Cote seu plano de saúde agora!

Em menos de 5 minutos encontraremos o plano ideal para você.

Iniciar cotação
< Voltar para home

Plano de saúde Unimed cobre cirurgia plástica?

Publicado em
de leitura

Você está precisando ou querendo fazer um procedimento estético e gostaria de saber se o plano de saúde Unimed cobre cirurgia plástica? Então acompanhe este artigo e saiba mais sobre esse assunto.

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

O Brasil é considerado uma superpotência na realização de cirurgias plásticas, ficando a frente de países como o Japão e o México no ranking mundial de realizações de cirurgias.

Entre os procedimentos mais procurados no país, o aumento das mamas, a lipoaspiração, a cirurgia de pálpebras, a rinoplastia e a abdominoplastia estão no topo da lista.

Esse dado não surpreende, afinal, o brasileiro é um povo extremamente vaidoso, basta dar uma olhada no índice de crescimento da indústria cosmética, que apenas no primeiro trimestre de 2019 aumentou 10,6%, para constatar esse fato.

Estar preocupado com a boa aparência é normal, todo mundo tem alguma coisa em seu corpo que gostaria de melhorar.

No entanto, sempre que uma pessoa cogita a possibilidade de realizar um procedimento cirúrgico para isso surge uma dúvida, será que o plano de saúde Unimed cobre cirurgia plástica?

Para ajudar com essa questão preparamos um artigo explicando detalhadamente como funciona o plano Unimed, se ele cobre ou não cirurgia plástica e se existe a possibilidade de reduzir os custos deste, caso ele não seja coberto, utilizando o plano de saúde, acompanhe.

Plano de saúde Unimed cobre cirurgia plástica?
Imagem: Getty Images

Conheça melhor o plano de saúde Unimed

A Unimed é conhecida como uma das principais confederações médicas do Brasil, sendo também a maior operadora de planos de saúde de todo o país.

Fundada em 1967, atualmente ela conta com 347 cooperativas, mais de 113 mil médicos credenciados e 18 milhões de beneficiários.

Além disso, ela disponibiliza cerca de 2.611 hospitais credenciados e 114 hospitais próprios, todos prontos a oferecer os mais diversos tipos de atendimentos e procedimentos, desde atendimentos de emergência e a realização de consultas e exames até cirurgias mais complexas.

Outros números interessantes apresentados por essa empresa é que ela conta com uma porcentagem satisfatória de todos os médicos credenciados Unimed atuantes no país, inclusive cirurgião plástico. Além de gerar cerca de 96 mil empregos diretos e dominar 38% do mercado de planos de saúde no Brasil.

Todo esse crescimento se deve aos serviços de qualidade prestados e grande variedade de planos de saúde, coberturas, opções de acomodações e mais uma série de detalhes responsáveis por deixar cada plano contratado o mais eficiente possível para a necessidade de cada pessoa.

O plano de saúde Unimed cobre cirurgia plástica?

Se você já tem a Unimed plano de saúde, ou está pensando em contratar e quer saber se ele cobre a realização de um procedimento estético, como as plásticas, saiba que isso vai depender do motivo pelo qual o procedimento será realizado.

Se estivermos falando de uma cirurgia plástica com fim estético, apenas para a melhoria de algo no seu corpo que lhe incomoda, ou que você não gosta tanto, então a resposta é não, o convênio Unimed não cobre esse tipo de procedimento.

No entanto, se você busca uma cirurgia plástica com fins relacionados a questões de saúde como no caso de uma pessoa que faz uma bariátrica e depois precisa retirar o excesso de pele do abdômen.

Ou mesmo para fins reparadores, caso você tenha sofrido um acidente, ou tenha retirado um seio, por causa de um câncer, então a resposta é sim.

Nestes casos, o plano de saúde Unimed cobre cirurgia plástica, assim como todos os demais planos oferecidos no mercado.

