ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Plano de saúde cobre exame cariótipo?

Tem dúvidas se o plano de saúde cobre exame cariótipo? Pois, então, acompanhe o texto e descubra tudo sobre este teste!

O médico indicou um exame cariótipo, e você ficou preocupado sobre os custos? Sem problemas! O plano de saúde cobre exame cariótipo.

Afinal, o teste está listado no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). O Rol é a lista de procedimentos de cobertura obrigatória pelos planos no Brasil.

Para realizar o cariótipo, o usuário só precisa atender a dois pré-requisitos. Primeiro, é necessário que seu plano seja das segmentações Ambulatorial, Hospitalar ou Referencial. As segmentações são divisões, feitas pela ANS, e possuem diferentes coberturas ao usuário.

Também é preciso que o paciente conte com indicação médica. Assim, a operadora autorizará o exame, importante, principalmente, para casais em busca da gravidez.

O cariótipo é um teste genético, que identifica alterações nos cromossomos dos pacientes. Por meio dele, é possível definir as causas da infertilidade de um indivíduo, por exemplo.

O exame ainda permite a percepção de alterações que poderiam provocar abortos, ou mesmo os riscos de hereditariedade dessas alterações no bebê.

Além disso, o procedimento pode ser utilizado para diagnóstico de indivíduos com distúrbios físicos ou mentais.

Assim, pode-se perceber a condição do paciente e oferecer o tratamento e/ou acompanhamento adequado.

Plano de saúde cobre exame cariótipo?

SAIBA O PREÇO DO SEU PLANO DE SAÚDE

Qual seu tipo de plano?

Solicitar

Como o plano de saúde cobre exame cariótipo?

O exame cariótipo que aparece listado no Rol da ANS pode ser realizado por meio da biópsia da pele, sangue e de outros tecidos genéticos do indivíduo.

Após a coleta, realiza-se uma cultura celular, ou seja, induz-se a divisão de células. Em determinada etapa, essa divisão é interrompida e, então, seus cromossomos são analisados.

Com base nos resultados, o médico pode indicar o acompanhamento mais eficaz à condição apresentada pelo paciente. Além de algumas síndromes, podem ser diagnosticados problemas de fertilidade do indivíduo.

Quando há alterações no cariótipo do paciente, a fertilização in vitro costuma ser indicado ao casal que deseja engravidar. Isso porque, o método permite a avaliação prévia dos embriões e a seleção dos saudáveis.

Ou seja, daqueles que não possuem alterações cromossômicas. Assim, as chances de gravidez são potencializadas, enquanto os riscos do nascimento de um bebê portador de cromossomopatias é diminuído.

Agora que você já sabe que plano de saúde cobre exame cariótipo, converse com seu médico. Caso ele ache necessário, poderá utilizar do teste para um diagnóstico mais acertado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.