Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

Tudo sobre retorno médico: direitos e deveres

Conheça todas as regras sobre retorno médico, e quais são seus direitos e deveres sobre ele. Entenda o que é considerado retorno ou não e saiba a diferença entre consulta e retorno.

Muitas pessoas possuem o hábito de cuidar da saúde passando por consultas médicas regulares, e em alguns casos particulares.

Especialmente, as pessoas que fazem algum tratamento ou acompanhamento preventivo, sabem que em algumas situações as consultas resultam em retornos.

Descubra nesse artigo se os retornos podem ser cobrados, entenda a diferença entre consulta e retorno e conheça todas as regras sobre retorno médico e os seus direitos e deveres sobre o assunto.

Tudo sobre retorno médico: direitos e deveres

Imagem: Getty

Conheça as definições de consulta médica e retorno médico

Para que fique claro a diferença entre consulta médica e retorno médico, veja qual a definição de cada um, de acordo com o CFM – Conselho Federal de Medicina.

Em uma consulta, o paciente se encaminha ao consultório do médico para falar sobre sintomas de saúde que possam estar lhe ocorrendo.

Nessa visita, o médico pode fazer alguns exames físicos, e usar de relatos de memórias, para assim, chegar aos possíveis diagnósticos.

Quando necessário, podem ser pedidos exames como de sangue ou urina, para que as informações necessárias sejam complementadas e assim possa haver uma indicação de tratamento mais assertiva.

Nesses casos onde não se pode concluir o diagnóstico apenas em uma consulta, havendo a necessidade da realização de exames posteriores, a próxima visita ao médico será considerada como um retorno médico, e por esse motivo não pode ser cobrada.

Resumindo, sempre que a avaliação necessária e a determinação do tratamento médico não puderem ser concluídas, em uma consulta, o paciente tem o direito de retornar ao consultório sem ser cobrado novamente.

Saiba o preço do seu Plano de Saúde

Qual seu tipo de plano?

Simular

Quando é considerado consulta médica?

Quando o paciente se encaminha ao consultório para falar a primeira vez sobre um determinado problemas, ou mesmo sobre um problema de saúde ainda não pesquisado ou tratado, ou apenas um sintoma, ou mesmo doença, é considerado como uma consulta e deve ser cobrada normalmente.

Segundo o Conselho Regional de Medicina, uma consulta médica comum deve ser composta por cinco etapas que são:

  1. Anamnese: primeira fase onde o médico investiga os sintomas do paciente com base em perguntas e relatos do mesmo;
  2. Exame físico: prática cada vez menos comum, em quem o médico promove um exame físico dos sintomas reclamados;
  3. Hipóteses ou do diagnóstico: nesta etapa o médico deverá desenvolver o, ou os prováveis diagnósticos;
  4. Pedido de exames: caso seja necessário, o médico deverá solicitar exames complementares para chegar a um diagnóstico mais assertivo;
  5. Prescrição do tratamento: nesta fase, o tratamento deverá ser definido e prescrito. Caso seja necessário a avaliação de exames complementares é possível que o médico indique apenas medicamentos paliativos para o controle dos sintomas. Definindo assim um melhor tratamento no retorno médico.

Quando é considerado retorno médico?

Quando o paciente volta ao consultório médico, depois de uma primeira visita, onde o paciente foi examinado fisicamente e exames de imagem, sangue ou urina foram solicitados para uma conclusão de diagnóstico, essa visita é caracterizada como um retorno médico e não pode ser cobrada.

Quando é considerado uma nova consulta médica?

Quando o paciente retorna ao consultório médico para falar sobre outro problema de saúde, que não o anterior já abordado, sintoma ou doença, é considerado como uma nova consulta, podendo assim ser cobrada normalmente.

Exemplificação das diferenças entre consulta, retorno e nova consulta

Se você começou a sentir dores de estômago muito fortes e procurou um médico para se queixar delas, onde ele poderá solicitar alguns exames como a endoscopia, essa é uma consulta médica, e poderá ser cobrada.

Quando houver o retorno ao consultório para que ele avalie o resultado dos exames, e assim definir o melhor tratamento, essa segunda consulta será classificada como retorno médico, e não poderá ser cobrada.

