Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

Plano de saúde cobre exame de Bioimpedância?

Tem dúvidas se o plano de saúde cobre exame de bioimpedância? Pois, então, acompanhe este texto e descubra tudo que você precisa sobre o exame genético.

Um plano de saúde cobre exame de bioimpedância porque o teste aparece no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

O Rol é a lista de procedimentos com cobertura obrigatória pelos planos de saúde no Brasil. Para realizar o procedimento, porém, é importante que o usuário atenda a alguns pré-requisitos.

Para começar, o atendido deve possuir plano das segmentações Ambulatorial, Hospitalar (com ou seu Obstetrícia) ou Referencial.

As segmentações são definidas pela ANS, e indicam os procedimentos a que cada usuário tem direito em sua assistência.

Ao mesmo tempo, é fundamental que haja indicação médica para o procedimento. Do contrário, a operadora de saúde poderá se negar a realizar o atendimento.

Plano de saúde cobre exame de Bioimpedância?

Imagem: Getty

O que é a bioimpedância?

Listada no Rol da ANS como Bioimpedanciometria, a bioimpedância é um exame realizado para avaliar a composição corporal de um indivíduo.

O teste informa, por exemplo, a quantidade de gordura do corpo do paciente, de água, sua massa magra e mais.

Dessa forma, o médico pode indicar, com maior personalização, dietas e programas de reeducação alimentar.

O exame é realizado por meio de uma leve corrente elétrica aplicada no corpo. Os valores aferidos são impressos pelo próprio equipamento do teste, para que possam ser avaliados pelo médico.

Saiba o preço do seu Plano de Saúde

Qual seu tipo de plano?

Simular

É importante dizer que o plano de saúde cobre exame de bioimpedância de diferentes formas. Algumas empresas permitem o teste em sua rede credenciada de endocrinologistas e nutricionistas.

Outras, preferem que o usuário realize o exame em consultório diferente, e então reembolsa o custo do procedimento. Esse último é mais comum quando os médicos não possuem o equipamento necessário.

Deste modo, é fundamental consultar o seu contrato. Assim, você saberá o que fazer para realizar o teste.

Plano de saúde cobre exame de bioimpedância, mas negou o atendimento. O que faço?

Assim como explicado, a bioimpedância está listada no Rol da ANS. Por isso, tem cobertura obrigatória, e não pode ser negada se houver solicitação médica.

Caso a operadora ainda se negue a quitar os valores, o consumidor deve procurar a ANS e realizar reclamação. Como regula os planos de saúde no Brasil, a empresa pode intervir em nome do usuário.

Outra opção é procurar o auxílio do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) da sua cidade.

Em último caso, o usuário pode abrir ação judicial contra a empresa. Assim, o juiz irá “lembrar” a operadora de que plano de saúde cobre exame de bioimpedância, e obrigá-la a fazê-lo.

2 Comentários

Sonilda Nascimento Alves

Boa noite,

Onde posso fazer esse exame? pelo convênio?

Comentar
Fabiana Ferreira

Boa tarde Sonilda,

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,
Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.
Para fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://goo.gl/KvZ8Rp para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.