O que diz a ANS

A cobertura de cirurgias plásticas reparadoras ou com finalidades de saúde é obrigatória pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, através da Lei 9.656 -98, criada em 3 de junho de 1998, que prevê a cobertura dos planos de saúde para casos específicos como os citados aqui, como um direito do paciente.

No entanto, a ANS, órgão responsável por regular todas as operadoras de planos de saúde do país, não obriga os planos a realizarem procedimentos com cunho apenas estético.

Por isso, se você ainda não tiver um plano de saúde e estiver pensando em contratar para essa finalidade pesquise atentamente se ele cobre esse tipo de procedimento.

Você pode conferir os procedimentos inclusos na tabela de plano de saúde empresarial no Rio de Janeiro, plano individual ou outros. Antes de contratar o plano, independente do estado em que mora, verifique sempre as coberturas que estão incluídas.

De antemão, podemos adiantar que a maioria das operadoras não cobrem cirurgias plásticas estéticas.

plano de saúde Unimed cobre quais cirurgias plásticas
Imagem de Yerson Retamal por Pixabay

O plano de saúde Unimed cobre quais cirurgias plásticas?

Como mencionado, o plano de saúde Unimed cobre cirurgia plástica apenas de cunho médico ou reparatório, dentro dessas finalidades alguns exemplos de cirurgias cobertas são os casos de retirada de pele devido um grande emagrecimento promovido por uma cirurgia bariátrica, reconstrução de mamas e partes do corpo que foram afetadas pela a retirada de um câncer.

Até mesmo a blefaroplastia, um procedimento que retira o excesso de pele das pálpebras, eliminando bolsas de gordura, pode ser realizado através do plano de saúde, contanto que este procedimento tenha uma indicação médica e não seja apenas estético.

Ou seja, se as cirurgias plásticas tiverem uma motivação ligada diretamente à saúde ou a garantia de qualidade de vida do cidadão, o plano de saúde Unimed cobre cirurgia plástica obrigatoriamente.

Em casos de próteses, órteses e acessórios relacionados ao procedimento cirúrgico, nos planos que possuem uma cobertura para internações, a cirurgia plástica também deve ser coberta pelo plano de saúde, contanto que, ela não tenha um fim estético.

Veja a lista de cirurgias que a Unimed cobre

Além das cirurgias plásticas reparadoras muitos outros tipos de cirurgias são cobertos pelo convênio Unimed.

Por isso, ao invés de fazer uma lista de cirurgias que a Unimed cobre, o melhor e detalhar os procedimentos que o plano de saúde não atende, estes são:

  • Cirurgias não éticas ou ilegais, como a realização de um aborto sem necessidade médica;
  • Cirurgia para mudança de sexo;
  • Procedimentos cirúrgicos, sejam eles pré ou pós operatórios, relacionados a transplantes de órgãos, exceto no caso de transplantes de rins ou córneas.

Se você ficar com dúvidas sobre as coberturas inclusas no seu tipo de plano, entre em contato com a Unimed mais próxima. Existem diferentes unidades, como Unimed Florianópolis, Unimed Rio, Unimed Cerrado, Unimed Bauru, Unimed Costa do Sol, convênio Unimed Santa Catarina e convênio Unimed Paraná. 

Como saber o que meu plano Unimed cobre?

Se além de cirurgias plásticas, você tem dúvidas sobre como saber o que a Unimed plano de saúde cobre, saiba que a melhor maneira de descobrir essa resposta é falando com o seu corretor.

Esses profissionais são especializados no assunto e estão sempre prontos a atender seus clientes solucionando todas as suas questões.

Se você ainda não tem um corretor de planos de saúde, pode procurar um de nossos colaboradores aqui no PlanoDeSaude.net.

Mas se preferir, também pode buscar mais informações diretamente no site da Unimed, ou mesmo consultando o manual do cliente, disponibilizado no portal da operadora.

