Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

Plano de saúde Unimed cobre rinoplastia

A lei não obriga a Unimed a cobrir a rinoplastia, mas será que existem outras formas? Ela pode estar relacionada a sua saúde, será que assim, você pode ser contemplado? Saiba mais neste artigo se o plano de saúde Unimed cobre rinoplastia.

O número de pessoas que se sentem insatisfeitas com alguma parte de seu corpo é imenso, e para muitas dessas pessoas a única saída é a realização de um procedimento estético.

No entanto, junto com essa saída sempre surgem muitas dúvidas, entre elas, talvez a principal seja sobre o fato do plano de saúde Unimed cobre rinoplastia.

Um tipo de cirurgia no nariz que visa não apenas melhorar a questão estética, mas também promover mais qualidade de vida.

Se você deseja, ou precisa fazer uma cirurgia desse tipo, mas também não sabe se o plano de saúde Unimed cobre rinoplastia, acompanhe este artigo, pois, mostraremos aqui o que é a rinoplastia, quando ela é uma indicação médica e se os planos, em especial o plano de saúde Unimed cobre rinoplastia.

Plano de saúde Unimed cobre rinoplastia

Imagem: Getty

Entenda o que é a rinoplastia

É importante que a pessoa compreenda bem qual é a intenção real de se fazer uma rinoplastia.

Esta cirurgia trata-se de um procedimento estético, que se encontra entre as cirurgias mais realizadas no Brasil, normalmente feita por pessoas que estão insatisfeitas com as formas de seu nariz.

A rinoplastia é um procedimento que visa alterar a forma estética do nariz, diminuindo ou aumentando, afinando a ponta ou levantando a ponta do nariz, reduzindo o “calo” nasal, entre outros.

Esse tipo de cirurgia também pode ser indicado para fins funcionais, corrigindo funções respiratórias, sejam elas de nascença ou causadas por traumas.

Como acontece nos casos de desvio de septo, onde o procedimento indicado é chamado septoplastia e, visa corrigir a passagem de ar do nariz.

Nestes casos, é possível realizar a rinoplastia como complemento de uma septoplastia, tornando a respiração do paciente mais fácil e aumentando sua qualidade de vida.

Entenda o que é a rinoplastia

De antemão é possível dizer que, se você tem desvio de septo, conseguir operá-lo e juntamente realizar uma rinoplastia através do plano de saúde, pode ser muito mais fácil do que nos casos de pessoas que desejam apenas fazer a rinoplastia, em busca de algum tipo de correção estética.

Como funciona a cirurgia de rinoplastia?

A rinoplastia pode ser realizada por um médico especializado em otorrinolaringologia, ou cirurgia plástica.

Este é um procedimento indicado apenas para quem já tem seu nariz completamente formado, ou seja, moças com idade mínima entre 15 e 16 anos e rapazes a partir de 18 anos.

A rinoplastia é um procedimento relativamente simples, realizado geralmente em ambulatório e com uma duração que varia entre uma hora e meia à duas horas.

Em alguns casos, pode ser preciso que o paciente passe por uma internação, mas no geral, esse período não passa de meio dia. Todo o procedimento é realizado em três etapas.

Corte e desmontagem: onde o cirurgião faz uma pequena incisão, liberando o acesso aos ossos e cartilagens responsáveis pelas formas do nariz;

Modelagem: parte da cirurgia onde o médico remove ou lixa partes dos ossos, ou cartilagens, adiciona tecido que pode ser sintético ou natural e mais. Ou seja, executa o necessário para atingir o resultado esperado pelo paciente;

Remontagem: processo final onde o médico reposiciona tudo no lugar, incluindo a pele afastada, deixando o nariz com a forma desejada e fecha a incisão inicial.

A anestesia para a realização da rinoplastia pode ser local ou geral, a escolha dela dependerá do caso e da preferência de cada paciente.

No entanto, vale dizer que, caso se opte pela anestesia local, é bom estar pronto para lidar com uma série de barulhos um tanto perturbadores.

Pois, poderão ser usadas serras, brocas, lixas e mais uma série de equipamentos bem incomuns e barulhentos.

Mas, o plano de saúde Unimed cobre rinoplastia?

Quem busca o procedimento de rinoplastia, de alguma forma, se encontra insatisfeito com seu nariz e quer fazer algumas mudanças através da cirurgia plástica, mas é importante que se saiba que a Unimed, assim como todos os planos de saúde, não é obrigada a arcar com essa modalidade cirúrgica, simplesmente por se tratar de um procedimento apenas de efeito estético.

Algumas pessoas usam como argumento o fato de que a realização desse procedimento cirúrgico é capaz de sanar problemas de autoestima aumentando sua qualidade de vida.

Apesar desta ser uma verdade, é muito difícil que um plano de saúde aceite esse tipo de argumentação para a liberação do procedimento.

Mas, se o paciente consegue provar que a rinoplastia é uma questão de saúde, ou seja, sua realização não está relacionada a questões estéticas, como no caso da associação desse procedimento com a septoplastia, segundo a lei nº 9.656/98, as operadoras se tornam obrigadas a avaliar o caso e liberar ou não a realização do procedimento.

Neste caso, pode ser que o plano de saúde Unimed cubra rinoplastia.

Como conseguir que o plano de saúde Unimed cubra rinoplastia?

Se você não possuir uma indicação médica para a realização desse procedimento, pode ser bem difícil conseguir o custeio dele através do plano de saúde Unimed.

