Cote seu plano de saúde agora!

Em menos de 5 minutos encontraremos o plano ideal para você.

Iniciar cotação
< Voltar para home

Unimed cobre abdominoplastia?

Publicado em
de leitura

Incomodado com o excesso de pele em seu abdômen e com a flacidez? Quer saber se a Unimed cobre abdominoplastia para resolver esse problema? Continue lendo esse artigo e encontre a resposta para essa pergunta.

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

Todos nós já ouvimos ou lemos em algum lugar que o número de pessoas obesas no Brasil vem aumentando cada vez mais.

No entanto, a procura por procedimentos cirúrgicos como a bariátrica e médicos como o balão gástrico, também têm aumentado, a fim de reverter esse quadro nacional.

Em praticamente 90% dos casos, os resultados desses procedimentos são muito positivos, algumas pessoas chegam a perder mais de 50 quilos com essas intervenções.

Mas como consequência da perda de tantos quilos, geralmente em um período mais curto que o normal, grande parte das pessoas, sofrem com outro problema: O excesso de pele na região do abdômen e outras partes do corpo.

No entanto, o abdômen é a área em que costuma incomodar mais.

Se você se enquadra nesse perfil, e vem pensando em realizar uma cirurgia plástica pelo seu convênio, mas tem dúvidas se a Unimed cobre cirurgia plástica abdominoplastia, acompanhe esse artigo, aqui iremos esclarecer essa questão e mais algumas sobre o assunto.

Unimed cobre cirurgia plástica abdominoplastia?
Imagem: Getty Images

O que é a abdominoplastia?

Antes de explicar se a Unimed cobre cirurgia plástica abdominoplastia é interessante que você conheça melhor esse procedimento.

A abdominoplastia é uma cirurgia plástica em que todo o excesso de pele localizado no abdômen é retirado e as extremidades da pele são costuradas, formando uma barriga lisa, mas com uma grande cicatriz na região do baixo ventre.

A abdominoplastia ajuda também a diminuir flacidez da barriga já que ela fica também mais dura.

Com ela ainda é possível remover estrias e cicatrizes que existirem na região.

Esse procedimento pode ser realizado em homens e mulheres e além de ser indicado para quem perdeu peso rapidamente, devido a uma cirurgia bariátrica, por exemplo, mas ela também pode ser feita depois de uma gravidez que deixou a região da barriga muito flácida.

No entanto, ela não é indicada para qualquer pessoa, já que em alguns casos ela nem chega a ser necessária.

Quando são pessoas magras que possuem apenas um pouco de gordura localizada na região da barriga, há procedimentos mais fáceis a serem realizados, como uma lipoaspiração, ou a chamada mini-abdominoplastia.

Esses procedimentos podem ser menos invasivos e de recuperação mais rápida.

Ou seja, somente a abdominoplastia não é suficiente para o tratamento da obesidade.

Portanto, a abdominoplastia pode ser realizada tanto com o objetivo na saúde (nos casos em que ela é necessária em decorrência de uma cirurgia bariátrica ou por causa de um balão gástrico), mas também, pode ter um objetivo principalmente estético, já que ajuda a corrigir imperfeições que incomodam muito as pessoas.

O plano de saúde da Unimed cobre cirurgia abdominoplastia?

Se o caso for o citado acima, no qual houve o excesso de pele que se formou no abdômen é derivado de um emagrecimento rápido, decorrente de uma redução de estômago, ou a colocação de um balão gástrico, a fim de resolver um problema de obesidade mórbida.

Ou seja, por uma questão de saúde, a resposta é sim, o plano Unimed cobre cirurgia plástica abdominoplastia.

Isso acontece porque nesses casos, a perda de peso ocorrida de maneira muito rápida e, em uma quantidade muito grande, não permite ao organismo, por mais saudável e jovem que ele seja, colocar toda a pele que estava estirada por causa do sobrepeso, no lugar certo.

Formando assim, o que a maioria das pessoas chama de avental.

Um excesso de pele que se forma no abdômen e cai por cima da região pubiana.

Essa pele excedente, quando em contato com a pele de outras partes do corpo, pode formar dermatites de contato, devido o atrito e o suor, promovendo feridas e a proliferação de bactérias, e infecções cutâneas.

Nesses casos, a Unimed cobre cirurgia plástica abdominoplastia, pois, se trata de uma questão de saúde.

Embora ocorra o ganho estético, o foco é a saúde

Obviamente que ocorre o ganho estético, mas o foco principal é manter a boa saúde e conforto físico do paciente.

Essa obrigatoriedade é imposta pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, órgão responsável por regulamentar os planos de saúde no Brasil e definir quais são os procedimentos obrigatórios e quais são os facultativos a serem cobertos pelas operadoras de saúde.

