Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

Coloque os óculos de sol! Ele previne doenças oculares

O risco de doenças oculares, como a catarata, pode ser diminuído simplesmente pelo uso de óculos de sol. E não apenas durante o verão.

Para muitas pessoas, é uma lição que se aprende desde a infância: se você está se expondo ao sol, use protetor solar.

Mas conselho semelhante também devem ser dados para proteger seus olhos.

A Academia Americana de Oftalmologia (AAO) emitiu um aviso sobre os danos que a exposição ao sol pode causar aos olhos, incluindo doenças como a catarata.

Coloque os óculos de sol! Ele previne doenças oculares

Imagem: Pixabay

O Dr. Randy McLaughlin, oftalmologista da Universidade Estadual de Ohio Wexner Medical Center explica que os olhos precisam ser protegidos tanto quanto a pele da exposição ao sol.

No verão, com as ondas de calor recorde, é mais importante do que nunca proteger os olhos com um bom par de óculos escuros.

Mas o sol forte no inverno também causa prejuízos aos olhos e a necessidade de proteção continua.

O uso de óculos de sol está associado à diversão de verão ao sol, mas a Academia Americana de Oftalmologia adverte que o risco de raios UV não se limita a essa temporada.

A organização diz que qualquer pessoa que se preocupa com seus olhos deve usar óculos de sol na primavera, no inverno e no outono.

Reduza o risco de catarata

O maior risco de exposição solar para os olhos é o desenvolvimento de catarata, um turvamento da lente no olho que reduz a visão.

Saiba o preço do seu Plano de Saúde

Qual seu tipo de plano?

Simular

A catarata é uma doença comum, particularmente quando as pessoas envelhecem, mas usar óculos escuros pode ajudar a limitar a progressão de uma doença que pode levar à cegueira.

Reduza o risco de catarata

Imagem: Pixabay

A exposição aos raios ultravioleta (UV) também pode aumentar o risco de degeneração macular e uma forma rara de câncer de olho, de acordo com a Academia Americana de Oftalmologia.

Óculos escuros não precisam ser de grife

Quem deseja comprar um novo par de óculos terá uma grande variedade de opções – e preços.

O custo de um novo par pode variar de algumas centenas até milhares de reais.

Embora os óculos de sol mais sofisticados possam ter uma qualidade mais alta, isso não significa necessariamente que eles são os únicos que podem efetivamente bloquear os raios UV.

O quanto mais você gasta, não significa necessariamente melhor proteção, porque o custo dos óculos de sol pode ser a marca de grife que está nele.

Óculos escuros não precisam ser de grife

Imagem: Pixabay

Oftalmologistas explicam que os óculos escuros com preços moderados podem ser tão bons quanto os caros.

Óculos de sol de marcas mais populares têm lentes que minimizam as aberrações e distorções, e são certamente de alta qualidade ótica.

Você pode ficar um pouco desconfiado dos óculos de sol mais baratos, mas mesmo esses podem fornecer alguma proteção ultravioleta.

Ao comprar óculos de sol, o foco principal, para quem se preocupa com a proteção dos olhos, é a classificação UV e não o preço.

Também é importante observar que as lentes mais escuras não se traduzem automaticamente em melhor proteção contra raios UV.

Os óculos escuros devem ter proteção UV de pelo menos 400.

Proteção ao redor dos olhos

Outro fator a considerar é que os óculos de sol ajudam a proteger a pele ao redor dos olhos, que são áreas onde pode ser difícil aplicar protetor solar.

O conselho da Academia Americana de Oftalmologia é a compra de armações superdimensionadas, para ajudar a proteger essas áreas, bem como para reduzir os raios UV que entram pelos lados.

Para aqueles que querem garantir que seus óculos de sol ofereçam proteção UV adequada, a melhor opção é procurar um medidor de luz UV para testar se as lentes bloqueiam os raios UV.

Estes medidores são comumente encontrados em lojas ópticas. Os usuários de lentes de contato podem facilmente usar óculos de sol sem receita médica para ajudar a proteger os olhos.

Mas também é importante notar que muitas marcas de lentes de contato também oferecem proteção contra raios UV.

Bons óculos escuros certamente ajudarão a proteger os olhos em termos de redução da exposição aos raios UV e isso ajudará a proteger os olhos em termos de diminuir a possibilidade de ocorrer a catarata.

É natural que se vivermos o suficiente, todos nós vamos desenvolver catarata, mas essa medida pode retardar a progressão.

Além disso, óculos escuros podem ser benéfico em retardar o risco de degeneração macular e certamente protegem a pele das pálpebras ou ao redor dos olhos, áreas que podem ser suscetíveis ao câncer de pele. 

Proteção ao redor dos olhos

Imagem: Pixabay

A importância dos óculos de sol para o brasileiro

Em geral, no Brasil não existe o costume de usar óculos escuros. Entretanto, eles são mais de que um acessório com estilo.

Os diferentes modelos de óculos de sol protegem os olhos das radiações solares e precisam, inclusive, ser usados mesmo em dias nublados.

Ao adquirir os seus óculos de sol, não deixe de avaliar se eles têm a proteção necessária contra os raios ultraviolet, UVA e UVB, com certificado de garantia de qualidade, que no Brasil, devem obedecer aos critérios estabelecidos pela  Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Existem também padrões internacionais a serem observados, dependendo do modelo.

Para quem tem problemas oculares, não há armação e lente solar específicas, entretanto, os modelos são mais ou menos favoráveis para determinados graus nas lentes.

Os óculos menores, leves e mais finos, por exemplo, são indicados para graus de lente altos.

Para quem tem astigmatismo, a orientação é evitar as armações curvadas, que geram desconforto e até a sensação de tontura.

Os óculos de sol também podem ter grau nas lentes. Muita gente desconhece essa opção, que atende a duas finalidades em uma só peça!

Cuidado com óculos de sol piratas

Os óculos piratas, tanto no caso dos de grau como os solares, representam um grande risco para a saúde dos olhos.

Eles podem prejudicar o diagnóstico de doenças oculares sérias, que poderiam ser tratadas precocemente.

Para usar um óculos de grau pirata, de baixo custo, muitas pessoas deixam de ir ao oftalmologista e não fazem os exames que identificam alterações na visão causadas pelo glaucoma, por exemplo.

O uso de óculos piratas pode provocar desconforto, estafa da visão e desvio ocular.

Os óculos de sol piratas são ainda mais prejudiciais.

As lentes escuras têm o efeito de dilatar as pupilas, expondo o interior dos olhos a radiações nocivas.

Esse é um descuido pode levar provocar o aparecimento de catarata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.