Cote seu plano de saúde agora!

Em menos de 5 minutos encontraremos o plano ideal para você.

Iniciar cotação
< Voltar para home

Plano de saúde Unimed Home Care

Publicado em
de leitura

Muitas vezes, é necessário que um paciente receba alguns cuidados em casa. Para isso, quem possui plano de saúde, pode solicitar o Home Care. Neste artigo, descobriremos como o plano de saúde Unimed Home Care funciona.

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

Todos nós já estamos cansados de saber que ter um plano de saúde, não é uma possibilidade apenas para pessoas com maior poder aquisitivo.

Ser beneficiário de um plano de saúde, se tornou uma necessidade para cada um dos brasileiros.

Afinal, a saúde pública não consegue atender toda a demanda de pacientes e, quando esse atendimento acontece, raramente ele é feito com a devida qualidade necessária.

Além disso, alguns pacientes necessitam de atenção especial como é o caso daqueles que contam com o serviço de Home Care.

Seja por possuir uma idade avançada, ou problemas de locomoção, existem inúmeros pacientes que preferem ou precisam ser atendidos em casa.

E para essas pessoas contar com um convênio que ofereça essa possibilidade é fundamental.

Neste artigo, veremos como funciona o plano de saúde Unimed Home Care, acompanhe.

Plano de saúde Unimed home care
Imagem: Getty

Entenda o que é o atendimento Home Care

Antes de explicar o que é Home Care e como funciona o plano de saúde Unimed Home Care, é interessante que você conheça melhor esse tipo de atendimento.

O Home Care é um tipo de internação domiciliar, diferente da ambulância Unimed. Ou seja, o paciente recebe todos os cuidados que receberia, diretamente, em casa.

Esse tipo de atendimento ocorre para evitar que o paciente fique exposto a contrair qualquer tipo de infecção hospitalar.

E, esta é uma modalidade de plano de saúde que vem crescendo muito nos últimos anos, especialmente porque a população idosa do país tem aumentado constantemente.

Entretanto, há algum tempo o Home Care deixou de ser apenas uma opção de internação.

Existem alguns tratamentos que podem e devem, ser feitos diretamente em casa, principalmente, quando o paciente tem dificuldades de locomoção.

Independentemente se estamos falando de um recém-nascido ou um idoso, o Home Care é um tipo de atendimento disponível para qualquer pessoa que conte com essa cobertura e tenha indicação médica.

Tratamentos de fisioterapia, fonoaudiologia e muitos podem ser realizados na casa do paciente.

Como solicitar o Home Care pela Unimed?

Se você é beneficiário de um plano de saúde da Unimed ou está pensando em contratar os serviços dessa operadora de plano de saúde, deve ficar atento.

Pois, para que se tenha acesso ao Home Care Unimed, ele deve estar incluso nas coberturas adicionais que o plano oferece.

Oferecido também com o nome de ‘Atenção Domiciliar’ o plano de saúde Unimed Home Care precisa estar incluso nas coberturas contratadas do convênio, caso contrário o paciente não poderá fazer uso desse tipo de serviço.

Caso você já tenha o plano de saúde da Unimed ou esteja em processo de contratação, fale com o seu corretor para que o Home Care seja incluído e assim, você não tenha nenhum tipo de dor de cabeça futuramente.

Podendo utilizar os cuidados do Home Care Unimed sempre que for preciso.

Hospital, Bank, Medical Building, Healthcare And Medicine, Calculator

Veja como o Home Care Unimed funciona

O programa de atenção domiciliar, também conhecido como Home Care Unimed, oferece todos os tratamentos necessários aos pacientes que possam recebê-los em casa.

Promovendo assim, mais conforto físico e emocional ao paciente e a família.

Para que ele aconteça é preciso que haja indicação médica, ou seja, é necessário que o médico responsável pelo tratamento do paciente solicite o atendimento domiciliar.

Assim que essa solicitação é feita, o caso é estudado por uma equipe multidisciplinar do programa, que irá avaliar todas as necessidades clínicas do paciente e desenvolver um plano de tratamento mais adequado.

Depois do plano de atendimento criado e passar pela Unimed liberação, o paciente passa a receber assistência domiciliar por uma equipe também multidisciplinar que oferecerá os tratamentos indicados ao seu estado clínico.

