Cote seu plano de saúde agora!

Em menos de 5 minutos encontraremos o plano ideal para você.

Iniciar cotação
< Voltar para home

Plano de saúde Unimed cobre fertilização in vitro?

Publicado em
de leitura

Se você está pensando em fazer um procedimento de fertilização, mas não sabe se o plano de saúde Unimed cobre fertilização in vitro, acompanhe esse artigo e tire suas dúvidas.

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

Alguns casais encontram problemas em terem filhos sozinhos, prova disso é que os casos de fertilização in vitro cresceram cerca de 168% nos últimos 7 anos.

Apenas no ano 2017, foram realizados quase 37 mil procedimentos desse tipo no Brasil.

No entanto, para muitos casais esse tratamento é uma possibilidade inviável, visto que todo o tratamento antes e depois, junto com o procedimento em si, é bem caro para muitas pessoas, e por esse motivo, vale a pena pesquisar se o plano de saúde Unimed cobre fertilização in vitro.

Tentar ter um filho, faz parte do planejamento familiar, da mesma maneira que outros tratamentos de concepção e fertilidade, além dos meios contraceptivos também fazem.

No entanto, muita confusão tem sido feita em voltas das leis que abordam determinados assuntos. Veja melhor a seguir.

Plano de saúde Unimed cobre fertilização in vitro?
Imagem: Getty

Entenda melhor a lei constitucional

Segundo a Constituição Federal, ter acesso ao planejamento familiar é direito de todo cidadão e deve ser promovido pelo Estado. Isso significa que, o SUS – Sistema Único de Saúde é obrigado a fornecê-lo.

A Lei nº 9.263 de 1996 apresenta dentro do planejamento familiar na constituinte, diz que, a população deve ter acesso a métodos seguros e cientificamente comprovados, voltados tanto para a concepção como para a contracepção.

A Lei nº 11.935 de 2009, por sua vez, afirma que a cobertura de tratamentos voltados ao planejamento é obrigatória, incluindo os procedimentos voltados para a fertilidade.

Conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor, toda e qualquer cláusula que exclua o atendimento de doenças deverá ser considerada nula.

Uma vez que, a infertilidade é tida pela CID – Classificação Internacional de Doenças, como uma doença.

No entanto, a Lei nº 9.656 de 1998, dos planos de saúde, afirma que todas as doenças relatadas pelo CID devem ser obrigatoriamente cobertas, exceto os casos de fertilização in vitro e inseminação artificial.

A ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, órgão responsável por regulamentar todo o ramo de saúde privada nacional, obriga os planos de saúde a oferecem procedimentos de diagnóstico e tratamentos para infertilidade, independentemente do paciente ser mulher ou homem.

Mas, para que esse tratamento seja possível é preciso que esteja listado no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde.

Caso não esteja, ele será obrigatório apenas se houver a cobertura para tal no contrato de prestação de serviço, firmado entre o plano de saúde e o cliente.

Portanto, é fundamental que o interessado procure saber junto a seu médico quais são os procedimentos necessários em seu caso. Assim poderá saber se eles estão inclusos no Rol de procedimentos ou na cobertura contratual do seu plano de saúde.

Entenda melhor a polêmica em torno da fertilização in vitro nos planos de saúde

Mesmo depois da instituição da Lei 9.656/98, que obriga todos os planos de saúde a custear procedimentos de planejamento familiar, incluindo assim, a fertilização in vitro.

Alguns planos de saúde se negam a cobrir o procedimento e não possuem parceria com clínicas de reprodução humana.

Isso porque a ANS, tempos depois, incluiu uma resolução na presente lei que excluía a inseminação artificial, das obrigatoriedades.

Com base nessa resolução, muitos planos de saúde se negaram a cobrir tais procedimentos.

A Unimed cobre fertilização in vitro?

No entanto, mesmo com a negativa do convênio Unimed cobre fertilização in vitro e de mais alguns planos, muitos casais entraram na justiça, a fim de terem seus direitos garantidos, e tiveram sucesso.

A saber, baseando-se no fato do direito ao planejamento familiar, presente na Constituição Federal.

Para seguir o caminho judicial, não importa que o tratamento não esteja previsto no contrato de adesão do segurado, ou que esteja fora dos procedimentos previstos em resolução normativa pela ANS.

O direito ao plano de saúde Unimed cobre fertilização in vitro é garantido por lei. Isso, é válido tanto para a Unimed Curitiba, Unimed Teresina, Unimed Florianópolis, Unimed Montes Claros, Unimed Itapetininga, Unimed Planalto, entre outras.

Vale a pena tentar, visto que muitos casos, em que os problemas de fertilidade são constatados, os reclamantes tiveram seus direitos atendidos.

O caso da Andreia, moradora do Estado da Bahia é apenas um exemplo disso.

