Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

O poder do óleo do abacate: 15 motivos para você usar

O óleo do abacate contém gorduras boas, que protegem o coração, controlam o nível de triglicérides e o colesterol ruim. É também excelente para a beleza da pele e do cabelo.

Óleo de abacate

Para a saúde em geral e para a beleza da pele e dos cabelos, o abacate e o seu azeite trazem benefícios que precisam ser melhor conhecidos.

O óleo de abacate traz vários benefícios para a saúde em geral, protegendo o coração, melhorando a absorção de nutrientes pelo organismo e ajudando a reduzir problemas inflamatórios.

Ele auxilia na perda de peso e melhora a saúde ocular e bucal, além de ajudar a defesa do organismo contra o câncer.

O poder do óleo do abacate: 15 motivos para você usar

Imagem: Getty

Propriedades do azeite de abacate

O óleo ou azeite de abacate é extraído da fruta pela prensagem da polpa, que é esverdeada ou amarelada e rica em tiamina, riboflavina e vitamina A.

Na sua composição, a polpa do abacate tem até 25% de gorduras insaturadas saudáveis. O azeite do abacate pode ser usado para uso tópico, para fins terapêuticos e também na alimentação.

O óleo de abacate pode ser usado na cozinha, na temperatura ambiente para tempero de molhos e saladas, por exemplo.

Também pode ser utilizado para cozinhar alimentos a altas temperaturas, porque resiste a até 270ºC, sendo uma opção saudável para cozinhar alimentos.

O azeite de abacate reduz os sintomas de pressão arterial elevada, doenças de pele, obesidade, colesterol alto, artrite reumatoide, problemas de visão, problemas inflamatórios e digestivos.

É considerado, assim como a fruta, um dos melhores alimentos para a saúde. O óleo do abacate possui grandes quantidades de ácido oleico, ou ômega 9 e ácido linoleico e ácido linolênico, que são os ácidos graxos do tipo ômega 6 e ômega 3, que são fontes de gordura boa.

Saiba o preço do seu Plano de Saúde

Qual seu tipo de plano?

Simular

Apresenta ainda o beta-sitosterol, um composto de fitosterol, que é semelhante ao colesterol bom, benéfico para a saúde em geral.

Estão presentes as vitaminas A, D e E, além de magnésio, mineral importante para a saúde dos ossos e para auxiliar no equilíbrio dos neurotransmissores.

15 Benefícios do óleo de abacate

Veja 15 entre os importantes motivos para incluir o azeite de abacate na dieta e nos cuidados com a pele e o cabelo:

1 – Cuidados com a pele

As grandes quantidades de vitamina E do azeite de abacate fazem com que seja um ótimo hidratante e rejuvenescedor.

A vitamina E estimula a renovação das células da pele, protegendo de infecções, reduzindo problemas como eczema e rosácea, além de melhorar a textura e rejuvenescer.

Estudos demonstraram que o azeite de abacate usado conjuntamente com um creme com vitamina B12 é excelente para tratar a psoríase.

Essa é uma excelente notícia, porque a psoríase dificilmente reage à maioria dos tratamentos e o creme de óleo de abacate não provoca efeitos colaterais.

2 – Cuidados com o cabelo

O azeite de abacate pode ser usado como tratamento nutritivo para o cabelo, deixando-os mais saudáveis e fortes, recuperando os problemas do couro cabeludo e dos fios, além de ser hidratante para cabelos secos.

Pode ser usado como máscara de hidratação, sendo lavado depois com o xampu de preferência.

3 – Para prevenir contra o câncer

Em virtude de seus compostos fitoesteroides e carotenoides e a presença das gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, o azeite do abacate ajuda a reduzir o estresse oxidativo, isto é os efeitos dos radicais livres no organismo, que são capazes de levar a mutações das células ou o câncer.

Existem estudos que demonstraram que é capaz de reduzir tumores já existentes.

4 – Reduz a pressão arterial e protege artérias e coração

O azeite de abacate melhora a saúde do coração porque reduz a pressão alta.

As gorduras monoinsaturadas presentes no azeite de abacate ajudam a regular a pressão sanguínea, conforme demonstrado em estudo publicado na Revista Científica Journal of American Medical Association que concluiu que a substituição parcial de carboidratos por proteínas ou gorduras monoinsaturadas reduz a pressão arterial elevada e o risco de doenças cardiovasculares.

Existem estudos que evidenciaram que os ácidos graxos monoinsaturados no organismo reduzem o risco de desenvolver doença cardíaca coronária.

Eles combatem uma série de fatores de risco associados à doença, incluindo níveis de colesterol e de triglicérides, que são fatores relacionados à formação de coágulos sanguíneos.

Também combatem o colesterol ruim e sensibilidade à insulina.

5 – Saúde ocular

O azeite de abacate possui carotenoides, que são convertidos em vitamina A no organismo. Por isso, eles atuam como compostos antioxidantes que ajudam a reduzir o estresse oxidativo e diminuem os riscos de desenvolver doenças crônicas.