Quais são as obrigatoriedades para ter direito ao Home Care Unimed?

Para que essa assistência domiciliar seja aprovada é necessário que algumas obrigatoriedades sejam atendidas. Estas são:

  • Indicação médica para a realização do tratamento domiciliar e checagem da operadora, com uma aprovação do NEAD;
  • Infraestrutura física no domicílio para o atendimento das necessidades e realização dos tratamentos;
  • Aceitação por parte do paciente e/ou família;
  • Presença de um cuidador particular.

Assim, a liberação Unimed ocorrerá para atendimento de assistência domiciliar.

Quem pode solicitar o Home Care Unimed?

Pacientes de qualquer idade com indicação médica e infraestrutura física em casa para a realização dos tratamentos necessários podem solicitar o atendimento.

No entanto, é preciso que os pacientes estejam enquadrados dentro das seguintes condições:

  • Estejam hospitalizados com o quadro de saúde controlado e tenham condições de continuar o tratamento em casa;
  • Pacientes acamados que possuam doenças que impeçam o seu deslocamento;
  • Que necessitem do uso de oxigenioterapia ou aparelhos para suporte de vida;
  • Pacientes com indicação de tratamento especializado para feridas ou lesões específicas;
  • Que tenham indicação de tratamentos prolongados com o uso de antibióticos injetáveis;
  • Pacientes com indicações técnicas para tratamentos paliativos.

Para solicitar, basta falar com a Unimed atendimento ao usuário.

Por que é importante ter um cuidador no plano de saúde Unimed Home Care?

Como visto neste artigo, possuir um cuidador especializado é obrigatório para ter acesso ao atendimento domiciliar promovido pelo convênio Unimed.

Essa obrigatoriedade é necessária, pois, apenas um profissional especializado está apto a realizar a medicação e todos os tratamentos necessários no dia a dia.

Além de se responsabilizar pela realização do tratamento, o cuidado é o elo entre o paciente e a equipe multidisciplinar responsável pelo caso.

É ele quem fornecerá todas as informações necessárias sobre o paciente e o desenvolvimento do tratamento utilizado.

Por isso, é fundamental contar com um cuidador especializado nesses casos.

Pois, o sucesso do tratamento dependerá diretamente dele, que será o responsável por aplicá-lo.

Caso surja alguma dúvida quanto ao Home Care, uma excelente opção é entrar em contato com a ANS – Agência Nacional de Saúde, e solicitar mais informações.

Afinal, toda operadora de plano de saúde deve seguir as regras pré-determinadas pela ANS, a fim de evitar problemas maiores.

Vale a pena também solicitar mais informações sobre o atendimento domiciliar e as possibilidades de Home Care a um corretor especializado em planos de saúde ou mesmo diretamente com a operadora do plano de saúde em questão.

Se precisar tirar mais dúvidas, fale com a Unimed Rio Preto telefone, Portal Unimed Curitiba ou de outras localidades.

Quais são as coberturas atendidas por um Home Care do convênio médico? 

As coberturas atendidas são as prescritas pelo médico e conforme a necessidade do tratamento em casa. Além de tratar doenças, também inclui outros tratamentos complementares, como: enfermeiros, fisioterapeutas, aparelhos respiratórios, fonoterapia, alimentação por sonda, terapia ocupacional, cama hospitalar e outros. 

Basta que o paciente, ou o responsável, tenha em mãos o relatório detalhado para justificar a necessidade do atendimento domiciliar Unimed. Assim, entrar em contato com a operadora para fazer a solicitação. 

Em caso de dúvidas, fale com a Unimed atendimento ao usuário. 

E se a Unimed negar o atendimento Home Care? 

Como citamos acima, com o pedido do médico, a operadora deve oferecer o atendimento Home Care. Mas, e se a operadora negar o atendimento domiciliar? 

Neste caso, o usuário deverá entrar com uma ação para que obtenha a autorização de atendimento domiciliar.  

Em muitos casos, apenas com a liminar já é possível usufruir o atendimento. Para isso, você deve consultar o seu advogado. 

