Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

Plano de saúde com obstetrícia

Se você está planejando aumentar a família é importante contar com uma boa assistência médica nesse momento. Acompanhe este artigo e entenda melhor como o plano de saúde com obstetrícia funciona.

Contar com um bom plano de saúde há tempos deixou de ser um artigo de luxo para se tornar uma necessidade.

Afinal, apenas a saúde pública não tem recursos para atender a todos que a procuram.

Especialmente quando o assunto é uma gestação, período delicado em que tanto a mulher como o bebê precisam de mais atenção e cuidados.

Para passar por esse momento com mais tranquilidade o melhor a se fazer e contar com um plano de saúde com obstetrícia.

Por isso, falaremos mais sobre esse serviço neste artigo.

Explicando como ele pode ser contratado, como funciona, quais são as carências e tudo mais que você precisa saber.

Continue lendo e entenda melhor o assunto.

Plano de saúde com obstetrícia

Imagem: Getty

Conheça melhor o plano de saúde com obstetrícia

O plano de saúde com obstetrícia pode ser oferecido por qualquer operadora, para isso, basta que ela disponibiliza essa segmentação assistencial.

Esta, nada mais é do que uma classificação utilizada pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar para identificar quais coberturas cada um dos serviços de assistência médica irá disponibilizar.

Saiba o preço do seu Plano de Saúde

Qual seu tipo de plano?

Simular

No caso o plano de saúde com obstetrícia, pode ser contratado na modalidade hospitalar com a obstetrícia ou na Ambulatorial + hospitalar com obstetrícia.

Ou seja, cada escolha de segmentação assistencial, disponibiliza coberturas e atendimentos específicos.

No entanto, se o plano é aumentar a família tendo filhos, a obstétrica acaba sendo quase que obrigatório.

Além desta ser uma cobertura fundamental nesses casos, é importante que o paciente tenha atenção a carência de 10 meses do plano de saúde com obstetrícia e outros detalhes que mostraremos a seguir.

O que o plano de saúde com obstétrica cobre?

Como mencionado anteriormente, existem diferentes segmentações assistenciais nos planos de saúde e, cada uma delas dá direito a um tipo de cobertura diferente.

Para que possa entender melhor cada uma das segmentações veja o que elas oferecem:

Ambulatorial: consultas médicas em clínicas e consultórios, tratamentos, exames laboratoriais e de imagem, dependendo do plano de saúde, e outros procedimentos ambulatoriais.

Hospitalar: internação hospitalar sem limite de tempo.

Obstetrícia: atendimento pré-natal com exames e tratamentos necessários este período, atenção ao parto, cobertura assistência do recém-nascido natural por 30 dias ou adotivo durante o mesmo período.

Quando tem um plano que engloba esses três segmentos, significa que a mulher poderá fazer todo o acompanhamento de pré-natal e ter o bebê com as coberturas oferecidas pelo plano.

Posso incluir a obstétrica posteriormente no meu plano de saúde?

Se você já possui um plano, seja ele ambulatorial, ou ambulatorial + hospitalar sem obstetrícia, poderá incluir essa cobertura a seu plano já contratado.

Entretanto, é preciso verificar se a sua operadora disponibiliza esse tipo de serviço, pois existem empresas que atuam apenas com planos ambulatoriais.

Mas se houver a disponibilidade, é preciso solicitar a alteração junto a operadora, que deverá informar todos os trâmites necessários e os prazos para essa inclusão.

É importante que você tenha em mente que, o plano pode sofrer alteração de valores uma vez que serão adicionadas coberturas a ele.

Qual o melhor momento para contratar um plano de saúde com obstetrícia?

A mulher quando vai contratar um plano de saúde, já pode optar pela modalidade com obstetrícia, dessa forma, se ela vier a engravidar no futuro já terá todos os procedimentos cobertos.

Para quem pretende incluir essa cobertura posteriormente, é importante que isso seja feito antes do início da gravidez.