Por isso, todos os planos de saúde, incluindo o SUS – Sistema Único de Saúde – que se trata de um órgão público e completamente gratuito, são obrigados a cobrir a cirurgia plástica abdominoplastia, nesses casos.

No entanto, se o caso for apenas estético, a chance de o plano Unimed cobrir cirurgia plástica abdominoplastia, ou qualquer outro plano são bem pequenas, quase nulas.

Dependerá apenas do tipo de plano que você tem dentro do convênio.

Por isso, é de extrema importância que você avalie muito bem seu contrato de adesão de convênio antes de completar a aquisição do serviço.

Caso você já seja um conveniado, e queira saber se a Unimed cobre cirurgia plástica abdominoplastia, o mais certo a fazer é buscar por essa informação junto a operadora do seu plano.

Mas fique ciente de que se o seu caso for o excesso de pele devido ao emagrecimento rápido, causado pela redução do estômago, ou colocação de balão gástrico, como citado neste artigo.

A Unimed cobre cirurgia plástica abdominoplastia obrigatoriamente.

Esse é um direito previsto por lei.

Caso você queira saber mais sobre quais são as coberturas obrigatórias dos planos de saúde, é possível realizar essa pesquisa no site da ANS.

Gastos que podem ser cobertos pela Unimed, mesmo no caso de cirurgias plásticas realizadas por estética

Além da cirurgia em si, há diversas etapas e procedimentos que são feitos antes e depois da abdominoplastia.

Antes da realização do procedimento cirúrgico, o paciente deve consultar-se com um médico, para ver se há algum risco de complicações durante a cirurgia e também para saber mais sobre a condição de saúde do paciente.

Sendo assim, o cirurgião plástico costuma solicitar exames, como o de sangue, avaliação física e ainda se intera sobre os fatores de risco do paciente (como o fato de ele beber, fumar, e a idade, por exemplo).

Esse gasto com consultas médicas antes da cirurgia e depois para o acompanhamento podem estar dentro da cobertura do plano (isso dependerá apenas da cobertura contratada).

Outros gastos que podem ser cobertos pela Unimed são os gastos do material de apoio cirúrgico e as medicações e até mesmo alguns custos com a internação.

Mesmo que a cirurgia plástica em si não seja coberta pelo plano e seja realizada de forma particular, vale o paciente ficar atento, pois, se houver direito a algumas das coberturas mencionadas acima, o valor final do procedimento poderá ser bem menor.

Você pode conferir o preço, pela tabela de plano de saúde empresarial em São Paulo!

Unimed cobre abdominoplastia?

Como acontece a abdominoplastia?

Depois de o médico verificar todos os exames e ver que o paciente não possui riscos, a cirurgia é marcada.

Nesse período, é importante que o paciente tome alguns cuidados como evitar beber, fumar, ou ingerir medicamentos como aspirina e anti-inflamatórios, para evitar o risco de sangramentos durante o procedimento.

O procedimento dura entre 2 e 4 horas e é realizado com anestesia peridural.

Período de carência

Quem contrata o plano da Unimed visando apenas a cobertura para cirurgia plástica abdominoplastia deve atentar-se ao período de carência.

Durante esse período os planos não são obrigados a disponibilizar alguns procedimentos, incluindo as consultas com o cirurgião plástico.

Essa situação não acontece apenas com a Unimed, mas com todos os planos de saúde, já que é regulamentado pela ANS.

Por isso, é preciso que o paciente planeje-se com antecedência.

Se fizer particular, quanto custa uma cirurgia plástica abdominoplastia?

Caso seja necessário, saber o valor da abdominoplastia é importante, até mesmo para que ocorra um melhor planejamento financeiro.

O preço da cirurgia plástica varia muito de acordo com a região do paciente, hospital escolhido, cirurgião que irá realizar o procedimento e a complexidade da operação, como por exemplo, se há necessidade de realizar outros procedimentos, como a lipoaspiração, na mesma intervenção cirúrgica.

Desse modo, o preço da abdominoplastia pode variar entre 5 mil e 10 mil reais.

No entanto, mesmo com o plano de saúde, é importante pesquisar, não somente a diferença dos valores, como também a reputação do médico e do hospital.

Você pode conferir a tabela de preço do plano de saúde Unimed 2019. Selecionamos por planos e faixas etárias!

Como contratar um plano Unimed mais barato? 

O cálculo do plano de saúde é feito por meio de análises realizadas pela operadora. Ou seja, nas informações passadas pelo usuário, como idade, doenças preexistentes, quantidade de beneficiários, tipo de plano contratado, entre outras. 

Assim sendo, varia muito e é importante realizar uma cotação personalizada para saber quanto vai pagar. Mas, fale com o corretor de seguros sobre a possibilidade de personalizar as coberturas incluídas no plano escolhido. 

