Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

Plano de saúde cobre mastectomia?

Você precisa fazer a retirada de uma ou das duas mamas, mas não sabe se o plano de saúde cobre mastectomia? Então, acompanhe este artigo, entenda um pouco melhor sobre esse procedimento e descubra a resposta para essa questão.

Constantemente mulheres e homens trans, precisam se submeter a uma cirurgia de retirada das mamas chamada mastectomia.

Esse procedimento, muito comum em mulheres com câncer de mama, pode ser tanto parcial, quando apenas uma mama é retirada, como total.

No entanto, essa não é uma cirurgia barata, e consegui-la através do SUS – Sistema Único de Saúde, gratuitamente, além de difícil, pode ser bem demorado.

Por isso, muitas vezes as pessoas optam por contratar um convênio médico para ter acesso a esse procedimento.

Mas será que o plano de saúde cobre mastectomia? Neste artigo, além de responder a essa pergunta, explicaremos um pouco sobre o procedimento e como conseguir o direito a realização da cirurgia. Acompanhe!

Plano de saúde cobre mastectomia?

Imagem: Getty Images

O plano de saúde cobre mastectomia?

No geral, os planos de saúde não cobrem cirurgias plásticas com finalidade estética.

No entanto, quando a mastectomia é recomendada por médico, como parte de um tratamento, ou para promoção de melhor qualidade de vida e saúde do paciente, a coisa muda de figura.

Se você precisa fazer a cirurgia por uma questão de saúde, seja na prevenção, ou tratamento do câncer de mama, ou em prol da sua saúde mental e emocional, no caso dos homens transsexuais.

Ou mesmo para uma melhor qualidade de vida e redução de problemas como lesões e infecções, no caso de mulheres que perderam muito peso e precisam retirar o excesso de pele.

Saiba o preço do seu Plano de Saúde

Qual seu tipo de plano?

Simular

Nestes casos, a resposta para a pergunta se o plano de saúde cobre mastectomia, é sim.

Além de cobrir o procedimento, o plano de saúde ainda deve custear a reconstrução da mama, caso seja o desejo da paciente.

Quais são os tipos de mastectomia?

Como mencionado, a mastectomia é um procedimento cirúrgico que consiste na remoção das mamas. Entre todas as variações de procedimentos possíveis na mastectomia, os mais comuns são:

  • Mastectomia total simples: que consiste na retirada das glândulas mamárias;
  • Procedimento mastectomia radical: esse procedimento além de retirar as glândulas mamárias, também retira os linfonodos axilares, procedimento conhecido como linfadenectomia;
  • Mastectomia profilática / preventiva: essa cirurgia é realizada em pacientes que possuem altos riscos de desenvolver o câncer de mama.

Como garantir que o plano de saúde cubra mastectomia?

Como dito anteriormente, o plano de saúde cobre mastectomia se ela for recomendada por um médico, como prevenção e tratamento para o câncer. Ou em casos de perda de peso excessiva, ou para a manutenção da saúde mental e emocional de pacientes transsexuais.

No entanto, não é incomum que as operadoras de saúde se neguem a realizar o procedimento, mesmo que ele esteja dentro das condições mencionadas e seja recomendado pelo médico.

Neste caso, é preciso que o paciente tome algumas providências legais, para garantir o seu direito ao procedimento. Estas podem ser:

  • O primeiro passo é procurar um advogado especializado para lhe ajudar nesse processo;
  • Tenha em mãos laudos de diferentes médicos, atestando a sua necessidade da cirurgia. Especialmente se você for um homem trans e estiver buscando a cirurgia. Neste caso, vale a pena ainda incluir um laudo psiquiátrico, garantindo que se trata de uma disforia, e não uma questão estética;
  • Se possível, tenha sempre um amigo como testemunha durante a consulta com os médicos que indicaram a cirurgia, de preferência alguém que não seja da sua família. Isso lhe ajudará na argumentação perante o juiz, caso seja necessário;
  • Entre em contato com a ANS – Agência Nacional de Saúde, relatando a sua dificuldade em conseguir a cobertura do procedimento, não se esqueça de encaminhar toda a documentação reunida.

Antes de iniciar todos esses passos, lembre-se de consultar a apólice do seu plano de saúde para ter certeza de que procedimentos cirúrgicos estão inclusos na sua contratação e que, o seu período de carência para eles, já foi cumprido.

Conclusão

Como mostramos neste artigo, quando recomendada por um médico, seja como tratamento, preventiva, ou reparadora, o plano de saúde cobre mastectomia sim.

Caso você precise passar por esse procedimento, e sua operadora de saúde o negue. Procure um advogado e vá atrás dos seus direitos.

Jeniffer Elaina da Silva

Redatora especialista em saúde e planos de saúde. Jeniffer já escreveu mais de mil artigos sobre saúde para o Planodesaude.net e publicou o ebook Cuide de Sua Saúde. Atualmente, cursa Gestão de Seguros e é formada em Marketing com pós em Administração na FGV. Possui também um curso técnico em Direito do Seguro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.