ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Plano de saúde Unimed cobre cirurgia de astigmatismo

Tem dúvidas se o plano de saúde Unimed cobre cirurgia de astigmatismo? Acompanhe o texto, descubra o assunto e saiba o que fazer se houver a negativa da empresa.

O plano de saúde Unimed cobre cirurgia de astigmatismo sempre que há indicação médica para o procedimento. Isso porque, a opção está listada no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O Rol determina todos os procedimentos de cobertura obrigatória pelos planos no Brasil.

É preciso, porém, que o paciente atenda a outros requisitos básicos. O plano de saúde contratado, primeiro, precisa ser da segmentação ambulatorial ou hospitalar. Ao mesmo tempo, o grau refrativo do indivíduo deve mostrar estabilidade há, pelo menos, um ano.

Somado a estes aspectos, é preciso dizer que as gestantes não podem realizar uma cirurgia do tipo, e nem indivíduos menores de 18 anos. O mesmo para pacientes que possuam doença que prejudique a cicatrização da córnea.

Plano de saúde Unimed cobre cirurgia de astigmatismo

Quando o plano de saúde Unimed cobre cirurgia de astigmatismo?

Além dos pré-requisitos citados, é preciso ainda que o paciente apresente grau específico. A medida deve ser de até -4,0 DC de astigmatismo, quando associado à miopia, ou de até 4,0 DC, quando à hipermetropia.

Os problemas associados também possuem graus limites para a cirurgia. No primeiro caso, a miopia deverá ter de -5,0 a -10,0 DE graus. Já na hipermetropia, o grau apresentado deve ser de até 6,0 DE. Ambas as condições devem apresentar refração medida através de cilindro negativo.

Quando apenas um dos olhos atende às medidas requeridas, os dois recebem cobertura do plano. No entanto, é preciso que o segundo olho tenha grau inferior. No caso de grau acima do citado, apenas o olho que atende aos limites será operado.

O plano negou a cirurgia. O que fazer?

A cirurgia contra o astigmatismo é chamada de refrativa. O astigmatismo é uma deformidade da córnea, que dificulta a visão de perto e longe pelo paciente.

Uma operação refrativa também pode ser indicada para correção da miopia (dificuldade em enxergar de longe) e da hipermetropia (dificuldade em enxergar de perto). Os planos de saúde realizam o procedimento por meio das técnicas PRK e LASIK. A melhor alternativa é indicada pelo médico, de acordo com as condições do paciente e com a associação de problemas na visão.

Dificilmente o plano de saúde nega a cobertura de uma cirurgia refrativa. Caso o faça, porém, o paciente pode procurar o auxílio da ANS. Uma segunda opção consiste em realizar uma reclamação no Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de sua cidade. Em último caso, é possível abrir ação judicial contra a empresa.

Agora que você já sabe que o plano de saúde Unimed cobre cirurgia de astigmatismo, marque uma consulta com o seu médico! Apenas o especialista poderá verificar as vantagens da cirurgia para sua visão.

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.