ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Qual o seu DDD?

Como funciona o plano de saúde Unimed apartamento?

Você sabe como funciona o plano de saúde Unimed apartamento? E a enfermaria? Acompanhe no texto!

A Unimed é uma rede de Saúde com 18 milhões de beneficiários. No momento de contratação de um plano da empresa, o paciente precisa escolher os tipos de serviços que deseja contar, além da região em que gostaria de ser atendimento. Escolhe ainda onde, em caso de internação, ficará acomodado: na enfermaria ou apartamento.

A segmentação entre planos enfermaria e apartamento é determinada pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Afinal, o órgão é o que normatiza as operadoras de saúde no País, visando garantir o melhor atendimento aos consumidores. Ao contratar a assistência de um plano, o paciente pode escolher a acomodação que considerar mais vantajosa.

Como funciona o plano de saúde Unimed apartamento?

Como funciona um plano enfermaria?

Quando opta pelo plano enfermaria, o indivíduo internado, seja para uma cirurgia ou exames, fica em um quarto coletivo. Esse quarto abriga, normalmente, até quatro pacientes. O número que visa evitar as ocorrências de infecções hospitalares – algo que era comum quando as enfermarias abrigavam até oito pacientes, em anos recentes.

Ao mesmo tempo, um quarto enfermaria acomoda pessoas sempre do mesmo sexo, para que não haja constrangimentos entre os pacientes. Visando também que não haja grande aglomeração de pessoas, o horário de visita de familiares e amigos é mais restrito.

Além disso, o plano de saúde enfermaria costuma permitir a permanência de um acompanhante para cada paciente no quarto. Contudo, esse direito precisa estar expresso em contrato, e o indivíduo tratado deve ser menor de 18 anos ou maior de 60 anos.

Um acompanhante é aquele que pode permanecer durante todo o tempo no quarto com o assessorado, inclusive durante a noite. Também nesse caso, costuma ser solicitado que o companheiro seja do mesmo sexo do internado.

E o plano de saúde Unimed apartamento?

Já no plano de saúde apartamento, o paciente em internação é acomodado em um quarto exclusivo. O espaço oferece muito mais privacidade do que a enfermaria, além de contar com um banheiro próprio.

Outro diferencial da opção é seu horário de visitas, mais flexível. Isso uma vez que não haverão outros pacientes no espaço, pacientes estes que poderiam ser incomodados pela aglomeração de pessoas. Em todo o caso, os períodos para visitação variam de acordo com o hospital.

Ademais, o beneficiário do plano de saúde pode contar com acompanhante em tempo integral, independentemente do sexo desse companheiro. Porém, é necessário que o médico dê o aval a esse acompanhamento – há situações de saúde em que não é indicado contato constante com pessoas de fora.

É importante destacar ainda que a operadora de saúde é a responsável pela alimentação tanto do paciente, quanto do acompanhante. Seja no plano enfermaria, seja no plano de saúde Unimed apartamento. Ou seja, a mesma refeição servida ao beneficiário deve ser servida ao indivíduo que o auxilia. Para ter direito a esse cuidado, contudo, o indivíduo deve estar acompanhando paciente menor de 18 anos ou com mais de 60 anos de idade. Do contrário, as despesas com alimentação serão de sua responsabilidade.

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.