Além disso, a área de abrangência também influencia. Por exemplo, quem escolhe a Unimed Nacional acaba pagando mais do que o valor do plano regional. 

Aqueles que contratam também a Unimed odonto, além de convênio, também paga mais caro. Isso porque adquire um plano mais completo. 

Mas, nem sempre o plano mais em conta é o melhor. Afinal, é importante que ele ofereça as coberturas que você julgue serem mais importantes.  

Então, na hora de cotação, pergunte ao seu corretor sobre a cobertura que quer saber se possuirá, como redução de mama, para caso de diástase abdominal, redução de estômago e outras. Ou seja, tire todas as suas dúvidas antes de assinar o contrato. 

Unimed cobre abdominoplastia?
Imagem de Marek Studzinski por Pixabay

Se o convênio médico se negar a cobrir abdominoplastia, como devo proceder? 

Caso você se enquadre nas regras sobre a obrigatoriedade de o convênio Unimed oferecer o procedimento e a operadora se recusar, pode acionar a ANS. 

Você pode registrar a sua reclamação diretamente pelo site ou mesmo falar com um advogado para que possa te orientar.  

Mas, recomendamos que antes tire as suas dúvidas com a operadora sobre o motivo da recusa e fale com o seu médico. 

No caso da Unimed empresarial, o RH da sua empresa poderá te ajudar sobre os procedimentos cobertos. 

Afinal, existem regras para muitas coberturas, como no caso de diástase abdominal, cirurgia bariátrica, gastroplastia, braquioplastia e até mesmo cirurgia abdominoplastia. 

Além disso, procedimentos com finalidade estética não são coberturas obrigatórias, como para quem tem barriga avental, pessoas que querem passar por uma lipoaspiração ou outros. 

Atente-se na hora de contratar um plano de saúde Unimed

Se o objetivo final for contratar um plano de saúde para realizar uma cirurgia plástica com finalidade estética, é importante confirmar essa informação antes mesmo de contratar o plano, para que não hajam surpresas.

Por isso, é sempre bom perguntar para a operadora, detalhadamente, quais são os procedimentos que estão cobertos.

Até porque, assim, é possível escolher a modalidade mais adequada, e até mesmo, trocar de operadora, se for o caso.

Mesmo que o plano não cubra as cirurgias plásticas por estética, uma modalidade mais completa, que tenha uma maior abrangência, como nos casos mencionados anteriormente, já pode ajudar e muito no momento de definir o valor final da cirurgia.

Quer saber mais sobre as coberturas e preços do plano? Confira a tabela de plano de saúde empresarial no Rio de Janeiro!

Agora que você já sabe se o plano de saúde Unimed cobre cirurgia plástica abdominoplastia, faça agora mesmo uma cotação com a operadora e tenha cobertura para essa e outras situações, e ainda, garanta a tranquilidade da sua família!

Afinal, independentemente da situação, possuir um plano de saúde sempre vale a pena!

Se ficou alguma dúvida, entre em contato com a Unimed Central Nacional e fale com o atendente. Caso prefira, fale diretamente com a regional mais próxima de você, ou seja, Unimed Blumenau, no Rio de Janeiro, entre outras localidades.

Publicado em 14/01/2018 e atualizado em 22/11/2022.

4.7/5 - (3 votes)

Icone de compartilhamento Compartilhe com seus amigos
Plano de saúde cobre tratamento para engravidar?
03/10/18 Perguntas e respostas

De modo geral, os planos de saúde custeiam procedimentos que estão listados no Rol de Procedimentos e Eventos em...

Ler artigo
Plano de Saúde
Plano de saúde cobre exame de Bioimpedância?
18/12/18 Perguntas e respostas

Tem dúvidas se o plano de saúde cobre exame de bioimpedância? Pois, então, acompanhe este texto e descubra tudo que...

Ler artigo
Plano de Saúde
Como funciona o plano de saúde para tratamento...
23/10/18 Perguntas e respostas

Cobertura do plano de saúde para tratamento de autismo costuma gerar uma série de controvérsias. Afinal, operadoras...

Ler artigo
Plano de Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

205 respostas para “Unimed cobre abdominoplastia?

    1. Gostaria de saber se eu tenho direito em fazer a abdominoplastia pelo plano devido abdome flácido com excesso de pele devido duas gravidez que tive?

      1. Olá, Drielhe!

        Obrigada por comentar no PlanoDeSaude!

        Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida, pois as coberturas variam conforme o tipo de plano contratado.

        PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.

        Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://goo.gl/KvZ8Rp para que um corretor parceiro entre em contato com você.

        Atenciosamente!

        1. Olá, Glaucineide!

          Obrigada por comentar no PlanoDeSaude!

          Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida. Saiba que as operadoras oferecem diferentes tipos de planos, com coberturas variadas. É importante você verificar quais são os procedimentos que fazem parte do seu contrato, bem como indicação médica.

