Encontre seu
Plano de Saúde
em 30 segundos!

Encontre seu Plano de Saúde em 30 segundos!

Plano de saúde Unimed cobre cirurgia de catarata?

O médico indicou, mas você não sabe se o plano de saúde Unimed cobre cirurgia de catarata? Pois, então, acompanhe o texto e descubra tudo que você precisa!

Assim como qualquer outro, o plano de saúde Unimed cobre cirurgia de catarata. Isso porque, a operação aparece no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). O Rol é a lista de procedimentos de cobertura obrigatória por todos os planos de saúde no País.

A cirurgia para catarata aparece listada no rol como “Facectomia com Lente Intra-Ocular Com ou Sem Facoemulsificação”. A operação é considerada de alta complexidade, mas não possui a necessidade de internação.

Dessa forma, planos das segmentações Ambulatorial, Hospitalar (com ou sem Obstetrícia) e Referencial são obrigados a realizar o procedimento. Se a cirurgia requeresse internação prolongada, essa obrigação só existiria para Hospitalares e Referencial. Planos exclusivamente Odontológicos não cobrem o procedimento. Logo, é preciso cuidado no momento de contratação da sua assistência.

Plano de saúde Unimed cobre cirurgia de catarata?

Como é feita a cirurgia de catarata?

A catarata é um problema que atinge, principalmente, idosos. Ela consiste na opacidade do cristalino, ou seja, da lente que fica logo atrás da íris. A íris é conhecida popularmente como “menina dos olhos”, e é a parte colorida do olho. Como consequência do problema, o paciente vivencia a turvação da visão.

Na cirurgia para a cura da catarata, são realizadas duas etapas. Na primeira, é feita a emulsificação do olho. Aqui, o procedimento faz a extração da catarata por meio de ultrassons. Em seguida, o indivíduo recebe o implante de uma lente intra-ocular (LIO). Essa lente é posicionada no lugar antes ocupado pelo cristalino, e melhora a visão do paciente.

Logo após o procedimento, o indivíduo precisa tomar alguns cuidados. Como de não abaixar a cabeça, e de utilizar medicação adequada. Todo o pós-operatório é indicado pelo especialista. Em alguns casos, o uso do óculos para a correção da miopia, hipermetropia ou astigmatismo deixa de ser necessário.

Plano de saúde Unimed cobre cirurgia de catarata, mas negou a cirurgia. O que faço?

Como citado ao longo do texto, a Unimed é obrigada a cobrir a cirurgia de catarata. Isso, é claro, desde que o paciente conte com indicação médica.

Geralmente, a empresa leva apenas 5 dias úteis para a autorização da operação para idosos acima de 85 anos. Para os demais indivíduos, esse prazo pode se estender até 30 dias.

Caso a Unimed se negue a autorizar a cirurgia, o consumidor deve entrar em contato com a ANS. Como regula os planos de saúde no Brasil, a agência pode intervir em nome do usuário. Uma segunda alternativa é buscar o auxílio do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) da sua cidade.

Finalmente, há a opção de abrir ação judicial contra a empresa. Em todo o caso, são raríssimas as situações de negativa. Em quase 100% das vezes, o plano de saúde Unimed cobre cirurgia de catarata sem nenhum tipo de impedimento.

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

5 Comentários

Silvestre Waldemar Berwanger

Boa noite,

Onde posso realizar a cirurgia da catarata pelo plano Unimed do estado de SC?

Att.

Comentar
Luciano

Boa tarde,

Vou fazer a cirurgia e o médico disse que o preço da lente é de dois mil reais, e a Unimed só cobre parte do valor.

Att.

Comentar
Fabiana Ferreira

Boa tarde Luciano,

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,
Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.

Atenciosamente.

Comentar
Anônimo

Boa noite,

Fui ao oftalmologista e tive encaminhamento para cirurgia de catarata, gostaria da lente multifocal para sanar dificuldades imensas. Tenho 63 anos, a Unimed-BH cobre este tipo de lentes?

Att.

Comentar
Fabiana Ferreira

Boa tarde,

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,
Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.

Atenciosamente.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.