Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

Plano de saúde cobre labioplastia?

Há alguns procedimentos que os planos de saúde cobrem obrigatoriamente, e outros que não. Essa dúvida, sobre quais são os procedimentos que estão dentro do plano de saúde, é recorrente. Muitas pessoas não sabem se o plano de saúde cobre labioplastia, por exemplo.

A labioplastia é uma cirurgia íntima feminina, que serve para corrigir pequenas imperfeições estéticas da genitália da mulher.

É bastante procurada no Brasil por esse público, e vem ganhando cada vez mais adeptas.

Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), apenas em 2016 o Brasil realizou 23.155 procedimentos deste tipo nas mulheres.

Porém, antes de fazer a labioplastia, é necessário que a paciente tenha em mente certas questões, que muitas vezes acabam confundindo-se entre o publico geral.

A principal delas é que a não altera a atividade sexual. Nem para a pior,  nem com a melhora deste desempenho.

Plano de saúde cobre labioplastia?

Plano de saúde cobre labioplastia?

A labioplastia é uma cirurgia estética. Ou seja, tem como único objetivo alterar o visual da região íntima feminina.

Os planos de saúde não são obrigados a cobrir s estéticos. Então, na maioria dos casos, os planos de saúde não cobrirão a labioplastia.

Essa é uma determinação da Agência Nacional de Saúde (ANS), que lista os procedimentos obrigatórios em seu Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde.

Saiba o preço do seu Plano de Saúde

Qual seu tipo de plano?

Simular

As cirurgias estéticas somente são obrigatórias quando estão ligadas a um problema de saúde, como a colocação de próteses de silicone após a masectomia, ou a retirada do excedente de pele em pacientes que são obesos mórbidos e realizaram a cirurgia de redução de estômago.

Não significa, porém, que nenhum plano cubra a operação. Na verdade, a cobertura ou não desse procedimento varia de acordo com a empresa.

Como as operadoras não são proibidas de oferecerem esse tipo de serviço, elas podem incluir o item em suas coberturas, ficando a seu critério.

Quando deseja realizar a operação, é indicado que a mulher procure um plano que possua esse “extra” em sua assistência.

Sempre há a possibilidade de negociação com a operadora, para a inclusiva dessa cobertura, mas este processo costuma ser mais trabalhoso do que adquirir plano específico.

Cirurgias estéticas da região íntima também estão disponíveis para os homens, e seguem a mesma lógica.

Elas precisam aparecer como cobertura extra no plano, já que não têm objetivo de cuidado com a saúde.

No caso deste público, são comuns operações como para a correção da curvatura do pênis e a recuperação do tamanho do órgão genital. As vantagens de cada cirurgia devem ser avaliadas por paciente.

Vale a pena fazer a labioplastia?

Saber se vale a pena ou não fazer a labioplastia é uma questão que depende apenas da paciente.

Isso varia de acordo com o seu bem-estar e o quanto a correção a ser feita a incomoda. Para algumas mulheres, por exemplo, a intervenção na região íntima pode tornar o uso de roupas justas ou de banho mais confortável.

Inclusive porque, elas consideram o “volume exagerado” na região visualmente incômodo.

A cirurgia não afetará a saúde da paciente, servindo apenas para corrigir algo que incomoda a mulher em seu próprio corpo.

Neste aspecto, é possível comparar a operação com procedimentos como a  aplicação de botox ou uma cirurgia plástica no rosto.

É importante lembrar que, assim como em qualquer outra cirurgia, existem riscos na operação, mesmo que pequenos.

Esses riscos também devem ser analisados para a melhor decisão pela mulher. Ainda é fundamental contar com a orientação de um bom especialista, que poderá avaliar os possíveis resultados e as vantagens da operação.

Quando a labioplastia é indicada?

Também chamada de ninfoplastia, a cirurgia de labioplastia é indicada quando há uma grande diferenciação entre os pequenos e grandes lábios vaginais.

Ela é mais comum para pacientes em que os pequenos lábios vaginais são maiores do que os grandes lábios.

Essa diferença de tamanho pode provocar incômodos estéticos à mulher, e até causar desconfortos no dia a dia, com o uso de roupas justas e, especialmente, durante a prática sexual.

Além de reduzir os pequenos lábios vaginais, esse tipo de cirurgia pode eliminar zonas de pigmentação escuras na região pélvica.

Muitas vezes, a técnica também é usada para remover o excesso de pele ao redor do clitóris feminino, o que pode favorecer o prazer sexual.

Para o procedimento, é aplicada apenas anestesia local. A internação da mulher é feita por algumas horas, e sua recuperação completa geralmente demora 30 dias.

A técnica não é indicada para mulheres grávidas, nem para menores de 18 anos. Pessoas com diabetes, hipertensão ou insuficiência cardíaca precisam avaliar a possibilidade da operação com o médico.

Sabendo se o plano de saúde cobre labioplastia, fica mais fácil avaliar se o investimento vale ou não a pena.

Entre em contato com o seu plano e verifique essa possibilidade de cirurgia! Você também pode compartilhar esse post com suas amigas, para que elas  considerem o assunto com um pouco mais de conhecimento.

6 Comentários

Fabiana Ferreira

Boa tarde Mara,

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,
Visite nosso site e faça sua cotação já! Preencha o formulário clicando no link https://goo.gl/KvZ8Rp e aguarde o contato de um corretor para que possa tirar suas dúvidas.
Atenciosamente.

Comentar
Fabiana Ferreira

Boa tarde Edna,

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,
Para fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://goo.gl/KvZ8Rp para que um corretor parceiro entre em contato com você e tire suas dúvidas.
Atenciosamente.

Comentar
Fabiana Ferreira

Boa tarde,

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,
Visite nosso site e faça sua cotação já! Preencha o formulário clicando no link https://goo.gl/KvZ8Rp e aguarde o contato de um corretor para que possa tirar suas dúvidas.
Atenciosamente.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.