          Atenciosamente!

      2. Tenho barriga caída por ter três filhos e engordei também, pois está me encomendando muito. Em época de calor ficou assada por que a pele cai em cima da virilha muito incômodo.

          1. Eu tenho diastase e hérnia umbilical e barriga de avental ja estou com incontinência de xixi tenho dores e meus órgão ja estao fora do lugar gostaria de saber se meu plano da unimed cobre tirar a hernia amarrar a diastase e a abnoplastia

          2. Olá Priscila,

            Agradecemos por entrar em contato conosco e por sua pergunta sobre a cobertura de cirurgia para diástase, hérnia umbilical e abdominoplastia pelo seu plano da Unimed. Para obter informações precisas sobre a cobertura desses procedimentos pelo seu convênio, sugerimos que entre em contato diretamente com a Unimed, que poderá lhe fornecer todas as informações necessárias.

            Lembramos que o portal Plano de Saúde em planodesaude.net é especializado em produzir conteúdo sobre plano de saúde e plano odontológico, e que nosso objetivo é fornecer informações úteis e confiáveis para nossos leitores. Para cotações de seguros, trabalhamos em parceria com corretoras de seguros, que estão aptas a oferecer opções de planos e valores mais adequados para cada perfil de cliente.

            Atenciosamente,
            Equipe Plano de Saúde.

        1. Meu esposo tem o plano e quero entrar pra fazer a bariatrica e depois se necessário a abdominoplastia o plano cobre as duas .?

          1. Olá, Joyce!
            Por favor, entre em contato com a operadora para que possam tirar sua dúvida.
            PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.

            Atenciosamente,
            Equipe Plano de Saúde

          1. Olá, Quitéria!
            Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.
            PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.
            Atenciosamente,
            Equipe Plano de Saúde

      3. Sou Rosangela gostaria de saber se tenho o direito de fazer Abdominoplastia pois tive dois partos e dois laparotomia retirada de tumores da minha barriga ficou toda torta e cheia de buraco como devo fazer?

        1. Olá, Rosangela!
          Obrigada por comentar no PlanoDeSaude!
          Nós não somos operadora de plano de saúde, portanto, solicitamos aos leitores do nosso site entrar em contato com a operadora responsável para que possam tirar sua dúvida.
          Aqui em nossa página solucionamos dúvidas referentes ao nosso site, como fazer cotação do plano de saúde, entre outras pertinentes. As que são relacionadas ao serviço ofertado por uma operadora, apenas ela tem autorização para resolver. Portanto, solicitamos que o leitor entre em contato diretamente com a mesma.
          Se precisar, temos conteúdos com o telefone de algumas operadoras de planos de saúde. Basta filtrar pela pesquisa.
          Atenciosamente,
          Equipe Plano de Saúde

        2. Boa tarde. Eu me chamo Rose, tenho 1,59 de altura e peso 67 quilos. Eu gostaria de saber se o convênio cobriria a cirurgia de abdominoplastia? Obrigada

          1. Olá, Rosemeire!
            Por favor, entre em contato com a operadora para que possam tirar sua dúvida.
            PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.

            Atenciosamente,
            Equipe Plano de Saúde

      4. Tenho 2 filhos gostaria de saber se eu tenho direito em fazer a abdominoplastia pelo plano devido abdome flácido com excesso de pele devido duas gravidez que tive?

        1. Olá, Isabela! Obrigada pelo seu comentário. A Unimed pode cobrir a abdominoplastia em casos de necessidade médica comprovada, como em casos de hérnias, por exemplo. No entanto, cada caso é avaliado individualmente e é importante conversar com o seu médico e verificar se a cirurgia é realmente necessária. Além disso, é importante verificar a cobertura específica do seu plano de saúde em relação a procedimentos estéticos.

    2. Boa tarde!
      Gostaria de saber se a Unimed cobre a abnoplastia.
      No meu caso tive sobra de pele proveniente da gravidez.Pois engordei 26 kg.
      Peso 55 kg e tenho 1,53 de altura.

      1. Olá, Daniele!
        O PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.
        Não somos operadora de plano de saúde, portanto, solicitamos aos leitores do nosso site entrar em contato com a operadora responsável para que possam tirar sua dúvida.
        Aqui em nossa página solucionamos dúvidas referentes ao nosso site, como fazer cotação do plano de saúde, entre outras pertinentes. As que são relacionadas ao serviço ofertado por uma operadora, apenas ela tem autorização para resolver. Portanto, solicitamos que o leitor entre em contato diretamente com a mesma.
        Se precisar, temos conteúdos com o telefone de algumas operadoras de planos de saúde. Basta filtrar pela pesquisa.
        Atenciosamente,
        Equipe Plano de Saúde