ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Como fazer um plano para gestante

Uns dos momentos mais importantes na vida de uma mulher é a gravidez. Veja aqui como fazer um plano para gestante e passar por esse período tranquila.

A gravidez é um dos milagres da natureza, um momento no qual a maioria das mulheres se sentem muito felizes e realizadas, mas esse também é um período em que a assistência médica é fundamental, tanto para o acompanhamento da gestação, analisando a saúde da mãe e o desenvolvimento do bebê, quanto no momento do parto.

Se você está grávida, ou está planejando ficar, e quer saber melhor como fazer um plano para gestante, acompanhe esse artigo e entenda os pontos mais importantes sobre esse assunto, como cuidados ao contratar o plano, carências e direitos.

Como fazer um plano para gestante

Qual o melhor período para contratar um plano para gestante?

O mais indicado é que a contratação do plano para gestante seja feita antes da gravidez, afinal, o ideal é que todo o pré-natal seja feito pelo mesmo médico, assim, o profissional poderá acompanhar melhor todo o desenvolvimento do bebê e a saúde da mãe.

Por isso, vale a pena fazer um plano de saúde com cobertura obstetrícia, ou se você estiver planejando uma gravidez, um plano para gestante. Esse passo é importante, porque os planos de saúde possuem carências que devem ser cumpridas, e ao contratar um plano já grávida, essas carências poderão atrasar o acesso a diversas situações e tratamentos durante a gestação.

Quais são as opções de plano para gestante?

Para algumas mulheres a ideia de fazer o pré-natal e ter seu filho pelo SUS – Sistema Único de Saúde, pode ser pavorosa. Pensando nisso, algumas maternidades e convênios criaram um serviço chamado plano para gestante que pode ser conhecido também como plano de parto, ou plano maternidade.

Existem também os planos de saúde com serviço de obstetrícia, que são os mais comuns a serem contratados. Cada empresa oferece um tipo de plano diferente, com coberturas e carências distintas, por isso é importante que você pesquise entre elas, as que lhe parecerem melhores.

Como funciona o plano para gestante? O que ele oferece?

O plano para gestante, ou plano de parto, é uma opção quando a mulher quer ter um filho de maneira segura e confortável, mesmo não tendo um plano de saúde. Para que seja possível fazer um plano para gestante, é preciso que você se encaminhe até as maternidades de sua preferência e averigue se elas oferecem o serviço, e em caso de positiva, como fazer para contratar o serviço.

Algumas operadoras de planos de saúde e maternidades oferecem as informações sobre esse serviço em seus sites, o que facilita muito a pesquisa, já em outras é necessário agendar uma visita para ser informada sobre o serviço. De um modo geral, a cobertura básica da maioria dos planos oferece os seguintes serviços:

  • Internação hospitalar, com direito a 2 dias para partos normais e 3 dias para cesarianas;
  • Anestesia e o uso de todos os equipamentos necessários;
  • Cuidados pré e pós-operatório como, medicamentos, curativos e materiais utilizados para o parto;
  • Sala pré parto e sala de parto durante 24 horas;
  • Berçário;
  • Enfermagem e cuidados;
  • Testes dos pezinho, olhinho e orelhinha;
  • Vacina BCG e contra hepatite B.

Vale lembrar que cada maternidade ou empresa oferece diferenciais como por exemplo, conforto para o acompanhante, com estacionamento, alimentação e leito incluso, algumas oferecem até serviço de filmagem do parto.

O que é o período de carência e como ele funciona?

É o período de carência trata-se do tempo em que o contratante paga a mensalidade do plano, mas não pode realizar determinados procedimentos, a carência deve ser estabelecida em contrato e cumprida conforme o mesmo.

Na maioria dos casos, a operadora estabelece o prazo de carência a fim de criar uma reserva financeira para garantir os atendimentos necessários, desde que estes sejam dentro dos limites da lei.

Geralmente os prazos de carência para plano para gestante ou plano de saúde com obstetrícia são de:

  • 180 dias para exames;
  • 300 dias para o parto.

Ou seja, quando você contrata o plano para gestante, durante esses períodos, tais procedimentos não serão cobertos pelo plano. É de extrema importância que esses prazos estejam discriminados no contrato, de maneira muito clara.

Cuidados importantes na hora de contratar o plano para gestantes

Veja quais são os detalhes mais importantes que você deve estar atenta na hora de contratar um plano de gestante:

Certifique-se da cobertura para obstetrícia

Não são todos os planos de saúde que oferecem a cobertura obstétrica, por isso, quando você for contratar um, esteja atenta se ele cobre esse tipo de situação. Assim você garantirá a cobertura de diversas despesas como exames e parto, tendo assim uma boa economia.

Garanta seu direito de cadastrar o bebê

Quando se contrata um plano de saúde com obstetrícia, conquista-se o direito de incluir o bebê no plano, completamente gratuito e sem a necessidade de cumprimento do período de carência. Porém, é preciso que essa inclusão seja feita durante os primeiros 30 dias.

Inclusão do bebê no plano da mãe ou do pai

O bebê não tem o direito apenas de ser incluso no plano da mãe, ele também poder ser adicionado no plano de saúde do pai.

Priorize o parto normal

A ANS, possui regras novas para os partos cesarianas. Essa regra diz que as empresas não são obrigadas a pagar por cesarianas, quando essas não são necessárias. Essa regra foi criada com a intenção de incentivar o parto normal, por isso, atente-se a esse detalhe.

Cobre seus direitos

No plano de saúde com cobertura obstétrica, a paciente tem direito a realização de exames, consultas, e tudo que for necessário para a realização do parto como:

  • Médico Obstetra,
  • Médico Pediatra,
  • Médico Anestesista,
  • Toda a equipe do médico obstetra e o auxiliar do cirurgião.

Ou seja, o plano de saúde com obstetrícia é obrigado a realizar todos os procedimentos necessários durante a gestação e na hora do parto. É muito comum hoje em dia, ver planos e médico cobrando serviços que deveriam ser oferecidos gratuitamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.