Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

Como é uma carta de cancelamento do plano de saúde empresarial

Veja o que a carta de cancelamento do plano de saúde empresarial precisa ter e como proceder para que seja entregue a operadora de saúde.

Por questões financeiras ou reestruturação das empresas, muitas vezes os benefícios são revistos e a organização opta por cancelar alguns deles.

Quando isso ocorre com a assistência médica, será preciso fazer uma carta de cancelamento do plano de saúde empresarial para informar sobre essa decisão a operadora. Entretanto, antes de redigir esse documento é preciso ficara tento a alguns pontos.

Como é uma carta de cancelamento do plano de saúde empresarial

Imagem: Pixabay

Quem pode solicitar o cancelamento do plano de saúde empresarial?

Antes de mais nada, entenda que o plano de saúde empresarial é contratado pela empresa e disponibilizado a seus colaboradores e isso significa que a empresa pode solicitar o cancelamento assim como um funcionário que utilizava o serviço.

No caso do colaborador desejar romper os laços com o plano de saúde, ele poderá solicitar o cancelamento apenas do serviço que utiliza e, consequentemente, essa ação será estendida a seus beneficiários.

Nesse caso, o usuário do plano faz uma carta de cancelamento do plano de saúde empresarial pedindo a exclusão dele e de seus dependentes e entrega a empresa na qual trabalha. A organização tem 30 dias para informar a operadora para que tome as medidas cabíveis.

Se esse prazo não for cumprido, o beneficiário pode fazer a solicitação diretamente a operadora de saúde que deverá lhe entregar um comprovante de solicitação e a interrupção do plano é imediata.

Quando a empresa deseja fazer o cancelamento, ou seja, o serviço será interrompido para todos os colaboradores. É feita a interrupção do contrato e não apenas a exclusão de um beneficiário.

A empresa contratante precisa fazer a carta de cancelamento do plano de saúde empresarial e entregar a operadora de saúde para que essa providencie a interrupção dos serviços e cobranças.

O que precisa ter uma carta de cancelamento do plano de saúde empresarial?

A carta de cancelamento do plano de saúde empresarial é necessária para que haja um documento formal que comprove essa solicitação de cancelamento e venha evitar futuros problemas.

Saiba o preço do seu Plano de Saúde

Qual seu tipo de plano?

Simular

É importante destacar que a partir do momento em que esse documento é entregue será feito o cancelamento sem direito de arrependimento e aplicados todas as cobranças e multas previstas em contrato, por isso é preciso analisar bem se será vantajoso seguir por esse caminho.

Não existe um modelo padrão da carta de cancelamento do plano de saúde empresarial, mas, em suma, ela deve demonstrar a vontade do beneficiário ou da empresa em interromper com os serviços recebidos da assistência médica.

A carta deve conter os dados da empresa como razão social e CNPJ, nome e CPF dos responsável, motivo do cancelamento, data e assinatura. Pode ser um documento simples, desde que seja possível identificar o solicitante, motivo e data.

No caso do pedido ser feito por um beneficiário, a carta de cancelamento do plano de saúde empresarial deve estar constando o nome dele, dados da empresa, motivo e data.

A entrega pode ser feita diretamente a administradora de benefícios ou operadora de saúde, pessoalmente ou por canais digitais conforme for orientado. Quando a empresa pede o cancelamento, o prazo para análise e efetivação do procedimentos é de até 10 dias úteis.

Quais os possíveis impactos do cancelamento do convênio médico?

Antes de enviar a carta de cancelamento é preciso ficar atento a alguns pontos, pois a interrupção do serviço pode trazer algumas consequências.

O beneficiário deixará de contar com as coberturas oferecidas pela assistência médica, dessa forma estará mais disposto a enfrentar problemas de saúde, uma vez pode deixar de lado os cuidados preventivos por falta de dinheiro.

As empresas perdem um atrativo para os funcionários, pois, esses estão interessados nos benefícios que são oferecidos.

Existe ainda a chance de aumentar o número de faltas e afastamento por problemas de saúde, já que o acesso aos cuidados não serão tão acessíveis.

Se o cancelamento estiver sendo feito por questões financeiras, as empresas precisam ficar atentas porque se houver um contrato vigente o qual estabelece o pagamento de multa caso seja rompido por uma das partes, os valores serão cobrados.

A multa costuma corresponder a 50% do total que seria pago até o final do contrato, mas é preciso verificar o que foi acordado entre as partes. Além disso, valores gastos antes do cancelamento, como as taxas de coparticipação, serão cobradas normalmente.

A carta de cancelamento do plano de saúde empresarial é um documento simples de redigir e que visa excluir o plano de saúde, porém, ela só deve ser escrita após avaliar os prós e contras de cancelar a assistência médica, uma vez que traz implicações.

Jeniffer Elaina da Silva

Redatora especialista em saúde e planos de saúde. Jeniffer já escreveu mais de mil artigos sobre saúde para o Planodesaude.net e publicou o ebook Cuide de Sua Saúde. Atualmente, cursa Gestão de Seguros e é formada em Marketing com pós em Administração na FGV. Possui também um curso técnico em Direito do Seguro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.