ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Plano de saúde Unimed cobre cirurgia de catarata?

O médico indicou, mas você não sabe se o plano de saúde Unimed cobre cirurgia de catarata? Pois, então, acompanhe o texto e descubra tudo que você precisa!

Assim como qualquer outro, o plano de saúde Unimed cobre cirurgia de catarata. Isso porque, a operação aparece no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). O Rol é a lista de procedimentos de cobertura obrigatória por todos os planos de saúde no País.

A cirurgia para catarata aparece listada no rol como “Facectomia com Lente Intra-Ocular Com ou Sem Facoemulsificação”. A operação é considerada de alta complexidade, mas não possui a necessidade de internação.

Dessa forma, planos das segmentações Ambulatorial, Hospitalar (com ou sem Obstetrícia) e Referencial são obrigados a realizar o procedimento. Se a cirurgia requeresse internação prolongada, essa obrigação só existiria para Hospitalares e Referencial. Planos exclusivamente Odontológicos não cobrem o procedimento. Logo, é preciso cuidado no momento de contratação da sua assistência.

Plano de saúde Unimed cobre cirurgia de catarata?

Como é feita a cirurgia de catarata?

A catarata é um problema que atinge, principalmente, idosos. Ela consiste na opacidade do cristalino, ou seja, da lente que fica logo atrás da íris. A íris é conhecida popularmente como “menina dos olhos”, e é a parte colorida do olho. Como consequência do problema, o paciente vivencia a turvação da visão.

Na cirurgia para a cura da catarata, são realizadas duas etapas. Na primeira, é feita a emulsificação do olho. Aqui, o procedimento faz a extração da catarata por meio de ultrassons. Em seguida, o indivíduo recebe o implante de uma lente intra-ocular (LIO). Essa lente é posicionada no lugar antes ocupado pelo cristalino, e melhora a visão do paciente.

Logo após o procedimento, o indivíduo precisa tomar alguns cuidados. Como de não abaixar a cabeça, e de utilizar medicação adequada. Todo o pós-operatório é indicado pelo especialista. Em alguns casos, o uso do óculos para a correção da miopia, hipermetropia ou astigmatismo deixa de ser necessário.

Plano de saúde Unimed cobre cirurgia de catarata, mas negou a cirurgia. O que faço?

Como citado ao longo do texto, a Unimed é obrigada a cobrir a cirurgia de catarata. Isso, é claro, desde que o paciente conte com indicação médica.

Geralmente, a empresa leva apenas 5 dias úteis para a autorização da operação para idosos acima de 85 anos. Para os demais indivíduos, esse prazo pode se estender até 30 dias.

Caso a Unimed se negue a autorizar a cirurgia, o consumidor deve entrar em contato com a ANS. Como regula os planos de saúde no Brasil, a agência pode intervir em nome do usuário. Uma segunda alternativa é buscar o auxílio do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) da sua cidade.

Finalmente, há a opção de abrir ação judicial contra a empresa. Em todo o caso, são raríssimas as situações de negativa. Em quase 100% das vezes, o plano de saúde Unimed cobre cirurgia de catarata sem nenhum tipo de impedimento.

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.