Isso porque assim como em qualquer cobertura assistencial, o plano de saúde com obstetrícia possui alguns períodos de carência para ser usado.

Para se ter uma ideia, apenas a carência de parto é de 300 dias, ou seja, 10 meses.

Por isso, o mais indicado é que essa contratação seja feita antes que a gestação aconteça.

Além do período de 300 dias para a realização do parto, será preciso esperar ainda 6 meses para realizar consultas, exames e outros procedimentos referentes a cobertura.

Sendo assim, quando o planejamento familiar for feito, já é indicado ter o plano de saúde com obstetrícia para não ser pego de surpresa.

O que está incluso no plano de saúde com obstetrícia no momento do parto?

Se você contratou o plano de saúde com obstetrícia, engravidou e cumpriu as carências necessárias a tempo, então você terá acesso a todos os atendimentos disponibilizados para o acompanhamento da gestação e o parto.

Neste último caso, estamos falando do momento do parto, uma experiência única e que com certeza já foi muito pesquisada pela gestante.

A primeira pergunta que costuma surgir quando falamos sobre ele é “será que aquele hospital referência poderá ser o local do meu parto?”.

Isso dependerá da rede credenciada ao seu plano de saúde, neste caso é interessante que você pesquise quais são os hospitais que podem ser usados pelo seu plano e todos os serviços que eles oferecem.

É importante mencionar que, caso você tenha sonhado com um hospital X e ele  ao esteja entre os disponíveis pelo plano de saúde, algumas operadoras trabalham com um sistema de reembolso.

Ou seja, você pode arcar com seu parto de maneira particular e depois ser reembolsada pelo plano de saúde. no entanto, não são todos as operadoras que oferecem essa possibilidade e, as que oferecem possuem um valor limite para promover o reembolso.

Por isso, informe-se com atenção sobre esse assunto junto a sua operadora.

Agora se sua dúvida é sobre a realização do procedimento de parto, ou seja, natural ou cesariana, saiba que, todos os planos de saúde com obstetrícia cobrem cesarianas e, desde 2015 eles são orientados por uma regulamentação da ANS a incentivar a realização do parto natural.

Isso significa que caberá a você e seu médico definirem qual o melhor procedimento para a realização do parto.

Mas lembre-se que essa é uma escolha importante e deve ser tomada em conjunto com um especialista.

Estou grávida e meu plano de saúde não possui obstetrícia, e agora?

Para quem possui um plano de saúde, mas não tem a opção de obstetrícia, se já estiver grávida, não vale a pena fazer a mudança, pois não terá tempo de usar os serviços inclusos.

No entanto, é importante dizer que, caso seu plano de saúde não tenha a cobertura obstétrica e você tenha alguma emergência em sua gestação, segundo a ANS ele é obrigado a atender essa emergência.

Nesse caso, a mulher tem algumas opções, se o plano tiver cobertura ambulatorial as consultas com o médico e alguns exames poderão ser realizados pelo plano de saúde atual.

Porém, na hora do parto ela terá 2 caminhos a seguir, uma das opções é utilizar o SUS no momento do parto, porém, provavelmente, será atendida por outro profissional e não o que fez o acompanhamento da gestação pelo plano de saúde.

Também há a opção de pagar pelos serviços particulares, nesse caso ela precisará arcar com todas as despesas.

Meu filho nasceu, ele poderá usar o meu plano de saúde com obstetrícia?

Uma das grandes vantagens do plano de saúde com obstetrícia é que ele garante atendimento a criança durante os 30 primeiros dias de vida.

Dessa forma, o bebê também poderá ser atendido pelo plano de saúde durante esse período e terá acesso às mesmas coberturas que a mulher, além dos procedimentos específicos para os recém nascidos.

Porém, se quiser que após esse tempo, a criança continue com um plano de saúde será preciso fazer um para ela.

A adesão pode ser feita tanto na modalidade individual como familiar.

Vale ressaltar que não será preciso cumprir as carências para a utilização dos serviços se essa adesão for realizada durante os primeiros 30 dias de vida.

