ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Qual o seu DDD?

O que fazer quando um plano de saúde não cobre exames?

Precisa de alguns diagnósticos médicos e tem da cobertura do seu plano não arcar? Quer saber o que fazer quando um plano de saúde não cobre exames? Sane suas dúvidas com as informações a seguir.

Uma boa analogia para se pensar sobre os planos de saúde é compará-los com seguro de um automóvel, você só perceberá a importância quando precisar usar. Por isso, o brasileiro vê importância em pagar por esse tipo de serviço.

Muitas vezes, porém, ele não sabe exatamente quais são seus direitos ao buscar contrato com essas empresas. Nesse artigo, você vai sanar suas dúvidas sobre o que fazer quando um plano de saúde não cobre exames.O que fazer quando um plano de saúde não cobre exames?

É verdade que o plano de saúde não cobre exames?

Não é verdade! Os planos de saúde cobrem exames. A ANS é o órgão responsável por regulamentar essas empresas e permite exclusões de acordo com a legislação que inicialmente são:

  • tratamento clínico ou cirúrgico experimental;
  • procedimentos clínicos ou cirúrgicos para fins estéticos;
  • órteses e próteses com foco na estética;
  • inseminação artificial;
  • tratamento de rejuvenescimento;
  • tratamento de emagrecimento com finalidade estética;
  • fornecimento de medicamentos importados não-nacionalizados.

Esses são apenas alguns exemplos e por eles é possível perceber que são ligados a funções que não tem por meio promover a boa saúde.

Os exames são vistos como necessários para que você possa cuidar de si mesmo, por isso, um médico pede aquilo que acredita necessário e as operadoras devem arcar com o solicitado por aquele que tem o conhecimento técnico.

Dizer que o plano de saúde não cobre exame é um erro, pois, eles têm a função de prestação frequente de serviços ou coberturas de despesas assistenciais, a preço pré ou pós-estabelecido, por período indeterminado, como meio de garantir, sem restrição de limite financeiro, a assistência à saúde, pela possibilidade de acesso e atendimento por médicos ou serviços de saúde.

Com isso, você pode escolher livremente o profissional que vai assisti-lo, e  ele se torna uma autoridade para pedir exames necessários, com os quais o plano deve arcar com sua parte.

É garantido que o plano vai cobrir os pedidos de exame?

É um direto legal que o consumidor dos planos de saúde tem!

Caso a pejorativa de cobertura tenha por fundamento que o exame não consta no quadro determinado pela Agência Nacional de Saúde. Procure a justiça se o exame for indispensável para diagnóstico de patologia e, por consequência para tratamento do paciente, a recusa poderá comprometer a sua saúde, e isso não é permitido por lei.

2 Comentários

Brasilia

Olá!

Meu esposo precisa de um exame solicitado por seu médico, mas o plano disse q só autoriza a Tomografia simples. E o médico quer a Tomo com protocolo de ferro da universidade, para saber se recomenda ou não o tratamento por sangria por causa do alto teor de ferro em seu organismo.

Agradecida.
Brasilia G.M.A.

Comentar
Fabiana Ferreira

Boa tarde,

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,
Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.
Atenciosamente.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.