Porém, se nesse meio tempo, você sentir outros sintomas como fortes dores de cabeça e procurar o médico, será necessária uma nova avaliação e consequentemente essa será classificada como uma nova consulta, e poderá ser cobrada novamente.

Existe algum prazo específico para o acontecimento do retorno médico?

Os hospitais, ambulatórios, clínicas ou planos de saúde não podem estipular um prazo para classificar uma visita ao médico como retorno.

Essa determinação relacionada a necessidade da cobrança da consulta deve ser acordada entre o médico e o paciente, no momento da consulta.

Logo, não existem regras em relação ao prazo do retorno médico, este pode acontecer em 15 dias, 30 dias ou mais tempo.

Dependendo também do tipo de exame solicitado e do prazo para ele ser realizado.

Essas determinações constam no na resolução N. 1958 do CFM publicada em 15/12/2010.

No entanto, de acordo com a ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, além do prazo para o retorno não ser definido, também não existem regras que proíbam os planos de saúde a definirem um prazo.

Ou seja, não existe um prazo obrigatório para que o retorno médico aconteça, mas também não há nada que impeça os planos de saúde de definirem um prazo específico para isso.

Portanto, se você é cliente de um plano de saúde, é importante que se informe bem sobre esse assunto junto a sua operadora.

O retorno médico pode ser cobrado?

Segundo a lei retorno médico 30 dias 2017, aprovada em maio de 2018 pela Comissão de defesa do consumidor e a Câmara dos Deputados, o retorno médico para apresentação de exames solicitados pelo médico, não pode ser cobrado e o prazo deverá ser definido pelo profissional.

Quanto retornos o paciente tem direito?

O paciente terá direito a apenas um retorno médico sem a cobrança, caso existam novos retornos para a continuação do mesmo tratamento, essas poderão ser cobradas normalmente.

Direitos e deveres sobre retornos médicos

O paciente tem o direito de ser atendido até que seu tratamento seja concluído, no entanto, o médico poderá cobrar como uma nova consulta, caso haja a necessidade de realizar novas avaliações, para a detecção de um diagnóstico mais preciso.

Ou mesmo, surjam novos sintomas, sejam eles promovidos pela doença em tratamento ou um novo problema de saúde.

Além disso, os planos de saúde são obrigados a cumprir prazos estipulados pela ANS para o agendamento de novas consultas, por isso, é importante também que você esteja sempre atento a esse detalhe.

Pois, caso a operadora não cumpra esse prazo ela poderá ser penalizada pela ANS.

Jeniffer Elaina da Silva

Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV e atualmente cursa Gestão de Seguros. É apaixonada pelo que faz.

78 Comentários

Rodrigo

Olá! Olha que ético,
Fui no oftalmo para ver minha situação de grau ocular, se tinha mudado, se estava tudo bem, sem nenhuma mudança no grau, tudo normal, mesmo assim o medico me pediu um pentacam, e me disse que entraria em contato para falar sobre o exame, o exame ficou pronto dia 01/10, entrei em contato várias vezes para saber sobre o resultado, e a medica não me retornou, retornou com uma remarcação de horário para o dia 31/10, 45, 50 dias da primeira consulta, e foi me cobrado uma nova consulta mesmo sendo o horário marcado para falar sobre o resultado do exames. Questionei sobre, foi me dito que após 30 dias podem me cobrar outra consulta, porém o atraso foi do profissional, pois eu fiz os exames no mesmo dia da consulta para finalizar o embrolho logo. Achei abusivo a cobrança e sem necessidade.

Att

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Rodrigo!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.

PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.

Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://goo.gl/KvZ8Rp para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente!