O ideal é entrar em contato pelo telefone da Unimed e recorrer diretamente com a operadora. Caso não seja oferecido o serviço, então recorrer ao seu advogado.

Plano de saúde Unimed Home Care
Imagem de Bruno /Germany por Pixabay

A Unimed é confiável? 

A Unimed é uma operadora de plano de saúde bastante conceituada no mercado nacional. Oferece diferentes serviços, inclusive, o convênio médico. 

Em cada um dos tipos de planos de saúde, a operadora busca suprir as necessidades de seus usuários. E para melhor atendê-los, disponibiliza muitas centrais, já que conta com ampla rede de atendimento. 

Entre elas: Unimed Fama, Convênio Unimed Cascavel, Unimed Paraná, entre muitas outras. A melhor forma de saber se a regional que atende perto de você é boa, é perguntando aos usuários do convênio médico. 

Você também pode consultar fóruns e sites especializados, como o Reclame Aqui, Procon, SUSEP e, inclusive, as redes sociais da operadora. 

Ao fazer uma busca, por exemplo, pela Unimed Reclame Aqui, como Central Nacional Unimed, ela consta com classificação com nota de 6.1/10. Nos últimos 12 meses recebeu 2466 reclamações, retornando a 2426 delas. 

Fechou o período com índice de solução de 59.8%, o que é muito bom. Além disso, recebeu nota dos usuários de 4.52, após 610 avaliações. 

Com base na pesquisa da Unimed Reclame Aqui, que compreende o período de 01/01/2022 – 31/12/2022, dá para notar que a Unimed é confiável.

Agora você já sabe o que é Home Care e como funciona o plano de saúde Unimed Home Care.

Então, sabe também que é um serviço essencial e para contratá-lo, basta fazer uma cotação personalizada e gratuita.

*Publicado em 2018 e atualizado em 30/01/2023.

5/5 - (1 vote)

Icone de compartilhamento Compartilhe com seus amigos
Plano de saúde Itapetininga – SP
29/05/15 Operadoras de planos de saúde

Veja como pode ser muito vantajoso ter um plano de saúde Itapetininga e aproveite para contratar o seu agora mesmo!...

Ler artigo
Plano de Saúde
Plano de saúde São João de Meriti – RJ
01/10/13 Operadoras de planos de saúde

Este artigo mostra como é importante cuidar de sua saúde com um plano de saúde São João de Meriti. São João de...

Ler artigo
Plano de Saúde
Cartão de TODOS – Cartão de descontos
10/09/20 Operadoras de planos de saúde

Este texto fala sobre o Cartão de TODOS – Cartão de descontos e trata-se de um conteúdo editorial, feito pela...

Ler artigo
Plano de Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

51 respostas para “Plano de saúde Unimed Home Care

  1. Boa tarde!
    Para pacientes que possuem a Unimed, o Home care tem acréscimo mensal na parcela? Assim como se tem nas consultas e exames?

    1. Olá Isabely,

      Agradecemos pelo seu comentário em nosso portal! Com relação a sua pergunta, o acréscimo para o atendimento Home Care na Unimed pode variar de acordo com o plano contratado. Recomendamos que entre em contato diretamente com a sua operadora de plano de saúde para verificar as condições do seu plano e obter essa informação com mais precisão.

      Estamos à disposição para qualquer outra dúvida.

      Atenciosamente,
      Equipe Plano de Saúde

  2. Meu pai tem 85 anos, e doença de parkinson, está acamado sem conseguir se alimentar direito e com dificuldade de conseguir engolir até mesmo água, seu medico solicitou o home care porém a Unimed está se negando a atender pois sua base é em Presidente Prudente, e residimos em Regente Feijó

    1. Olá, Andre!
      Obrigado por contribuir com nossos leitores.
      Vale frisar que não somos operadora de plano de saúde, portanto, solicitamos aos
      leitores do nosso site entrar em contato com a operadora responsável para que
      possam tirar sua dúvida.

      Nosso site é um guia independente para orientar o consumidor a escolher o plano de
      saúde ideal. Por isso, em caso de dúvidas ou problemas com o plano contratado, é
      preciso entrar em contato com a operadora de plano de saúde responsável.
      Atenciosamente,
      Equipe Plano de Saúde