ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

6 coisas que você precisa recuperar a cada dia para viver melhor

Falar de coisas que você precisa recuperar a cada dia para viver melhor não quer dizer bem materiais, mas, as que estão relacionadas a sua qualidade de vida. Veja o que pode ser feito para que aproveite melhor a vida.

A maioria das pessoas está preocupada em ocupar melhor o tempo, mas nem sempre isso significa ser produtivo. Existem coisas que precisam ser feitas para que possa viver melhor e realmente tenham o efeito que você espera.

Atualmente temos uma vida turbulenta, estamos sempre correndo, indo para o trabalho, presos no trânsito e sem tempo para fazer o que gostaríamos de verdade.

Por isso existem algumas áreas em que devemos nos ficar mais, pois, quando elas estão organizadas e recuperadas nos sentimos mais capaz e fortalecidos.

Já imaginou como sua vida poderia melhorar se conseguisse se organizar? Eu digo que a melhoria seria grande e você ficaria mais feliz e satisfeito.

Por isso, separei algumas áreas que a ciência diz que podemos recuperar e que podem nos ajudar.

1 – Trabalho

Se você é uma pessoa super comprometia pode estar com a visão um pouco distorcida da realidade. Você credita que possui uma capacidade superior à dos seus colegas de trabalho e se sobrecarregada de demandas.

Já tive essa percepção distorcida e eu chegava em casa exausta e estava pensando em soluções para o trabalho. Logo pela manhã pensava em tudo o que tinha para fazer na empresa e como poderia dar conta. Eu nunca me desligava.

Se está se vendo nessa situação que eu já vivi, talvez seja hora de repensar um pouco. É preciso se desligar, ter um tempo para relaxar e dormir sem pensar em problemas.

A ciência já disse que é preciso se desligar, ter aquele tempo seu e não do profissional. É hora de impor limites.

Quando você não “deixa” o trabalho parece que todas as suas energias ficam focadas nisso, você não tem tempo de recuperar as energias, pois, eles estão sempre sendo gastas.

Aprendi que é preciso ter um “distanciamento psicológico do trabalho”, tive que criar um botão liga e desliga.

Saía da empresa e não ficava mais disponível, por telefone, e-mail ou qualquer outro canal. Nos meus dias de folga ia aproveitar e não pensava na tarefa.

O que a ciência dizia estava certo, logo eu percebi a diferença. Me sentia menos cansada, minha aparência física melhorou e estava produzindo mais.

Outra cosa que a ciência diz é que muitas vezes os bons profissionais possuem problemas conjugais e não convivem com a família.

Isso é uma verdade, de que forma você vai se dedicar a esposa, marido ou filhos se não está presente mentalmente, está sempre pensando no trabalho?

Então, não faz sentido ficar trabalhando muitas horas e fazendo hora extra com uma baixa produtividade e abrir mão dessas coisas. O negócio é focar.

Sabia que teria um tempo específico para realizar o meu trabalho e me dedicava 100% a ele e como recompensa eu relaxaria. Deu certo, hoje acredito que eu consigo viver melhor e com qualidade.

2 – Tecnologia

Ela está em toda a parte e de alguma forma contribui para que as tarefas do dia a dia sejam mais fáceis.

Eu realmente entendo os seus benefícios, falar com alguém é muito mais simples pelo telefone ou por mensagens do que ter que encontrar pessoalmente. Fazer comprar pela internet me economiza tempo.

Isso tudo é um ganho, o problema é que o uso se torna excessivo? Quantas vezes por dia você olha para o seu smartphone? Ou quanto tempo passa na internet?

Eu descobri que passava mais tempo do que deveria e depois de baixar um aplicativo que fazia esse tipo de monitoramento.

A verdade é que eu saía com as pessoas e não conversava, ficava no telefone mandando mensagem. E se você olhar em um local público vai ver que esse é um hábito comum.

Estudos dizem que quando não usamos o smartphone de forma inteligente temos o sono comprometido, ansiedade e diminuição do bem-estar psicológico.

Isso realmente acontecia comigo, não conseguia ficar longe do telefone, acordava e a primeira coisa que eu fazia era ver se tinha mensagem. Precisei fazer uma desintoxicação. Estabeleci horários que eu poderia olhar no smartphone. No começo foi difícil, mas funcionou.