Comentar
Aline lara

Olá! Cirurgia realizada no Dia 30/10/19, fui ao médico cirurgião ginecologista por conta de ter que fazer uma Histerectomia, prolapso úterino grau 3 e cistos externos no ovário esquerdo. Na primeira consulta já me informei se havia necessidade de retirar meu ovários, ele falou que não somente os cistos e claro o colo e o útero. E no mesmo dia da cirurgia também ia fazer uma segunda cirurgia, o da Hérnia Umbilical, até aí tudo bem. O cirurgião ginecologista me deixou no dia, após a cirurgia o atestado de 15 dias e o papel do retorno, voltei lá na clínica no dia 16/10 peguei o exame de Biópsia e fui ler, ele me retirou tudo ovários e trompas, o colo e o útero,já fiquei meio assim. Entrei no consultório me cumprimentou com um tudo bem? Falei que sim, na hora que sentei fui comentar sobre uma queixa de dor, ele já me cortou e perguntou da Biópsia e entreguei a ele. Fui retornar com a minha queixa, ele simplesmente me cortou perguntando sobre os pontos se já havia tirado, falei que não. Falou para eu deitar na cama para ver e fiquei quieta, ele veio pediu licença viu meus pontos, não precisou tirar, são pontos que são absorvidos pelo corpo, desci em direção a mesa dele de volta, ele perguntou se eu queria o atestado do dia falei que não, pois não estou trabalhando, e em seguida consegui pelo menos perguntar sobre o atestado para levar no INSS, ele falou que eu já poderia volta a trabalhar, mas eu fiquei tão travada com aquela situação dele de não me deixa fala, que nem ponderei, nem falei que o meu trabalho é puxado, sou uma servente de limpeza, ergo pesos no Cmei onde trabalho. Sai do consultório com a cara no chão, meu marido estava me aguardando falei para ele sobre o atestado que o médico não quis me dar e ele ligou para o meu médico:_Bom dia Dr.fulano? Sou marido da fulana e perguntou o porque que ele não quis me dar o bendito do atestado. Nesse momento diz meu marido que o Dr.deu uma risada sarcástica no celular e meu marido perguntou qual o motivo da risada, o Dr.falou bem assim alterado:_nao tô dando risada cacete nenhum. Meu marido em momento nenhum foi grosseiro só perguntou se ele podia dar o atestado ou não, o Dr.chamou ele lá no consultório, na verdade pelo tom de voz intimou meu marido para ir lá, claro não deixei ele ir. Sabe que o meu médico falou para o meu marido que eu não tinha pedido atestado nenhum. Encerrando meu texto kkk, marquei retorno por conta com o médico que fez a cirurgia da Hérnia para ver se ele me dá o atestado por que nem retorno esse me pediu, para vocês saberem é Plano de Saúde, pago todo mês um valor que não é baixo para um dr. não deixar eu abri minha boca dentro do consultório e atender a gente como se ganhasse por pessoa atendida é decepcionante. Obrigado pela atenção.

Att

Comentar
Andréia Silveira

Boa tarde, Aline!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam ajudá-la nessa questão apresentada.

PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.

Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://goo.gl/KvZ8Rp para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente!

Comentar
Joabe Brasil

Olá! Os cubanos não deveriam ter sido médicos de PSF, mas sim, professores das faculdades brasileiras de medicina. Pois o problema é muito mais sério do que aparenta ser.

Att

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Joabe!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://goo.gl/KvZ8Rp para que um corretor parceiro entre em contato com você e tire suas dúvidas.

Atenciosamente!

Comentar
Vagner A. A.

Olá, bom Dia!
Efetuei um procedimento oftalmológico com uma profissional pelo Plano e Saúde em Julho/2019 onde a mesma me solicitou 2 exames e mais uma tomografia, no entanto, foram liberados os dois exames e a tomografia somente agora. Ocorre que a médica se desvinculou do plano e para dar continuidade na consulta devo pagar particular. Minha pergunta é: O fato da tomografia ter sido liberado somente agora e a demora não ter sido por minha culpa, e tendo em Vista a solicitação pela médica, mesmo em julho o correto não seria ela finalizar os procedimentos, mesmo ela estando desvinculada do plano? Ou não cabe recurso?

Att

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Vagner!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida sobre o fato de a profissional atender ou não pelo plano, mesmo já estando desvinculada.

PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.

Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://goo.gl/KvZ8Rp para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente!

Comentar
Nayara Silva

Olá, boa tarde!

Gostaria de saber se há previsão legal para retenção de exames. Minha tia realizou um exame de raio x no retorno médico, dado a falta de melhora em seu quadro clínico, contudo o dr. que a atendeu não devolveu o exame alegando que era somente para uso interno do hospital. Achei um total absurdo, pois agora ela foi encaminhada para fisioterapia e não há como comprovar, a não ser realizando outro exame.

Sabes algo a respeito? Desde já, muito obrigada!

Comentar
Andréia Silveira

Boa tarde, Nayara!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.

PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.

Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://goo.gl/KvZ8Rp para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente!

Comentar
Leandro Machado

Olá! Consultei com um clínico geral que pediu meu retorno 2 dias após a consulta para verificar o andamento do tratamento. Fui cobrado pela segunda consulta com a informação que clínico geral não gera reconsulta, apenas especialista. Outrossim, mesmo que não fosse clínico geral, a atendente me informou que meu plano de saúde (Bradesco Saúde) não dá direito à reconsulta. Vou procurar informações quanto à segunda informação passada pela atendente, porém gostaria de saber se procede a primeira informação, de que clínico geral não dá direito a reconsulta.

Att

Comentar
Andréia Silveira

Boa tarde, Leandro!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

É importante você verificar direto com a Central de Atendimento do seu plano e com a ANS. As regras variam, mas existe um padrão a ser seguido pela ANS. Por exemplo, no meu convênio eu tenho direito a retorno médico com meu clínico geral.

Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.

PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.

Atenciosamente!

Comentar
Mariana

Olá! Agendei uma consulta com 3 meses de antecedência, 1 semana antes a cliente mandou WhatsApp informando que minha consulta seria reagendada para semana seguinte, depois, próximo a data adiou novamente para mais 7 dias, depois disse que não haveria atendimento pelo convênio no mês em questão reagendando para o mês seguinte, novamente próxima a data mandou mensagem informando que a consulta seria reagendada e que seria reinformada sobre a nova data, sem justificar motivo. Achei um desrespeito porque deixei de procurar outro médico aguardando essa consulta!

Att

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Mariana!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Procure a Central de Atendimento do seu plano para informar sobre o ocorrido.

Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.

PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.

Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente!

Comentar
Thiago

Olá. Fiz cirurgia devido acidente trânsito. Ainda estou com pontos da cirurgia, em tratamento, e dentro dos 90 dias de dispensa médica. Tive um primeiro retorno 6 dias após a cirurgia. O médico agendou novo retorno 8 dias após esse primeiro. Até quantas vezes ele pode marcar retornos pós cirurgia (para tratamento) sem que eu seja cobrado? Obrigado!

Comentar
Andréia Silveira

Boa tarde, Thiago!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida, pois o retorno médico varia muito, de acordo com especialistas e clínicas.

PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.

Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente!

Daniela Zucoloto

Olá, eu não tenho plano de saúde levo minha filha na Unimed mais pago a consulta particular. No dia 24 de setembro de 2019 levei minha filha ao pediatra para consultar, pois fazemos acompanhamento de uma anemia que ela tem desde que nasceu. Nesta consulta o médico solicitou alguns exames, feito isto liguei para agendar o retorno que é meu direito e sem custo, porém o médico está viajando e só voltará a atender no próximo mês, sendo assim acedendo os 30 dias para retorno no particular. Como devo proceder? O Unimed tem que consultar minha filha em uma outra data mesmo sendo além dos 30 dias para retorno?

Att

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Daniela!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Aconselhamos você verificar na clínica em que está sendo atendida e solicitar a próxima visita ao médico como sendo retorno. Outra forma é entrar em contato com a Central de Atendimento da Unimed.

Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.

PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.

Para fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://goo.gl/KvZ8Rp para que um corretor parceiro entre em contato com você e tire suas dúvidas.

Atenciosamente!

Comentar
Joyce

Olá! Fiz uma consulta com ginecologista e o resultado saiu com 15 dias. Porém, fui marcar o retorno e ginecologista só tem disponibilidade com 45 dias, sendo que ela já passou remédios e os sintomas continuam. A clinica diz que não pode me encaixar em outra Ginecologista e que tenho que esperar. Isso é certo ou devo procurar meus direitos. Obs: Paguei o exame e a consulta á vista.

Att

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Joyce!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.

Você também pode verificar a sua questão direto no site da ANS.

Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente!

Comentar
Joyce de Souza

Oi, passei com a nutricionista. Sou uma pré operatório de bariátrica. Na primeira consulta ela me deu a carta liberando para a bariátrica e paguei pela consulta. Ela disse que terei que retornar antes da cirurgia para pegar a folha de dieta sendo que a folha de dieta e da bariátrica e me falou que essa consulta também é cobrada por se tratar de outro assunto. A primeira foi avaliação e recebimento da carta, segunda será recebimento da dieta e a terceira troca de dieta e em todas elas terei a pagar pela consulta. Ao meu ver, isso está errado, né? Pois se trata do mesmo procedimento.

