ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Qual o seu DDD?

Plano de saúde cobre beta HCG?

Um dos exames mais confiáveis para a descoberta da gravidez é o Beta hCG. Ele é um teste básico de laboratório, realizado por meio do sangue ou da urina da mulher. Por isso, o plano de saúde cobre Beta hCG.

O Beta hCG é o hormônio gonadotrofina coriônica humana. É ele quem garante a manutenção e desenvolvimento da gestação. Ele é produzido a partir do momento da instalação do embrião no útero da mulher.Plano de saúde cobre beta hcg?

O início da gravidez

Um embrião é formado por meio da união entre o espermatozoide, célula reprodutora masculina, e o óvulo, gameta feminino. De forma natural, essa união acontece por meio da relação sexual, em que o homem libera seus espermatozoides no corpo da mulher.

Assim que liberados, pela ejaculação, os gametas masculinos “nadam” até a tuba uterina. É na tuba que o óvulo, liberado pelos ovários, fica disponível para a fertilização.

Também é possível que a fecundação ocorra por meio de alguma técnica de reprodução assistida, como a fertilização in vitro. Na fertilização, um embrião é criado em laboratório, e depois transferido para o útero feminino.

O embrião demora cerca de seis dias para “caminhar” da tuba uterina até o útero. Assim que fixado no órgão, o hCG alcança a corrente sanguínea da mulher. O hormônio, então, aumenta gradualmente, e consideravelmente, ao longo do curso da gestação.

Por que o plano de saúde cobre beta hCG?

Nas primeiras semanas de gravidez, o nível do hormônio basicamente dobra a cada 2 ou 3 dias. As atuais técnicas para o exame Beta hCG, contudo, só conseguem detectar a substância a partir da 3° semana de gestação. Nessa época, o BhCG pode ser medido com níveis de 25 mIU/ml. A medição superior a 5 mIU/ml indica uma possível gravidez, mas não é definitiva.

Como citado anteriormente, o plano de saúde cobre Beta hCG porque o exame é feito de forma laboratorial, como qualquer outro teste de urina ou sangue. Ele também está listado no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS como “hormônio gonadotrófico coriônico quantitativo (hcg-beta-hcg)”.  O Rol determina todos os procedimentos com cobertura obrigatória pelos planos.

Logo, para verificar a presença do hormônio no organismo feminino, o médico só precisa solicitar essa avaliação específica. Por isso, vá ao consultório do especialista antes de realizar o teste. Apenas com o pedido de um profissional o plano de saúde será obrigado a arcar com os valores.

Com o resultado em mãos, é igualmente importante buscar o auxílio médico. Afinal, apesar de haverem valores base para a definição de uma gestação, eles podem variar. Logo, serão apenas percebidos pelo profissional.

Agora que você sabe que o plano de saúde cobre Beta hCG, pode utilizar o teste para descobrir sua gravidez, tranquilamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.