ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Qual a diferença entre plano de saúde enfermaria e apartamento?

A principal diferença entre plano de saúde enfermaria e apartamento é a privacidade do indivíduo internado e do seu acompanhante. Isso porque, no plano apartamento o paciente tem um quarto só para si, enquanto na enfermaria precisa dividir as acomodações.

Contudo, não é apenas esse fator que diferencia as alternativas. Antes da contratação da assistência médica, então, é interessante conhecer cada uma delas. Assim, caso uma internação seja necessária, você saberá como será acomodado. Acompanhe as informações no texto!

Qual a diferença entre plano de saúde enfermaria e apartamento?

Qual a diferença entre plano de saúde enfermaria e apartamento?

Quando opta por um plano enfermaria, o paciente internado é acomodado em um quarto coletivo. Seja essa internação para realização de cirurgia, seja para exames.

No espaço, costumam ficar até quatro pacientes. Um número consideravelmente baixo se comparado ao que ocorria há uma década, aproximadamente. Nessa época, era comum que até oito pessoas permanecessem em um mesmo quarto, o que aumentava as chances de infecção hospitalar.

Outro aspecto a ser considerado na contratação do plano de saúde é o horário de visitas aos pacientes. Na enfermaria, os períodos são fixos e restritos, para que a aglomeração de pessoas não se torne incômoda.

Além disso, os indivíduos internados costumam contar com o direito a acompanhante. Contudo, é necessário que o paciente tenha menos de 18 anos, ou maior de 60 anos. O direito também precisa estar expressado em contato.

Em qualquer situação, é solicitado que o acompanhante seja do mesmo sexo do paciente, para que não haja constrangimentos durante a internação. Os indivíduos internados no mesmo quarto também serão do mesmo sexo.

Já na internação em apartamento, o usuário obtém um quarto exclusivo, com banheiro próprio. Seu direito a acompanhante também fica garantido em contrato, mas não é necessário que o companheiro seja do mesmo sexo.

Neste caso, o horário de visitas é bastante mais flexível, já que não haverá a possibilidade de incômodo de outros pacientes. Os períodos adequados variam, uma vez que são estipulados pelo hospital.

Em ambos os planos, de enfermaria ou apartamento, as despesas com a alimentação do paciente e acompanhante são de responsabilidade da operadora de saúde. Isso no caso do internado ser menor de 18 ou maior de 60 anos. Em outras situações, os custos são de responsabilidade do indivíduo.

Qual plano escolher?

Na hora da escolha do seu plano, é importante avaliar alguns aspectos principais. Primeiro, o seu desejo de privacidade. Se você se sente incomodado em compartilhar um quarto, é melhor que escolha a opção do plano apartamento.

Ao mesmo tempo, é fundamental pensar a longo prazo. Imagine que um casal deseje ter filhos, e contrata um plano desde já. Quando o bebê nascer, a mãe que estiver acomodada em apartamento terá mais tempo com seu bebê. Um idoso paciente do mesmo plano também poderá se beneficiar mais se possuir um banheiro exclusivo.

De qualquer forma, os custos da assistência em apartamento são mais altos. Logo, é fundamental organizar sua vida financeira e verificar se as despesas se encaixam no orçamento. Se não, escolha a assistência enfermaria – mesmo que não seja o que você desejava, é sempre interessante ter um plano de saúde.

Para saber sobre as regras dos planos de saúde, você pode acessar essa cartilha da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Conhecendo mais do que diferença entre plano de saúde enfermaria e apartamento, será mais fácil fazer sua escolha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.