ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Plano de saúde cobre exame de Bioimpedância?

Tem dúvidas se o plano de saúde cobre exame de bioimpedância? Pois, então, acompanhe este texto e descubra tudo que você precisa sobre o exame genético.

Um plano de saúde cobre exame de bioimpedância porque o teste aparece no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

O Rol é a lista de procedimentos com cobertura obrigatória pelos planos de saúde no Brasil. Para realizar o procedimento, porém, é importante que o usuário atenda a alguns pré-requisitos.

Para começar, o atendido deve possuir plano das segmentações Ambulatorial, Hospitalar (com ou seu Obstetrícia) ou Referencial.

As segmentações são definidas pela ANS, e indicam os procedimentos a que cada usuário tem direito em sua assistência.

Ao mesmo tempo, é fundamental que haja indicação médica para o procedimento. Do contrário, a operadora de saúde poderá se negar a realizar o atendimento.

Plano de saúde cobre exame de Bioimpedância?

O que é a bioimpedância?

Listada no Rol da ANS como Bioimpedanciometria, a bioimpedância é um exame realizado para avaliar a composição corporal de um indivíduo.

O teste informa, por exemplo, a quantidade de gordura do corpo do paciente, de água, sua massa magra e mais.

Dessa forma, o médico pode indicar, com maior personalização, dietas e programas de reeducação alimentar.

SAIBA O PREÇO DO SEU PLANO DE SAÚDE

Qual seu tipo de plano?

Solicitar

O exame é realizado por meio de uma leve corrente elétrica aplicada no corpo. Os valores aferidos são impressos pelo próprio equipamento do teste, para que possam ser avaliados pelo médico.

É importante dizer que o plano de saúde cobre exame de bioimpedância de diferentes formas. Algumas empresas permitem o teste em sua rede credenciada de endocrinologistas e nutricionistas.

Outras, preferem que o usuário realize o exame em consultório diferente, e então reembolsa o custo do procedimento. Esse último é mais comum quando os médicos não possuem o equipamento necessário.

Deste modo, é fundamental consultar o seu contrato. Assim, você saberá o que fazer para realizar o teste.

Plano de saúde cobre exame de bioimpedância, mas negou o atendimento. O que faço?

Assim como explicado, a bioimpedância está listada no Rol da ANS. Por isso, tem cobertura obrigatória, e não pode ser negada se houver solicitação médica.

Caso a operadora ainda se negue a quitar os valores, o consumidor deve procurar a ANS e realizar reclamação. Como regula os planos de saúde no Brasil, a empresa pode intervir em nome do usuário.

Outra opção é procurar o auxílio do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) da sua cidade.

Em último caso, o usuário pode abrir ação judicial contra a empresa. Assim, o juiz irá “lembrar” a operadora de que plano de saúde cobre exame de bioimpedância, e obrigá-la a fazê-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.