Entre os carotenoides está a luteína, que reduz o risco de catarata e problemas como degeneração macular.

A vitamina A está diretamente relacionada a uma boa saúde dos olhos, porque evita os problemas de vista relacionados com o envelhecimento.

6 – Melhora de inflamações

As gorduras monoinsaturadas têm efeito anti-inflamatório no organismo, acalmando eventuais inflamações em vasos sanguíneos, músculos, artérias e articulações.

Trabalhos científicos demonstraram que são benéficas para a artrite reumatoide e osteoartrite, que causam inchaço e dor.

O azeite de abacate pode estimular a reparação da cartilagem de articulações, diminuindo a inflamação e a dor.

7 – Para a perda de peso

O azeite de abacate contém uma gordura boa que melhora o perfil lipídico e não é estocada no tecido adiposo.

Esse tipo de gordura boa do abacate age principalmente na saúde do cérebro e tem funções importantes no organismo.

O óleo do abacate é espesso e com seus nutrientes poderosos prolonga a sensação da saciedade, reduzindo o apetite para quem faz dieta.

Ele provoca uma aceleração do processo de perda de peso, por ser termogênica e o resultado é ainda melhor se estiver associada com exercícios físicos e dieta equilibrada.

8 – Melhor absorção de nutrientes

O óleo do abacate melhora em muito a capacidade do corpo de absorver os nutrientes ingeridos.

Quando adicionado a uma refeição aumenta a absorção dos carotenoides, segundo estudo publicado no Journal of Nutrition.

Como tempero em saladas aumenta a absorção de nutrientes como alfa-caroteno, luteína e betacaroteno e luteína, com inúmeros benefícios.

Isso porque o alto teor de gordura monoinsaturada no azeite de abacate aumenta a biodisponibilidade dos carotenoides, já que eles são substâncias lipossolúveis, ou seja, para serem absorvidos pelo organismo dependem de boas fontes de gordura na dieta.

9 – Melhora a saúde bucal

O azeite de abacate é útil para manter a saúde bucal, por bloquear a liberação de compostos inflamatórios, as citocinas e ter propriedades anti-inflamatórias.

Na doença periodontal, em que há a inflamação das gengivas, o seu efeito combate problemas como gengiva com sangramento, mau hálito e danos nos tecidos ao redor dos dentes.

10 – Ajuda a controlar o diabetes

O beta-sitosterol presente no azeite de abacate ajuda o controle do diabetes, porque age para estabilizar o índice glicêmico e os níveis de insulina no organismo.

Previne a obesidade e melhora o equilíbrio dos níveis de colesterol, o que também favorece as pessoas diabéticas.

11 – Fortalecimento do sistema imunológico

Os nutrientes do azeite de abacate colaboram para um sistema imunológico mais forte, evitando doenças.

Isso porque a vitamina C, vitamina D, vitamina E, riboflavina e manganês agem para fortalecer o sistema imune, são antioxidantes que agem para combater os radicais livres no organismo, favorecendo a saúde em geral.

12 – Controle do colesterol

O óleo de abacate tem o efeito de reduzir os níveis de colesterol no organismo, porque é rico em ácidos graxos monoinsaturados, como o ácido oleico.

Ele é responsável por reduzir o risco de doenças cardíacas, por aumentar os níveis de lipoproteínas de alta densidade (HDL) ou o colesterol bom para o organismo, reduzindo a quantidade do LDL, o colesterol ruim.

13 – Evita problemas próstata

Existem evidências científicas que mostram que a presença de fitoesteroides no azeite de abacate é comprovadamente importante para prevenir alguns tipos de câncer, como o da próstata.

14 – Para prevenir e tratar sinais de envelhecimento da pele

O azeite de abacate pode neutralizar os efeitos dos radicais livres, diminuindo manchas na pele e sinais como rugas devido ao envelhecimento.

Ele deve ser 100% puro, de fornecedores que garantam que é extra virgem, não refinado e prensado a frio, para oferecer um teor maior de nutrientes.

15 – Hidratante para o cabelo

Pelo mesmo motivo que hidrata e nutre a pele, o óleo de abacate é excelente para os cabelos.

Seus nutrientes proporcionam hidratação para fios secos e fracos ao dar brilho e maciez e estimular crescimento mais saudável e diminuição da queda. Pode ser usado antes de lavar o cabelo ou algumas gotas depois de lavar.

A maior dificuldade para obtenção do óleo de abacate é o alto nível de umidade, que interfere na extração.

Mas novos métodos de extração estão começando a ser utilizados, que aumentam o rendimento do processo. Por ter uma pequena produção, ele tem um alto valor comercial.

Regina Di Ciommo

Mestre e Doutora em Sociologia pela UNESP, pesquisadora na área de Ecologia Humana e Antropologia, Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental, foi professora em cursos superiores de Sociologia e Direito, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.