Portanto, se você tem dúvidas ou receios sobre o convênio Unimed cobre todos os tipos de reprodução assistida, fique tranquilo, pois, mesmo que ele não cubra, existe uma possibilidade de ter acesso a esse tratamento judicialmente.

A Constituição brasileira tem como seu fundamento, a proteção ao direito à vida com dignidade, e negar a possibilidade de um planejamento familiar, indiretamente, significa negar uma dignidade à vida.

Isso significa que qualquer iniciativa que tenha a finalidade de dificultar ou impedir a concepção de quem deseja conceber uma vida, se caracteriza como uma afronta direta à constituição nacional.

Mediante isso, sim, o plano de saúde Unimed cobre inseminação in vitro, mesmo que ele se negue a tal, ele é obrigado por lei.

Procure um ginecologista Unimed que seja também obstetra e especializado para sanar suas dúvidas.

Plano de saúde Unimed cobre fertilização in vitro?
Imagem de alessandraamendess por Pixabay

Vantagens de optar pela fertilização in vitro 

Existem vantagens em recorrer ao método, desde que realizado em uma clínica de inseminação artificial recomendada.

Entre elas está o fato de utilizar embriões saudáveis para o útero e que para mulheres com laqueadura e homens com vasectomia o procedimento torna real o sonho de gerar um filho. 

Além disso, quando se busca uma clínica de reprodução assistida renomada, o casal conta com apoio de profissionais em todo o processo.

E, por meio da fertilização, ocorre a real possibilidade de se constituir uma família. 

Então, agora você já sabe se a Unimed cobre fertilização in vitro. Se ainda ficou alguma dúvida, entre em contato com a Unimed Florianópolis, Unimed Joinville, Unimed Teresina, Unimed Itapetininga, Unimed Curitiba, Unimed Planalto, entre outras.

Como escolher a melhor clínica para fertilização in vitro? 

Se você contratar o plano de saúde Unimed, é importante verificar sobre a cobertura, se disponível ou não. Caso consiga realizar o procedimento pelo plano, então terá que verificar quais são as clínicas de fertilização conveniadas. 

Existem muitas clínicas de reprodução humana, mas nem todas são da rede de convênios médicos. Se houver mais de uma, anote essas dicas para escolher a melhor clínica de reprodução humana: 

  • Faça uma pesquisa on-line sobre as clínicas, analisando os serviços e estrutura; 
  • Peça indicações a conhecidos sobre a clínica de fertilização que utilizaram de inseminação in vitro ou fertilização; 
  • Analise certificados de toda a equipe, especialmente dos médicos que atendem; 
  • Verifique se a clínica de fertilidade oferece atendimento humanizado; 
  • Veja se ela disponibiliza serviços como o de congelamento de óvulos, especialmente se você tem interesse em congelar óvulos. 

Seguindo essas dicas, fica mais fácil encontrar a melhor clínica de reprodução humana. 

É possível contratar um plano de saúde com todos os tipos de procedimentos médicos inclusos? 

Existem diferentes tipos de planos de saúde, mesmo em uma mesma operadora. Eles variam muito por coberturas e serviços oferecidos, bem como se é plano de saúde familiar, individual ou empresarial. 

Mas, a maioria das operadoras não oferecem cobertura para procedimentos de caráter estético, entre outras que não fazem parte. Vale ressaltar que existe o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS que define as coberturas obrigatórias. 

Portanto, por mais completo que um convênio médico seja, podem existir alguns procedimentos que não são cobertos. O melhor é solicitar a cotação com a operadora e verificar quais coberturas fazem parte do plano que você deseja, como a inseminação artificial, por exemplo. 

Além disso, atualmente foi aprovado pelo STJ o Rol taxativo, antes exemplificativo. Então, agora alguns procedimentos que não fazem parte do Rol da ANS podem não ser liberados, mesmo se o usuário entrar na justiça. 

Saiba que as regras costumam ser comuns entre as regionais Unimed Teresina, Unimed Florianópolis, Unimed Itapetininga, entre outras. Na dúvida, fale com um corretor de planos de saúde e entenda sobre os seus direitos, caso a operadora se negar a cobrir determinado procedimento.

*Publicado em 11/04/2019 e atualizado em 23/09/2022.

5/5 - (1 vote)

Icone de compartilhamento Compartilhe com seus amigos
Como funcionam os planos de saúde para MEI
20/03/18 Perguntas e respostas

Uma das inúmeras vantagens que as pessoas cadastradas como MEI possui são os convênios médicos. Veja aqui como...

Ler artigo
Plano de Saúde
Saúde Pública versus Saúde Privada
22/11/16 Perguntas e respostas

Falar de saúde pública no Brasil é abordar uma das questões mais complexas do país onde há um grande caminho a...

Ler artigo
Site Admin
Plano de saúde Unimed cobre bichectomia?
28/11/18 Perguntas e respostas

Quer saber se o plano de saúde Unimed cobre bichectomia? Pois, então, acompanhe o texto! Nele, explicamos o...