Antes de dormir e logo depois de acordar a tecnologia não entra mais na minha vida, consigo relaxar a noite e de manhã tenho tempo para mim e minha família. Percebi que estou menos ansiosa.

3 – Pessoas

É muito bom estar com as pessoas, mas, já percebeu que as vezes falta tempo para você?

Quantas vezes eu não pensava: eu queria só alguns minutos para ficar sozinha. Não estou com paciência para ouvir as pessoas, queria que elas sumissem.

Isso não quer dizer que eu seja antissocial ou introvertida, mas, precisava de um tempo para mim.

Descobri que pessoas bem-sucedidas reservam um tempo na agenda para elas. Esse é o momento de relaxar, pensar um pouco e até mesmo ter ideias criativas.

4 – Comida

Agora está na moda a dieta do jejum, dizem que ficar sem comer ajuda a emagrecer a traz vários benefícios.

Eu já havia percebido que alguns tipos de alimentos me deixam mais cansada e com uma certa preguiça. Depois de comer aquele prato delicioso eu fico menos produtiva, tenho vontade de deitar e tirar um cochilo.

Não tem como dizer que comida sempre vai fazer e você vai concordar comigo.

Agora a ciência diz que ficar de jejum pode ser benéfico. Ele ajuda a controlar alguns vícios como a nicotina e álcool, reduz riscos de doenças e eleva o nível de felicidade.

Além disso, diz-se que o jejum contribui com o desenvolvimento dos neurônios e estimula a memória e aprendizado.

O que se sabe é que ficar sem comer por um período pode trazer diversos benefícios para o corpo e mente.

Adotei essa prática, não porque está na moda, mas, porque queria ver os seus benefícios. Confesso que no começo foi um pouco difícil, senti fome. Depois de um tempo me acostumei.

Não fico dias sem comer se é isso que está pensando, só janto cedo e tomo o meu café da manhã tarde. Meu jantar é lá pelas 18h e meu café da manhã as 10h.

Percebi que consegui viver melhor com essa mudança. Me sinto mais disposta e mais concentrada. Só me atento aos tipos de alimento que estou ingerindo.

Vale a pena tentar, se tem dificuldade de ficar muito tempo sem comer faça isso de forma gradativa.

5 – Exercícios

Fazer exercícios é muito bom, só que tem gente que não enxerga o limite para isso e leva o corpo a exaustão.

É preciso que ele se recupera para você viver melhor. Já deve ter ouvido falar que depois do treino o corpo precisa descansar para que os músculos comecem a aparecer.

Só que tem pessoas que se enfiam na academia e ficam o dia todo malhando. Entenda uma coisa, estou falando de qualidade de vida e não de ter músculos.

Entendo que atletas que precisam do corpo como os fisiculturistas precisam de horas malhando, mas, o meu objetivo é falar de pessoas comuns, que tem outra rotina.

Tanto que a própria ciência já descobriu que uma quantidade pequena de exercícios e com uma intensidade alta pode garantir excelentes resultados.

A dica é fazer o treino certo, afinal, se passar horas na academia não terá tempo para outras coisas. Aí vai substituir o vício da tecnologia por exercícios.

6 – Dormir

Recuperar o seu sono é fundamental para viver melhor. Já fui uma viciada em trabalho como falei e dormia somente 5 horas por noite.

Estava sempre cansada, sem energia e via eu meu rendimento estava caindo. Então, em vez de dormir mais eu tentava trabalhar mais até que tive uma estafa e fui parar no hospital.

Depois disso veio o alerta, ou eu dormia ou continuaria a ter problemas. A questão é que eu não desligava, deitava e os problemas vinha na minha cabeça. Durante o dia ficava sonolenta e não produzia.

Demorou um bom atempo até que aprendi a relaxar para dormir. Me desliguei da tecnologia, do trabalho e mudei minha relação com a comida. Aos poucos o sono veio chegando.

Hoje eu durmo 8 horas por noite. Tive que rever minha agenda para conseguir isso, mas, acordo muito mais disposta e produzo mais.

Existem coisas que é preciso recuperar a cada dia para viver melhor e essas me ajudaram muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.