Por isso, o mais indicado neste caso é procurar no mercado algum plano que possa cobrir esse tipo de procedimento com uma maior facilidade de acesso.

Afinal, a Unimed não tem essa obrigação e, consequentemente não tem o costume de facilitar a liberação da rinoplastia para pessoas que almejam fazê-la apenas por questões estéticas.

Caso realmente acredite que a rinoplastia vai resolver um problema de saúde, é preciso contar com o aval médico para dar entrada junto ao plano.

Ainda assim, poderá haver negativa por ser conhecido como um procedimento estético. Neste caso, como último recurso, o solicitante poderá exigir seus direitos através de meios jurídicos legais, na intenção de ter atendida sua requisição.

Então, respondendo à pergunta inicial desse artigo, via de regra, o plano de saúde Unimed não cobre rinoplastia, pois, este é um procedimento visto como puramente estético e não interfere na saúde de seus conveniados.

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

Jeniffer Elaina da Silva

Redatora especialista em saúde e planos de saúde. Jeniffer já escreveu mais de mil artigos sobre saúde para o Planodesaude.net e publicou o ebook Cuide de Sua Saúde. Atualmente, cursa Gestão de Seguros e é formada em Marketing com pós em Administração na FGV.

21 Comentários

Julia I. Koster

Boa tarde!
Tive câncer de pele no nariz. Na cirurgia tive um pico de pressão e o enxerto não deu certo. Já fiz uns três procedimentos para corrigir, mas não deu certo, o nariz ficou torto e a cicatriz é muito aparente. Uma narina ficou retraída. A Unimed cobre uma cirurgia reparadora nesse caso?

Att

Comentar
Andréia Silveira

Boa tarde, Julia!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.

PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.

Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://goo.gl/KvZ8Rp para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente!

Comentar
Neemias Martins

Boa noite,
Eu tenho Unimed, tenho rinite e precisava fazer uma cirurgia de desvio de septo, queria aproveitar pra fazer a rinoplastia, me indique algum profissional bom que faça essas cirurgias pela Unimed?

Obrigada

Comentar
Sanaira Silveira

Boa tarde Neemias,

Obrigada pela mensagem em nosso site.
Por favor, entre em contato com a Unimed de sua região para que possam ajuda-lo.

Atenciosamente.

Comentar
Danilo dos Santos

Boa tarde,

Preciso de uma rinosseptoplastia. Qual plano indicado? Pois, meu caso foi decorrente de um incidente. Como vi acima a septoplastia seguida de rinoplastia, também, é mais proporcional. Quero a rinoplastia para a deformidade que ocorreu e não por estética.

Att.

Comentar
Fabiana Ferreira

Boa tarde Danilo,

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,
Visite nosso site e faça sua cotação já! Preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ e aguarde o contato de um corretor para que possa tirar suas dúvidas.
Atenciosamente.

Comentar
Klayton

Olá! Se eu quebrar o meu nariz eles podem reconstruir de uma forma melhor do que a anterior?

Att

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Klayton!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida a respeito da rinoplastia, conforme seu plano contratado.

Atenciosamente!

Comentar
Anete Aparecida Silveira

Olá,

Muito bom relatos de pessoas que fizeram as cirurgias.

Att.

Comentar
Fabiana Ferreira

Boa tarde Anete,

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,

Att.

Comentar
Anônimo

Olá,

A Unimed cobre a internação, anestesista, enfermagem e essas coisas, tendo o paciente apenas que pagar o serviço do cirurgião plástico?

Att.

Comentar
Anônimo

Olá,

Dependendo do médico, se ele não trabalhar com planos de saúde, você terá que pagar tudo por fora.

Att.

Comentar
Luciana Freitas

Boa noite,

Tenho desvio de septo, meu nariz tem uma elevação, consigo uma rinosseptoplastia?

Att.

Comentar
Fabiana Ferreira

Boa tarde Luciana,

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,
Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.
Para fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente.

Comentar
Gabriel

Olá,

Tenho um corte no nariz que está faltando um pedacinho pequeno, posso conseguir uma cirurgia usando o plano de saúde?

Att.

Comentar
Fabiana Ferreira

Boa tarde Gabriel,

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,
Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida, leia atentamente o seu contrato com a operadora.

Para fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente

Comentar
Anônimo

Boa tarde,

Tenho desvio de septo, meu nariz é torto, consigo uma rinosseptoplastia?

Att.

Comentar
Fabiana Ferreira

Boa tarde,

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,
Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.
Para fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.
Atenciosamente

Comentar
Fabio Farias

Boa noite,

Tenho um canal do nariz trancado devido ele ser torto e tenho uma grande dificuldade para respirar, será que eu não consigo uma sonoplastia pela Unimed?

Att.

Comentar
Fabiana Ferreira

Boa noite Fabio,

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,
Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.
Para fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente.

Comentar
George Alexandre Naliate

Olá,

Não sou usuário do plano em questão, mas fica muito difícil, pois hoje fui ao oftalmologista e ele me aconselhou a procurar um dermatologista pois eu estou em início de rinofima já percebi que meu nariz está aumentando e tamanho e também ficando torto devido a um desvio de septo nasal grave e sempre achei que fosse normal esse desvio e conseguir respirar “normalmente” somente pelo lado direito. Sei que se um dia vier a operar o nariz vai melhorar esteticamente mas a questão e de saúde devido a respiração e a rinofima que estou preocupado, pois estou com uma pinta que tem uma cor meio estranha.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.