Qual o preço do plano de saúde com obstetrícia?

O preço do plano de saúde com obstetrícia pode variar de acordo com os serviços inclusos, idade da mulher, tipo de contratação e valores praticados pelas operadoras.

Por isso, o mais indicado é que você faça cotações com diferentes operadoras, considerando as suas necessidades e seu perfil.

A maneira mais fácil de fazer isso é contando com um corretor de saúde para lhe ajudar.

No entanto, se você quiser fazer por conta própria, o recomendado é que pesquise quais são as operadoras que oferecem esse serviço e peça cotações a cada uma delas.

Lembre-se que isso pode ser feito online.

Não se esqueça de realizar uma pesquisa sobre a reputação da operadora e o grau de satisfação de seus clientes.

Isso lhe ajudará a evitar problemas e dores de cabeça com a sua cobertura.

Uma boa maneira de fazer isso é pesquisando no site do Reclame Aqui, o que os clientes falam sobre as operadoras, quais são as reclamações mais frequentes e os índices de respostas e solucionamento de problemas das empresas.

Categorias: Blog

Leia mais artigos sobre:

Jeniffer Elaina da Silva

Jeniffer Elaina da Silva

Redatora especialista em saúde e planos de saúde. Jeniffer já escreveu mais de mil artigos sobre saúde para o Planodesaude.net e publicou o ebook Cuide de Sua Saúde. Jeniffer é formada em Marketing com pós em Administração na FGV e atualmente cursa Gestão de Seguros. É apaixonada pelo que faz.

8 Comentários

Tatiane castanho lopes

Boa noite!
Eu tenho um plano de saúde, mais ele não tem obstetrícia e sei que tem carência de um tempo.
Mais eu fiquei grávida e estou de 3 meses e meio, tem algo que eu possa fazer para ser atendida pelo plano obstetra, ou melhor, quais são os exames que eu não posso fazer, através do plano normal?

Att

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Tatiane!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Sim, a carência é, geralmente, de 300 dias para parto. Porém, existem exceções e isso pode ser visto diretamente com a sua operadora de plano de saúde. Sobre exames que você tem direito a realizar, também é preciso verificar na Central. Isso porque as coberturas dos planos variam.

Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.

PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.

Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://goo.gl/KvZ8Rp para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente!

Comentar
Tatiane castanho lopes

Bom dia!
Tenho o plano Nossa Saúde, sem obstetrícia, estou preocupada, porque descobri que estou grávida de 3 meses e tentei mudar o plano para obstetrícia e eles falam que tem carência. Além do parto que não terei cobertura, tem mais algum exame que o plano não cobre?
Ultrassom, coisa assim?

Att

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Tatiane!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

As coberturas do plano de saúde variam conforme o que foi contratado. No geral, a contratação da cobertura para obstetrícia possui mesmo carência de 300 dias, mas não é regra. Existem condições em que não é preciso cumprir, porém, varia muito e só a Central Unimed para sanar essa dúvida.

Sobre os exames, também vai variar com o que você contratou.

Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.

PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.

Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://goo.gl/KvZ8Rp para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente!

Comentar
Joao Victo Valadão Ferreira

Olá! Tenho plano de saúde com obstetrícia e minha namorada está grávida. Ela pode usar?

Att

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, João!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Provavelmente o seu plano não irá cobrir o atendimento e parto para a sua namorada se ela não for beneficiária, ou seja, fazer parte do seu plano de saúde. Assim que nascer, o seu filho poderá entrar no plano, conforme estiver estipulado em seu contrato. Porém, recomendamos verificar diretamente com a Central de Atendimento da sua operadora.

Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.

PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.

Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://goo.gl/KvZ8Rp para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente!

Comentar
Debora

Boa noite,

Tenho o plano da Unimed com obstetrícia, mas por motivos de saúde não vou poder ter filhos.
Gostaria de cancelar, posso?

Att.

Comentar
Fabiana Ferreira

Boa tarde Debora,

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,
Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.

Atenciosamente.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.