Salutar Saúde

Conheça a Salutar Saúde e descubra como contratar um bom plano de saúde!

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

Pensando em contratar um plano da Salutar Saúde? Pois saiba que isso não é mais possível.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu a venda do plano de saúde, e não é mais possível contar com nenhum serviço da empresa.

Em geral, a ANS suspende planos quando eles não respeitam as regras do segmento. Por exemplo, não cumprindo prazos de atendimento ou negando coberturas.

No caso da Salutar Saúde, os usuários tiveram até Abril de 2020 para fazer a portabilidade especial de carências.

Salutar Saúde

Imagem: Getty Images

O que é a portabilidade de carência da Salutar Saúde?

Uma portabilidade de carência especial é, na verdade, um direito que o consumidor tem de transferir seu plano de saúde para outra empresa.

Essa carência especial acontece quando um serviço que o usuário usava é suspenso. Então, ele vai precisar de um novo serviço.

Mas quando contrata um plano de saúde, os consumidores costumam ter que cumprir carência.

A carência do plano de  saúde  consiste no prazo entre a data de contratação do plano e a data em que é possível começar a utilizá-lo.

O prazo máximo de carência é definido pela ANS. São eles:

  • 24 horas: urgência e emergência;
  • 300 dias: partos a termo;
  • 180 dias: demais situações.

Acontece que, com a portabilidade de carência especial, o usuário não é obrigado a cumprir uma nova carência.

Afinal, entende-se que ele está trocando de plano contra a sua vantagem, uma vez que o serviço que ele contratou foi suspenso.

Isso foi o que aconteceu com os planos da Salutar Saúde. Como o plano de saúde da empresa foi suspenso, seus beneficiários tiveram que procurar por uma nova empresa.

Mas muitos deles já tinham cumprido a carência no plano anterior.

Então, com a portabilidade especial, puderam começar a usar o novo plano assim que assinaram o contrato. Sem nenhum prazo de espera.

Para os beneficiários que ainda tinham um tempo para cumprir carência na Salutar, o prazo foi apenas transferido para nova empresa.

Por exemplo: se ainda restavam 60 dias para o direito a parto na Salutar, o usuário teve que esperar esses 60 dias para usar esse serviço na nova empresa.

Algo mais interessante do que se ele tivesse que começar o prazo do zero.

Saiba como contratar um bom plano de saúde

Já que não é mais possível contratar um plano da Salutar Saúde, você precisa saber como encontrar outras opções.

A boa notícia é que existem várias operadoras autorizadas pela ANS. Além disso, os preços dos planos de saúde são bem variados, com diferentes coberturas.

Dessa forma, você só vai precisar pesquisar entre as operadoras para encontrar a que oferece o desejado.

Em seu site, a ANS disponibiliza o Guia ANS de Planos de Saúde. É uma boa forma de começar sua pesquisa, já que você poderá indicar seu estado e cidade, e o portal vai apresentar suas opções de plano na região.

O passo seguinte é pesquisar pela reputação da empresa no mercado. É importante ter a certeza de que a operadora cumpre com o acordado, oferecendo as coberturas adequadas e respeitando os prazos estabelecidos.

Para essa avaliação, então, você pode começar pelas redes sociais da empresa. Nesses espaços, os consumidores costumam ser bastante sinceros sobre o que pensam dos planos de saúde.

Outra forma de pesquisar é usar sites de reclamação, como o Reclame Aqui. Assim, você poderá visualizar quais são as ressalvas mais comuns do usuário, e avaliar como elas vão afetar seu atendimento pela operadora.

Com essa análise criteriosa, você terá mais segurança de que o plano de saúde oferecerá o atendimento quando precisar.

Depois, entre em contato com a empresa escolhida e avalie os planos de saúde disponíveis. As coberturas costumam variar bastante, especialmente considerando a segmentação assistencial dos planos. São elas: a Ambulatorial, Hospitalar e de Referência.

Segmentação Ambulatorial

Cobre consultas médicas, exames, tratamentos e outros procedimentos ambulatoriais. Também há cobertura para internação, mas para apenas as 12 primeiras horas no hospital.

Plano Hospitalar

As coberturas de um plano hospitalar incluem os mesmos atendimentos ambulatoriais, exames especializados e mais tratamentos. Além disso, essa segmentação cobre internação sem tempo limite, ou seja, o quanto for necessária para o paciente.

Plano de saúde de Referência

Um plano de referência une as coberturas de um plano Ambulatorial e um Hospitalar com Obstetrícia.

Pronto! Agora você já sabe tudo o que precisa sobre a Salutar Saúde e como contratar um bom plano de saúde.

Em caso de dúvidas ou problemas com a antiga operadora, você pode entrar em contato com a ANS e buscar ajuda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.