Ler artigo
Plano de Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

171 respostas para “Plano de saúde Unimed cobre fertilização in vitro?

    1. Olá, Mira!
      Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.
      PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.
      Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página: https://www.planodesaude.net/, escolha o tipo de plano de saúde que deseja e preencha o formulário para que um corretor parceiro entre em contato com você.
      Atenciosamente,
      Equipe Plano de Saúde

      1. Gostaria de saber se a Unimed de Manaus cobre fertilização in vitro. tenho 30 anos e tive teratoma bilateral, no lado direito retirei o ovário e a trompa, o lado esquerdo ainda tenho a trompa e parte do ovário. Nunca engravidei. E se tenho um sonho de ter pelo menos 1 filho ou filha gerados pelo meu próprio ventre. Sou casada, porém com uma mulher, então o ideal seria uma FIV, até mesmo porque o teratoma do lado esquerdo pode voltar e com isso eu ter que retirar também todo o lado esquedo. Possuo atualmente o plano de saude da Hapvida, porém ele se negou a fazer a FIV.

        1. Olá, Lana!
          Você precisa entrar em contato direto com a operadora para ser atendida.
          O PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.
          Atenciosamente,
          Equipe Plano de Saúde

          1. Gostaria de saber si em João Pessoa Paraíba PB
            O plano da Unimed aceita
            cobre fertilização in vitro.
            Tenho o plano da Unimed e gostaria muito desse suporte.
            Por favor aguardo retorno

          2. Prezada Amanda,

            Agradecemos o seu contato e interesse em saber sobre a cobertura de fertilização in vitro pelo plano da Unimed em João Pessoa, Paraíba (PB).

            Para obter informações detalhadas sobre a cobertura desse procedimento específico, recomendamos que você entre em contato diretamente com a sua seguradora Unimed. Os planos de saúde podem variar nas coberturas de procedimentos, e a disponibilidade da cobertura pode depender do tipo de plano contratado.

            Sugerimos que você entre em contato com o atendimento ao cliente da Unimed em João Pessoa ou consulte o portal oficial da Unimed na Paraíba para obter as informações mais precisas e atualizadas sobre a cobertura de fertilização in vitro.

            Atenciosamente,
            Equipe Plano de Saúde

        1. Olá, Giselly!
          Por favor, entre em contato com a operadora para que possam tirar sua dúvida.
          PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.
          Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página: https://www.planodesaude.net/, escolha o tipo de plano de saúde que deseja e preencha o formulário para que um corretor parceiro entre em contato com você.
          Atenciosamente,
          Equipe Plano de Saúde

        1. Olá, Danielle,

          Agradecemos o seu interesse em nossos conteúdos. Em relação à sua pergunta, é importante esclarecer que o planodesaude.net não é uma corretora ou seguradora, mas um portal especializado em produzir informações sobre planos de saúde e planos odontológicos.

          Quanto à cobertura de fertilização in vitro, ela pode variar de acordo com o plano de saúde contratado. Alguns planos oferecem cobertura parcial ou total para procedimentos de reprodução assistida, incluindo a fertilização in vitro. No entanto, é fundamental verificar as especificidades do seu plano de saúde e entrar em contato diretamente com a operadora ou corretora parceira para obter informações precisas sobre a cobertura desse tipo de procedimento.

          Esperamos ter esclarecido sua dúvida. Se precisar de mais informações, estamos à disposição para ajudar.

          Atenciosamente,
          Equipe Plano de Saúde

  1. Gostaria de saber se a Unimed Belém cobre fertilização in vitro. tenho 42 anos e as duas trompas obstruidas. nunca engravidei. E se tenho um sonho? Sim, ter pelo menos 1 filho ou filha gerados pelo meu próprio ventre. Possuo o plano de saude Unimed Belém pela empresa a qual trabalho.

    1. Olá, Maria!
      Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.
      PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.

      Atenciosamente,
      Equipe Plano de Saúde

  2. Gostaria de saber se a Unimed Belém cobre fertilização in vitro. tenho 42 anos e as duas trompas obstruidas. nunca engravidei. E se tenho um sonho? Sim, ter pelo menos 1 filho ou filha gerados pelo meu próprio ventre.

    1. Olá, Maria!
      Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.
      PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.
      Atenciosamente,
      Equipe Plano de Saúde

      1. Olá, Elenice!
        Essa é uma questão que você deve esclarecer com a operadora.
        Por favor, entre em contato com a operadora para que possam tirar sua dúvida.
        PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.
        Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando
        no link https://goo.gl/KvZ8Rp para que um corretor parceiro entre em contato com você.
        Atenciosamente,
        Equipe Plano de Saúde

    1. Olá, Deborah!
      Por favor, entre em contato com a operadora para que possam tirar sua dúvida.
      PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.

      Atenciosamente,
      Equipe Plano de Saúde