Outra forma é ligando para a central, por exemplo, da Unimed autorização de exames.

Como contratar o plano de saúde Unimed?
Imagem: Pxhere.

É possível reduzir os custos de uma cirurgia plástica com o plano de saúde Unimed?

Se você deseja fazer uma cirurgia plástica com finalidade estética, já sabe que o plano Unimed não cobre esse tipo de procedimento.

No entanto, ao pesquisar por meios particulares de realizá-lo, é possível que note que existem muitos custos que podem ser bem altos.

Materiais, internação, medicação etc., são alguns deles.

É possível que você esteja se perguntando, será que posso reduzir os custos de uma cirurgia plástica com o plano de saúde Unimed?

A resposta desta pergunta é sim.

Contanto que você tenha no seu plano de saúde, ou contrate, uma cobertura hospitalar que cobre internações e todos os demais procedimentos relacionados a ela.

É fundamental que você converse bem com seu corretor e procure conhecer bem o seu plano de saúde.

Você pode conferir a tabela de plano de saúde empresarial em São Paulo aqui e saber sobre as coberturas e valor. 

Portanto, ainda há possibilidades de que o orçamento seja reduzido de maneira benéfica, isso poderá depender de qual é a cirurgia plástica e para que parte do corpo a mesma se refere.

A Unimed é uma das principais confederações médicas do Brasil, conhecido por cobrir altos quadros médicos.

Mas, assim como os demais planos de saúde, ela não cobre cirurgias plásticas com cunho estético.

Portanto, se estiver interessado em cobrir suas cirurgias plásticas, é importante que você entre em contato com os supervisores da clínica particular que está pensando em realizar o procedimento, e tente um desconto com os custos de internação e outros.

Se o convênio Unimed não cobre cirurgia plástica com finalidade estética, vale a pena pagar pelo plano? 

Sim, afinal, existem diversas outras coberturas oferecidas e estas podem variar conforme a sua localização. Então, consulte a Unimed Rio, Unimed Goiânia, Unimed Porto Alegre, Unimed Teresina ou outra mais próxima. 

Caso prefira, consulte a Central Nacional Unimed ou o Seguros Unimed para se informar sobre as coberturas oferecidas em cada plano. Veja desde as coberturas básicas, quanto a possibilidade de fazer o procedimento para o caso de diástase, entre outros.  

Mas, caso já tenha o convênio médico, verifique o que está incluso no seu contrato. Se ficar com dúvidas, fale com o seu corretor de seguros. 

Como contratar o plano de saúde Unimed? 

Para contratar o plano Unimed, você precisa entrar em contato com a operadora. Para isso, filtre pela sua localização, já que são muitas redes de atendimento. 

Entre elas: 

  • Unimed Bauru 
  • Convênio Unimed Florianópolis 
  • Unimed Costa do Sol 
  • Convênio Unimed Santa Catarina 
  • Unimed Cerrado 
  • Convênio Unimed Paraná 

Não deixe de se informar sobre cirurgias plásticas ao contratar o convênio Unimed. Leia com atenção o contrato e tire suas dúvidas com o corretor de seguros. 

Se ainda ficar em dúvidas, inclusive sobre a regional mais próxima, fale com a Central Nacional Unimed ou Unimed Seguros.

Qual é o tipo de plano de saúde Unimed mais barato? 

A Unimed trabalha com diferentes tipos de planos de saúde. Estes são divididos em plano de saúde individual, familiar e Unimed empresarial. Mas também tem os planos coletivos, bem como também as modalidades básicas e completas. 

Portanto, a primeira coisa que você deve fazer é identificar o tipo que você precisa. Assim, escolher o mais barato após a cotação. 

Mas, saiba que se você personalizar as coberturas, poderá pagar o preço ideal na proteção que você precisa. Ou seja, existem os tipos de planos mais caros por serem mais completos, mas nem todas as coberturas são importantes para você e sua família. 

