Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

Compensa contratar plano de saúde para jovem?

Contratar plano de saúde para jovem é vantajoso? Descubra!

Às vezes, quando jovens, pensamos ser tão saudáveis que talvez contratar um plano de saúde não parece uma ideia tão boa. Podemos pensar que contratar um plano de saúde para jovem incorra apenas mais gastos desnecessários.

No entanto, planos de saúde são muito importantes para a manutenção da saúde, prevenção de futuras doenças e imprescindível em emergências.

Mesmo para jovens, um plano de saúde é tão importante quanto qualquer outro tipo de serviço que possa ser contratado.

Compensa contratar plano de saúde para jovem?
Imagem: Getty Images

Jovens que são dependentes do plano de saúde dos pais

Se você possui um convênio ou plano de saúde dos seus pais, como dependente você poderá usufruir disso por apenas um tempo.

Geralmente, você pode utilizar um plano de saúde como dependente até os 21. Caso esteja cursando algum tipo de graduação, pode continuar como um dependente legal até os 24 anos.

Sendo assim, quando você estiver chegando à idade de não ser mais um dependente de seus pais, talvez seja a hora de começar a procurar um plano de saúde.

Dito isso, é importante ressaltar que jovens com necessidades especiais não possuem uma idade limite para serem dados como dependentes em um plano de saúde.

Compensa a contratação de um plano de saúde para jovens?

Sim, a contratação de um plano de saúde sempre vai compensar para qualquer pessoa.

Saiba o preço do seu Plano de Saúde

Qual seu tipo de plano?

Simular

Isso é porque emergências e problemas acontecem. O mundo é muito incerto e todos estamos sujeitos a imprevistos médicos.

Esse tipo de emergência surgir como alguma doença inesperada, uma cirurgia, um acidente entre diversas outras situações.

Independentemente do tipo de emergência que você vivencie, geralmente os custos podem ser muito altos. Existem cirurgias que alcançam valores de R$ 20 mil ou mais.

Contratando um plano de saúde ou convênio, você frequentemente você pagará pouco ou nenhuma coparticipação nessas situações.

Hoje em dia, grande parte dos planos de saúde são nacionais e possuem uma extensa rede credenciada, evitando que você procure muito por uma especialidade ou médico.

Além disso, se você colocar no papel, verá que ao longo de um ano, exames laboratoriais, de imagem e consultas serão mais caras do que a mensalidade de um plano de saúde.

Como escolher planos de saúde para você

Como jovens, os planos de saúde podem não ser nossa principal preocupação. Mas deveria ser!

Portanto, é comum que não se apresente conhecimentos de como escolher ou como analisar a melhor opção de plano de saúde.

Para entender se compensa ou não, é necessário entender alguns pontos.

Pesquise

Existem alguns planos de saúde que possuem atuação principalmente regional. Logo, se você não costuma viajar, as empresas que cobrem apenas seu município, estado ou cidade, podem ser uma boa opção.

Contudo, se você costuma viajar nacionalmente, você pode e deve procurar planos de saúde que atendam todo o território brasileiro e possam te oferecer atendimento em qualquer lugar que você precisar.

Conheça as coberturas

Você pode pesquisar as coberturas mais comuns de um plano de saúde, assim como as que são mais importantes para você.

Elas podem ser ambulatoriais, obstétricas, hospitalares e muitas outras. O importante neste momento é entender em detalhes a abrangência, coberturas e vantagens de cada opção.

Jovens costumam ser mais saudáveis e podem optar por um plano de saúde com menor cobertura. A abrangência deve incluir principalmente a parte ambulatorial, que envolve exames e consultas.

Mais custo-benefício

Os planos de saúde geralmente vão encarecendo conforme vamos envelhecendo.

Isso é porque você apresenta mais “riscos” conforme a idade vem chegando. Por isso, os jovens têm maiores chances de fechar um ótimo negócio, muito mais barato, do que outras pessoas mais velhas.

Aproveite esta vantagem e faça cotações em diferentes empresas para explorar bem todas as opções que você possui com o melhor custo-benefício.

Saiba negociar

Você é o seu maior defensor dos seus interesses. Aprenda a fazer uma negociação e consiga o melhor custo-benefício para o seu plano de saúde para jovem.

Ao conversar com o especialista da empresa, você pode chegar em melhores descontos e acordos sobre os valores que você vai pagar.

Após entender mais sobre os planos de saúde, e como eles funcionam para os jovens, você pode fazer melhores escolhas.

Contratar plano de saúde para jovem pode ser uma boa ideia para se manter sempre saudável e praticar a medicina preventiva.

Jeniffer Elaina da Silva

Redatora especialista em saúde e planos de saúde. Jeniffer já escreveu mais de mil artigos sobre saúde para o Planodesaude.net e publicou o ebook Cuide de Sua Saúde. Atualmente, cursa Gestão de Seguros e é formada em Marketing com pós em Administração na FGV. Possui também um curso técnico em Direito do Seguro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.