Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

Saúde do homem: 8 mitos e verdades sobre exames e consultas

Quando o assunto é cuidar da saúde do homem, muitos deixam a desejar, pois acreditam que só precisam ir ao médico se estiverem muito doentes. Para ajudar na conscientização, temos o novembro azul, mês todo dedicado a orientar e destacar a importância de se prevenir das doenças masculinas.

Mesmo assim, a negligência ainda é grande, e com todas as orientações fornecidas, fazer o exame de câncer de próstata continua sendo uma barreira para muitos. Porém, existem muitos mitos acerca das consultas e exames. Veja alguns deles.

Saúde do homem: 8 mitos e verdades sobre exames e consultas

Imagem: Getty

 

Saúde do homem: fique por dentro

1 – Quem trata as doenças do homem é o urologista?

Verdade

A urologia é uma especialidade médica que vai tratar as patologias sexuais do homem e também problemas urinários em ambos os sexos. Nesse caso, qualquer enfermidade relacionada ao órgão sexual masculino deverá ser tratada por esse profissional.

2 – Quem faz o exame de PSA não precisa fazer o toque retal?

Mito

O PSA é um exame que vai medir o nível de Antígeno Prostático Específico (PSA), sendo que ele pode apresentar alterações por diversos fatores. Já o toque retal é um exame que dura apenas alguns segundos, e capaz de identificar mudanças físicas na próstata.

Para um diagnóstico completo é recomendada a combinação dos dois, sendo que a realização dos exames deve ser orientada pelo médico para cuidar da saúde do homem.

Você pode ver nosso infográfico sobre o câncer de próstata e entender melhor sobre o assunto.

3 – O exame de toque retal causa dor?

Mito

Saiba o preço do seu Plano de Saúde

Qual seu tipo de plano?

Simular

Esse tipo de exame não causa dor, o que pode ocorrer é que pelo fato do paciente não estar relaxado, os músculos contraem, fazendo com que haja incômodo. Durante a consulta, ocorre uma orientação de como ele será realizado, deixando o paciente mais tranquilo em relação ao procedimento.

4 – O exame da próstata deve ser feito anualmente por homens com mais de 50 anos?

Verdade

O exame de toque é recomendado para todos os homens com mais de 50 anos e deve ser realizado todos os anos por um urologista. Para os que têm parentes de primeiro grau que já tiveram a doença, é recomendado que essa prevenção se inicie um pouco mais cedo, aos 40 anos.

5 – Se o médico notar a próstata aumentada, quer dizer que tenho câncer?

Mito

A próstata é um órgão que cresce continuamente e isso se inicia por volta dos 25 anos. As causas desse crescimento podem ser diversas, como o sedentarismo, diabetes, genética e outras.

Em muitos casos, esse crescimento não irá gerar nenhum tipo de problema, já em outros pode causar desconforto e dificuldade para urinar. Ao analisar a situação de cada paciente, o médico poderá orientar sobre qual o melhor tratamento e se trata ou não de um câncer.

Por falar nisso, você sabe quais os direitos do paciente com câncer de próstata?

6 – Se for detectado indício de câncer de próstata é preciso fazer uma biopsia?

Verdade

Mesmo com os exames de toque retal e o PSA, ainda assim é preciso fazer uma biópsia para se ter mais informações do tipo de câncer e a sua confirmação. Esse procedimento consiste em retirar uma amostra do tecido para análise, utilizando uma seringa que será inserida na glândula.

7 – As doenças cardíacas devem ser outra preocupação dos homens e também exigem cuidados?

Verdade

Doenças cardíacas são uma das principais causas de morte do mundo e por isso exigem cuidados desde cedo. É recomendado que se comece a fazer o check-up anual a partir dos 30 anos e, quando detectada alguma irregularidade, tanto no funcionamento desse órgão como em outros problemas que possam levar a um infarto, esse intervalo pode diminuir.

8 – É possível conseguir atendimento de um urologista na rede pública de saúde?

Verdade

A rede pública tem urologistas em seu quadro, porém o atendimento pode demorar devido às filas. O recomendado é contar com um plano de saúde para ter mais agilidade nas consultas e exames da saúde do homem.

Aproveite e faça sua cotação de plano de saúde agora para cuidar mais da sua saúde.

Jeniffer Elaina da Silva

Jeniffer Elaina trabalha como Editora freelancer, tendo mais de cinco anos de experiência em escrita e revisão de artigos para web. É formada em Marketing com pós-graduação em Administração de Empresas na FGV. Sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e aprender um pouco mais a cada dia.

2 Comentários

Fabio Mesquita

Olá,

Legal estas perguntas e respostas, me tirou algumas dúvidas que eu tinha em relação a próstata.

Muito bom,
Abraços

Comentar
Sanaira Silveira

Boa tarde Fabio,

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde,
Para fazer uma cotação de plano de saúde, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um de nossos vendedores entre em contato com você.

Atenciosamente.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.