Então, considere analisar cada item incluído para saber se vale ou não a pena contratar e ver com o seu corretor sobre a possibilidade de personalizar o plano. 

Além disso, conforme a regional, você vai encontrar diferenças entre as ofertas de planos, já que a Unimed Goiânia disponibiliza coberturas diferenciadas em relação a Unimed do Rio de Janeiro e outras. 

O ideal é entrar em contato com a operadora que atenda em sua cidade, ou com a Central Nacional Unimed se ficar na dúvida. Além disso, o convênio médico pode ser mais barato conforme a área de cobertura, mas se você costuma viajar muito, vale mais pagar pelo convênio da Unimed Nacional.  

Outro ponto importante é considerar os tipos de coberturas, inclusive, verificar com a operadora sobre os procedimentos de abdominoplastia, rinoplastia, blefaroplastia e outros que julgar precisar. Veja também quais são as coberturas liberadas apenas com o guia médico Unimed.

*Publicado em 18/12/2019 e atualizado em 15/09/2022. 

5/5 - (1 vote)

Icone de compartilhamento Compartilhe com seus amigos
Plano de saúde Cassems: plano coletivo...
12/04/21 Operadoras de planos de saúde

Conheça aqui, informações úteis sobre o Plano de saúde Cassems, que oferece plano coletivo empresarial, modalidade...

Ler artigo
Plano de Saúde
Plano de saúde Campos dos Goytacazes – RJ
01/10/13 Operadoras de planos de saúde

Saiba mais sobre a importância de contratar um plano de saúde Campos dos Goytacazes e deixe a saúde em dia. Campos...

Ler artigo
Plano de Saúde
Aplicativo Allianz Saúde
25/03/16 Operadoras de planos de saúde

A Allianz é uma seguradora que atua em diversos países do mundo e conta com seguros na área de saúde, veículos,...

Ler artigo
Plano de Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

252 respostas para “Plano de saúde Unimed cobre cirurgia plástica?

  1. Olá, bom dia.
    Eu vi que em casos de bariátrica, a unimed cobre as correções… Mas eu não fiz bariátrica, porém perdi de 30 a 40kg alguns anos atrás. Nesse caso, cobre remoção de excesso de pele, por exemplo?

    1. Olá Amanda, boa tarde!

      Agradecemos pelo seu comentário em nosso portal.

      Sobre sua dúvida, sugerimos que entre em contato diretamente com a sua operadora de saúde para verificar se a remoção de excesso de pele é coberta pelo seu plano de saúde. Isso porque as coberturas podem variar de acordo com o tipo de plano contratado e a operadora escolhida.

      Caso necessite de ajuda para encontrar o telefone ou canal de atendimento da sua operadora, fique à vontade para nos contatar novamente.

      Atenciosamente,
      Equipe Plano de Saúde

      1. Olá boa tarde
        Me interessei pelo plano devido a minha filha
        Ter um problema na coluna devido ao excesso de seios ,mas pelo visto vou tentar fazer particular mesmo 🙏

      1. Prezada Tatiane,

        Agradecemos por entrar em contato conosco. Em relação à sua pergunta, é importante esclarecer que a cobertura para cirurgias estéticas, como plásticas e lipoaspiração, não é obrigatória pelos planos de saúde, conforme a legislação brasileira.

        Os planos de saúde têm a obrigação de cobrir apenas procedimentos considerados essenciais para a saúde do paciente, como cirurgias reparadoras após acidentes ou tratamentos de saúde necessários para a melhoria da qualidade de vida.

        Caso você esteja interessada em realizar uma cirurgia estética específica, recomendamos que entre em contato diretamente com a sua seguradora, a Unimed, para verificar se eles oferecem alguma opção de cobertura para esse tipo de procedimento.

        Se tiver mais alguma dúvida ou precisar de ajuda adicional, estamos à disposição para auxiliá-la.

        Atenciosamente,

        Equipe Plano de Saúde