras, entre as diversas apontadas pela autora, que as pessoas mentalmente fortes utilizam para lidar com o estresse. Entre outras coisas, elas mantêm os problemas na perspectiva correta. Enquanto o estresse faz algumas pessoas desmoronarem, as pessoas mentalmente resistentes são capazes de prosperarem, apesar da tensão aumentada. De fato, elas veem a adversidade como uma oportunidade para crescimento.

Aprenda a lidar com o estresse de maneira saudável

Imagem: vancouversun

Seja pelo enfrentamento aos reveses financeiros, problemas de saúde e dificuldades no local de trabalho, as pessoas mentalmente fortes não permitem que o estresse as puxe para baixo. Aqui estão algumas das formas que as pessoas mentalmente fortes utilizam para lidar de forma bem sucedida com o estresse:

1 – Elas aceitam que o estresse é parte da vida

Enquanto algumas pessoas perdem tempo e energia pensando coisas como “eu não deveria estar passando por isto”, pessoas mentalmente fortes sabem que retrocessos, problemas e dificuldades são inevitáveis. Quando situações estressantes aparecem, elas dedicam seus esforços em fazer o que podem para seguir adiante. Mesmo quando não podem mudar as circunstâncias, elas sabem que podem sempre dar alguns passos para melhorar suas vidas.

2 – Elas encaram os problemas da correta perspectiva

Ao invés de pensar que um pneu furado tem o poder de arruinar todo o dia, as pessoas mentalmente fortes encaram as inconveniências de uma forma apropriada. Quando há a tentação de transformar um pequeno evento em uma catástrofe, como pensar que um erro pode arruinar toda a sua carreira, elas respondem com uma reformulação da mensagem que enviam a si mesmas, e se recusam a permitir que um monólogo interior pessimista aconteça.

Aprenda a lidar com o estresse de maneira saudável

Imagem: Yoga para reduzir o estresse.

3 – Pessoas mentalmente fortes cuidam de sua saúde física.

As pessoas fortes mentalmente reconhecem a importância de manter seus corpos bem cuidados. Elas reconhecem que não vão ser capazes de combater o estresse se estiverem esgotadas e correndo de estômago vazio. Elas se exercitam, conseguem dormir bem e mantém uma dieta saudável.

4 – Escolhem formas de enfrentamento saudáveis

Enquanto algumas pessoas se voltam para o álcool, comida de baixa qualidade ou outros vícios não saudáveis para ajudar a escapar do estresse, pessoas mentalmente saudáveis enfrentam o desconforto de uma maneira produtiva. Eles permitem a si mesmas sentirem emoções desconfortáveis, como ansiedade, medo e tristeza de cabeça erguida. Elas usam atividades saudáveis, como sair para dar um passeio ou participar de um hobby, para enfrentar uma dor emocional.

Aprenda a lidar com o estresse de maneira saudável

Imagem: Cuidar da saúde para combater o estresse.

5 – Equilibram atividades sociais com solidão.

Algumas vezes, na tentativa de evitar o enfrentamento de problemas, as pessoas preenchem a sua agenda com atividades sociais. Outros lidam com o estresse afastando-se dos amigos e da família. Pessoas mentalmente fortes mantém um equilíbrio, elas conservam uma vida social saudável, mesmo quando estão estressadas, mas também reservam um tempo para estarem sozinhas com seus próprios pensamentos.

6 – Reconhecem suas escolhas

O estresse pode levar as pessoas a se sentirem vítimas de más circunstâncias. Pessoas mentalmente fortes reconhecem que tudo o que fazem, desde a hora em que acordam até a hora que vão dormir, é uma escolha. Eles são capazes de dizer não para coisas que não querem fazer e aceitam a responsabilidade pelo seu comportamento.

7 – Olham para o lado positivo

Pessoas mentalmente fortes não necessariamente olham para o mundo através de óculos de lentes cor de rosa, mas elas tem um olhar realista, olham para o lado positivo, quando enfrentam circunstâncias duras. Elas reconhecem que coisas boas podem vir de situações estressantes. Mais do que permitir que dificuldades as transformem em pessoas amargas ou vitimas inconsoláveis, eles escolhem usar as circunstâncias estressantes para se tornarem mais fortes e melhores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.