Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

Plano de saúde cobre quimioterapia?

Obrigatoriamente, todo plano de saúde cobre quimioterapia. Segundo a disposição da Lei n.º 9.656/1998, os planos de saúde devem custear o tratamento de todas doenças na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde. A lista, elaborada pela OMS, inclui o câncer, o que então cria a cobertura aos pacientes no Brasil.

A quimioterapia é um tratamento que utiliza medicamentos no combate principalmente do câncer. Com aplicação de diversos modos (via oral, intravenosa, subcutânea e outros), esses medicamentos destroem as células doentes pela oncologia. Impedem ainda que elas se multipliquem e se espalhem pelo organismo.

O tratamento coberto pelas empresas de saúde inclui, por exemplo, a chamada terapia sistêmica. Ela é feita por altas doses do remédio, geralmente intravenosas. Em seguida, o paciente precisa fazer o uso de medicamentos associados à primeira terapia, medicamentos esses que farão o controle dos efeitos colaterais relacionados ao procedimento quimioterápico. Os remédios devem ser igualmente fornecidos pelos planos. Essa regra é uma definição da Agência Nacional de Saúde (ANS).

Procedimentos associados à quimioterapia, como o cateterismo arterial, também são cobertos pelas empresas. Isso, claro, desde que haja indicação médica.

Plano de saúde cobre quimioterapia?

Imagem: Getty

Plano de saúde cobre quimioterapia, além do câncer

Mesmo com ampla utilização no combate ao câncer, essa não é a única finalidade da quimioterapia. Falando apenas da definição da palavra, qualquer tratamento de doenças pela associação de medicamentos pode ser considerado assim. É por isso que em 2017, por exemplo, dezoito novos procedimentos foram inseridos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. As terapias listadas nesse rol são obrigadas pela ANS.

Entre os métodos listados há a cobertura de novos medicamentos orais contra o câncer. Assim como a quimioterapia com antiangiogênico para os olhos, que pode tratar edemas, retinopatia diabética, oclusão de veias oculares e outros problemas nos órgãos.

Caso qualquer uma das exigências da ANS não sejam cumpridas pelo plano de saúde, o paciente deve procurar auxílio judicial. Além de ficar novamente obrigado a cobrir a quimio, o plano ainda ficará sujeito a pagar indenização e multa aplicada pela Agência Nacional de Saúde.

Apesar de todas as situações previstas como obrigatórias, é fundamental ter atenção na escolha do plano de saúde. Cada módulo desse atendimento tem limitações específicas – que atendem às obrigatórias, mas se limitam em outras situações. O plano de internação hospitalar, por exemplo, cobre exames complementares e gases medicinais, enquanto o plano de atendimento ambulatorial não o faz.

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

Jeniffer Elaina da Silva

Redatora especialista em saúde e planos de saúde. Jeniffer já escreveu mais de mil artigos sobre saúde para o Planodesaude.net e publicou o ebook Cuide de Sua Saúde. Atualmente, cursa Gestão de Seguros e é formada em Marketing com pós em Administração na FGV. Possui também um curso técnico em Direito do Seguro.

7 Comentários

ozira de oliveira domingos

Olá! Estou passando por um tratamento de quimioterapia e o uso da touca para que os cabelos não caiam. Quero saber se a Unimed cobre o uso da touca?

Att

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Ozira!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida sobre as coberturas contratadas.

PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.

Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente!

Comentar
Jaci Barella Zaffonato

Olá! Meu plano é muito antigo, antes de 1998 posso me benificiar desta lei?

Att

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Jaci!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.

Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente!

Comentar
Maria Elizabeth Couto da Cunha

Olá,

Tenho que me submeter à quimioterapia para tratamento de câncer de intestino. Previsão de 6 aplicações pelo Bradesco saúde, mas com co participação. Teria uma base de custo desse tratamento? Não sei se terei condições de assumir isso.

Att.

Comentar
Fabiana Ferreira

Boa tarde Maria,

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,
Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.

Atenciosamente.

Comentar
Anônimo

Olá,

Perante a ANS, não se cobra a coparticipação para procedimentos quimioterápicos. Com base na resolução, você pode ligar no 0800 da ANS.

Até mais

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.