Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

Plano de saúde cobre gengivoplastia?

Tem dúvidas se o plano de saúde cobre gengivoplastia? Sem problemas! Neste texto, explicamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe!

A gengivoplastia é uma cirurgia utilizada para a correção do tamanho e contorno da gengiva de um paciente.

O procedimento é simples, e seu resultado costuma potencializar a autoestima do indivíduo. Mas será que o plano de saúde cobre gengivoplastia? A resposta é: depende.

Um plano de saúde só cobre procedimentos bucais se for Odontológico. Os planos de saúde no Brasil possuem cinco segmentações básicas: a Ambulatorial, Hospitalar sem Obstetrícia, Hospitalar com Obstetrícia, Referencial e o Odontológico.

Os primeiros oferecem atendimentos para o corpo do paciente, com ou sem internação, oferecendo ou não serviços de parto e pré-natal. As segmentações são definidas pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Plano de saúde cobre gengivoplastia?

Imagem: Getty

Quando o plano de saúde cobre gengivoplastia?

Para contar com o cuidado bucal, o indivíduo precisa contratar a segmentação Odontológica. Essa contratação pode ser feita de forma exclusiva, ou então combinada com outro tipo de cobertura.

Um plano de saúde Hospitalar Com Obstetrícia + Odontológico, por exemplo, ofereceria ao indivíduo o cuidado com o seu corpo, boca, possibilidade de internação pelo tempo necessário, serviços de pré-natal e parto.

Além de contar com esse tipo de plano, porém, o usuário precisa atender a outro requisito. Todo o qualquer procedimento para o cuidado com sua boca deve aparecer no Rol de Procedimentos Odontológicos da ANS.

O Rol é a lista de procedimentos de cobertura obrigatória pelos planos de saúde no Brasil. Caso não apareça nessa seleção, o procedimento não precisa ser coberta por nenhum plano — a menos que este deseje fazê-lo.

A cirurgia para a remodelação das gengivas aparece no Rol da ANS. Por isso, o plano de saúde cobre gengivoplastia.

Saiba o preço do seu Plano de Saúde

Qual seu tipo de plano?

Simular

Normalmente, o rol odontológico inclui procedimentos simples. Em todo o caso, é preciso que o usuário conte com indicação médica.

Como a gengivoplastia é realizada?

Geralmente, a gengivoplastia é recomendada para os indivíduos que mostram mais gengiva do que dentes na hora de sorrir.

Essa cirurgia pode ser apenas estética, mas também pode corrigir problemas de retração e outros incômodos, como dor ou alterações na mastigação do paciente.

A realização do procedimento é bastante simples, e acontece no próprio consultório do dentista. A cirurgia tem duração média de 30 minutos, e sua cicatrização demora, em média, duas semanas.

Após o atendimento, o médico costuma recomendar alguns cuidados básicos. Eles incluem evitar a exposição ao sol; fazer a higiene bucal com cuidado; utilizar a medicação receitada pelo especialista; e alimentar-se de produtos pastosos, mais frios e leves.

Agora você já sabe quando o plano de saúde cobre gengivoplastia. Converse com o seu dentista e verifique se o procedimento é o mais indicado ao seu caso!

Jeniffer Elaina da Silva

Jeniffer Elaina trabalha como Editora freelancer, tendo mais de cinco anos de experiência em escrita e revisão de artigos para web. É formada em Marketing com pós-graduação em Administração de Empresas na FGV. Sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e aprender um pouco mais a cada dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.