Cote seu plano de saúde agora!

Em menos de 5 minutos encontraremos o plano ideal para você.

Iniciar cotação
< Voltar para home

O que é uma operadora de saúde?

Publicado em
de leitura

Para atuar no Brasil, uma operadora de saúde precisa ter autorização da ANS. Os planos disponíveis no mercado são os mais variados.

Uma operadora de saúde nada mais é do que a empresa que oferece um plano de saúde. Para atuar, o empreendimento precisa contar com a autorização da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), responsável pela regularização desse tipo de assistência no País.

Segundo a ANS, até maio de 2018 o Brasil contava com mais de 47 milhões de beneficiários de planos de saúde particulares. Entre estes, há os que contam com atendimento Ambulatorial, Hospitalar sem obstetrícia, Hospitalar com obstetrícia, Exclusivamente Odontológico e Referência.

Cada uma das segmentações de plano de saúde oferece atendimentos diferentes ao consumidor. Quem adere à opção Ambulatorial, por exemplo, não tem direito à internação, mas pode contar exames, tratamentos e demais procedimentos ambulatoriais.

Já os usuários do plano hospitalar podem utilizar de todos os serviços citados, inclusive a internação. Contudo, apenas a usuária da segmentação com obstetrícia pode realizar parto e demais procedimentos relacionados à gravidez.

No caso do plano odontológico, apenas a saúde bucal é tratada. Enquanto isso, o plano Referência associa os atendimentos ambulatoriais, hospitalares e de obstetrícia, com a possibilidade de internação em enfermaria.

Sempre que desejar, o consumidor pode unir diversas segmentações. Assim, poderá contar com um plano mais completo.

O que é uma operadora de saúde?
Imagem: Getty

Como adquirir um plano com a operadora de saúde?

Na hora da contratação da sua assistência, o cliente precisa analisar, além da segmentação, o tipo de plano possível. As opções de saúde individual/familiar, por exemplo, podem ser contratadas pelo próprio consumidor. Para isso, ele deve entrar em contato com a operadora, por telefone ou internet.

No caso do plano de saúde coletivo, a adesão deve ser realizada por uma pessoa jurídica. A empresa pode escolher arcar com todas as mensalidades do serviço, ou então dividi-las com os funcionários.

Antes de aderir a um plano, lembre-se de verificar se a operadora de saúde tem a autorização da ANS para atuar. Apenas essas empresas poderão oferecer o atendimento adequado ao consumidor.

Gostou deste post? Avalie!

Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878

Icone de compartilhamento Compartilhe com seus amigos
Como contratar um plano de saúde
29/01/19 Perguntas e respostas

Está pensando em contratar um plano de saúde? Então, conheça o nosso passo a passo e encontre o plano ideal para...

Ler artigo
Plano de Saúde
Mão de paciente com acesso para soro. Falando sobre como solicitar procedimento para a sulamérica saúde. Veja como solicitar procedimento para a...
17/06/25 Operadoras de planos de saúde

Aprenda como solicitar procedimento para a SulAmérica Saúde com segurança e veja o que mudou no processo autorizado...

Ler artigo
Diego Brasileiro
Quais as principais reclamações sobre a Unimed?
27/06/17 Perguntas e respostas

A Unimed é uma das principais operados de saúde do país, porém, isso não significa que ela não tenha os seus...

Ler artigo
Plano de Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.