Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

Existe plano odontológico que cobre implante?

O plano odontológico cobre implante dentário, mas não é em qualquer operadora.

Cuidar da saúde bucal é necessário para que se evitem cáries e até mesmo a perda dos dentes. Quando isso não é feito corretamente começam a surgir os problemas.

Um dente que foi danificado, precisa ser reparado e existem diferentes formas de fazer. A mais simples é a restauração, mas quando a situação se agrava pode ser necessário um implante ou prótese.

Nesse momento surge a dúvida se o plano odontológico cobre implante. Afinal, ninguém quer colocar a mão no bolso.

Existe plano odontológico que cobre implante?

Imagem: Getty Images

Diferença entre implante e prótese dentária

Antes de entrar no mérito se o plano odontológico cobre implante dentário é preciso entender o que é o procedimento. É bastante comum confundir a prótese com implante por quem não é da área.

A prótese consiste na colocação de um dente artificial no local de um que foi parcialmente perdido. Por exemplo, após fazer um canal o paciente terá o dente danificado.

A raiz será salva, mas a parte que vemos não. Nesse caso, uma dentista fará uma prótese para colocar no lugar da parte do dente que danificou durante o procedimento.

Será colocado um pino e uma coroa para repor as perdas. Dessa forma a pessoa não comprometerá a sua mastigação.

Já o implante funciona de uma forma um pouco diferente. Ele é realizado quando não é possível salvar nenhuma parte do dente, por exemplo, se tiver uma extração porque os danos não puderam ser contidos.

Nesse caso, será preciso fixar uma estrutura na região do maxilar. Essa fará a função da raiz do dente que foi perdido.

Saiba o preço do seu Plano de Saúde

Qual seu tipo de plano?

Simular

A grande vantagem em relação à prótese é que ela possui maior durabilidade e fica melhor fixada.

O que o plano odontológico contempla

Agora podemos falar sobre quais são as coberturas dos planos odontológicos. Pela ANS, os planos devem oferecer cuidados para a manutenção e cuidados da saúde bucal.

Isso quer dizer que consultas, limpezas, radiografias, tratamentos de cáries e outros estão contemplados. Entretanto, quando se trata de procedimentos estéticos, os planos odontológicos não são obrigados a cobrir.

Isso porque a Agência entende que a intenção do plano odontológico é cuidar da saúde e não mudar a aparência. Portanto, as coberturas que são consideradas obrigatórias são encontradas em qualquer plano, mesmo nos mais simples.

Ao aderir ao serviço terá acesso a todos os cuidados para cuidar da saúde bucal. A atenção deve ser em relação às carências, pois, pode ser preciso aguardar o prazo de liberação.

Plano odontológico cobre implante dentário

Para responder se o odontológico cobre implante dentário, se fossemos falar de forma genérica a resposta seria não. Esse é um procedimento que não está contemplado no rol da ANS.

Vale ressaltar que isso não faz com que seja impossível encontrar planos que tenham essa cobertura. A ANS determina os procedimentos mínimos que deverão ser ofertados, porém, as operadoras podem ir além.

Por isso, é comum encontrar diferentes planos odontológicos em cada empresa.

Como a busca por procedimentos estéticos dentários tem crescido, estão sendo incluídos em alguns planos. Isso significa que em alguns casos é possível contar com o implante dentário.

A única questão é o valor, esses serviços costumam ser bem mais caros que um plano mais simples.

Vale a pena contratar um plano odontológico com implante?

Não existe uma resposta certa para essa pergunta. Quem cuida dos dentes frequentemente e se antecipa aos problemas, dificilmente precisará fazer um implante.

Isso porque os cuidados preventivos evitarão que ele venha a ser extraído ou perdido por completo. Para quem tem a saúde bucal comprometida, pode ser interessante contratar um plano odontológico que cobre implante.

Isso porque o procedimento possivelmente precisará ser usado e acabará sendo mais interessante financeiramente dessa forma. Entretanto, não se deve avaliar apenas a cobertura para implante.

Considera também outros procedimentos que sejam disponibilizados no plano e possam ser interessantes. Por exemplo, o clareamento dentário.

Avaliando os prós e contras é preciso ter em mente que ao optar por um serviço com implante dentário incluído, ele terá um custo mensal mais alto. Porém, isso pode ser compensado pelo alto valor do procedimento.

Além disso, o plano odontológico cobre implante, mas não é qualquer operadora que oferece esse tipo de serviço.

Pode ser necessário uma pesquisa extensa até encontrar um que atenda a essa necessidade.

Jeniffer Elaina da Silva

Redatora especialista em saúde e planos de saúde. Jeniffer já escreveu mais de mil artigos sobre saúde para o Planodesaude.net e publicou o ebook Cuide de Sua Saúde. Atualmente, cursa Gestão de Seguros e é formada em Marketing com pós em Administração na FGV. Possui também um curso técnico em Direito do Seguro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.