• Trust Symbol
  • Trust Symbol
  • Trust Symbol
  • Trust Symbol
  • Trust Symbol

Economize no seu Plano de Saúde. Receba propostas através das melhores operadoras do Brasil!

Solicitar

Conheça nossos seguidores que realizaram uma cotação e também economizaram com o Planodesaude.net.



June 5 2012

Anna Raphaela Drumond

Plano de Saúde Familiar, Individual ou Empresarial?

Você já escolheu o tipo de plano de saúde que vai fazer? Saiba as diferenças e as vantagens do plano individual, familiar e empresarial. Faça uma cotação em nosso site e receba excelentes propostas através das melhores operadoras do Brasil!

Plano de Saúde Familiar

plano de saúde familiar-individual-empresarial

Planos familiares, como o próprio nome diz, precisam ser feitos por pessoas que sejam parentes ou que morem juntas (união estável). Os planos coletivos não exigem grau de parentesco ou algum vínculo nesse sentido. O tipo de atendimento médico vai depender da classe de plano que você escolher, do mais básico ao mais abrangente.

Neste tipo de plano, existe um titular, a pessoa que é responsável pelo contrato, e os dependentes, que são as pessoas da sua família. Algumas operadoras de plano de saúde restringem o número de dependentes e não permitem que outros dependentes sejam incluídos posteriormente. Converse com o corretor se esse for o seu caso, afinal, a família pode sempre crescer.

Quando a lei sobre os planos de saúde entrou em vigor (lei 9.565/98), o que ficou valendo é que no contrato deve estar claro qual o serviço de assistência médica será oferecido. Como em todos os outros planos, existem carências a serem cumpridas e alguns procedimentos precisam de autorização. Mas a lei faz a diferença entre os tipos de planos, e que, no caso do plano familiar, deve atender diferentes pessoas.

O plano de saúde é uma boa forma de economizar. Assegurar individualmente cada membro da família sairia muito mais caro do que fazer um plano familiar, onde todos os membros podem ser inclusos. Assim, todas as pessoas que você mais ama estarão protegidas.

Plano de Saúde Individual

O plano individual é uma boa opção para quem não tem dependente e não tem a opção de participar de um plano empresarial. O assegurado tem direito aos serviços como tratamentos, exames, consultas, internações e outros procedimentos médicos e/ou odontológicos.

Preencha o nosso formulário e receba inteiramente grátis as melhores ofertas.

 

Os procedimentos, a rede credenciada e o tipo de acomodação vai depender da escolha da classe de plano. Se você quer um atendimento razoável e fazer uma economia, muitas operadoras oferecem uma rede própria de atendimento (hospitais do próprio plano) e acomodação tipo enfermaria (mais de uma pessoa por quarto). Mas se o que procura é conforto e conveniência, existem as opções de uma rede de atendimento mais ampla, inclusive com cobertura nacional e/ou internacional, e também a acomodação individual, com privacidade na hora em que você estiver cuidando da sua saúde.

Fique atento também aos tipos de cobertura, se atende urgências ou se há reembolso no caso de alguma emergência onde a sua cobertura não atender. Um plano individual não aceita dependentes, existe somente um beneficiado, que é o titular do plano. Se quiser trocar de plano, seja a categoria (individual, familiar, etc) ou a classe (atendimento e acomodação) você deverá esperar o aniversário do plano (data da assinatura do contrato).

Plano Empresarial

O plano empresarial é um plano coletivo que tem uma relação direta com a empresa onde o beneficiado do plano trabalha. O plano pode ser totalmente pago pela empresa ou parcialmente pago pela empresa. Os planos empresariais garante seu atendimento médico, e o protegem principalmente contra acidentes de trabalho.

Diferente do plano individual, o plano empresarial permite que dependentes sejam incluídos no plano, geralmente a/o esposa (o) e os filhos. Porém é bom consultar, pois algumas operadoras não oferecem essa opção de inclusão nos planos empresariais.

Esses planos possuem uma cobertura bem básica, com restrições de atendimento por região e nas acomodações. Isso pode ser ruim na praticidade, mas é muito mais econômico do que um plano particular, seja individual ou familiar.

Uma boa opção  para economizar no plano é procurar uma entidade de classe, como os sindicatos e associações, e procurar saber se existem planos de saúde coletivos. São diferentes do empresarial já que você vai ter que pagar integralmente, mas são mais em conta do que os individuais particulares.

Em junho de 2012, o governo aprovou uma lei onde o titular pode continuar com o plano empresarial mesmo se se desligar da empresa, desde que continue pagando as mensalidades.

Sobre o autor: Anna Raphaela Drumond

Anna Raphaela Drumond, tradutora e escritora, nascida no Rio de Janeiro. Apaixonada por línguas, em especial pela língua portuguesa e inglesa, trabalha como tradutora, revisora e escritora desde 2005. É estudante de Letras Português/Inglês da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Preencha o nosso formulário e receba grátis as melhores propostas!


Discussão

naty ferreira November 28, 2012 at 1:25 pm

ñ gostei desse plano
mas se eu mudar de ideia eu ligo para vcs

Paulo Araruna January 7, 2013 at 1:24 pm

Não consegui descobrir por que o plano de saúde empresa é mais barato que o plano familiar. Estou tentando essa migração na mesma operadora, com as mesmas pessoas. Me preocupa que o plano empresa tem alguma armadilha. O corretor garante que não há diferença entre Rede Credenciada e nem coberturas. O meu plano atual é Bradesco Top quarto nacional.

Postar um comentário