Att

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Joyce!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Pelo que entendi, você não passou pela consulta com um plano de saúde, certo? Ainda assim, para consultas particulares, as clínicas devem seguir regras.

Indico a você, entrar em contato com a ANS para verificar se a nutricionista, em questão, está agindo de má fé. Porém, considere que o retorno médico tem validade dentro de um período de dias, de acordo com critérios definidos pelo próprio órgão.

Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.

Atenciosamente!

Comentar
Marli Goudecio

Boa tarde! Eu fiz cirurgia PTERIGIO. Fiz um olho e tive retorno sem pagar consulta. Depois 15 dias fiz cirurgia no outro olho e tive que voltar retorno novamente para retiradas dos pontos. Como já deu mais de 21 dias, eles quer cobrar consulta novamente. Eu gostariam de saber se isso é certo?

Att

Andréia Silveira

Boa tarde, Marli!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Essa é uma regra que pode variar, de acordo com a clínica. Porém, você pode entrar em contato com o seu plano de saúde para verificar, ou mesmo com a ANS.

Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.

Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.

Atenciosamente!

Marinete Donini Wilhams Fratino

Olá eu fiz uma consulta no dia 28/08/19 e tive que fazer um procedimento ginecológico e mais alguns exames como mamografia ultra-som exames de sangue tudo pago junto com a consulta, mas o procedimento fiz no dia 08/09 e a ultra e mamografia fiz no dia 09/09 e o retorno da consulta para levar todos os exames e ver avaliação do procedimento tinha sido agendado para o dia 19/ 09 ao qual chegando para o retorno disse era consulta e eu tinha que pagar, porque o retorno ficou no dia do procedimento, enfim acabei indo embora sem mostrar os exames e fazer avaliação do procedimento. Isso está certo?
Obrigada!

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Marinete!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

O retorno médico possui um prazo que varia conforme o seu plano e profissional que lhe atendeu. É importante você entrar em contato com a central da operadora do plano de saúde que você contratou.

Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.

PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.

Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://goo.gl/KvZ8Rp para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente!

Comentar
Sarah Fernandes Marques Freitas

Olá! Andréia, no caso do tratamento não estar surtindo efeito você não pode esperar, é direito seu ter atendimento como urgência. Exija que haja encaixe na agenda da médica que lhe atendeu.

Att

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Sarah!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Concordo com você, mas infelizmente, alguns (poucos) médicos não liberam espaço na agenda. Porém, para não ser prejudicado, o paciente pode recorrer a ANS e solicitar informações sobre o retorno não concedido. É válido saber que o órgão possui regras que os planos de saúde (clínicas credenciadas) devem seguir. Eu mesma já precisei de um retorno e não havia encaixe, então, tive que ser atendida por outro profissional por recomendação da operadora do meu plano. Porém, recomendo verificar diretamente com a ANS ou entrar em contato direto com a operadora responsável pelo plano de saúde.

Atenciosamente!

Comentar
Cassiane ferreira

Bom dia! Eu paguei uma consulta no particular com neuro e ele me pediu um exame pra saber o que estava acontecendo e ainda estou dentro do prazo de retorno de 15 dias, mas a clínica diz que não tenho direito a revisão, pois sendo que antes de me consultar eu perguntei e os mesmo falaram que tinha.

Att

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Cassiane!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Na dúvida, verifique diretamente com a ANS.

Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.

Atenciosamente!

Comentar
Dileia Padovani

Olá! Fiz uma consulta através de um plano, assim como os exames solicitados. Em seguida cancelei o plano. Tenho direito ao retorno mesmo assim? Pois a médica não aceitou dar o retorno.

Att

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Dileia!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.

Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente!

Comentar
Sarah Fernandes Marques Freitas

Olá! Levando em consideração que retorno para avaliação de exames não é cobrado. Sim, você tem direito ao retorno.

Att

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Sarah!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Pela minha experiência como paciente, nunca tive que pagar pelo retorno para levar meu exame ao médico. Porém, recomendo sempre que tiver problemas, entrar em contato com a operadora responsável pelo plano de saúde ou com a ANS, órgão responsável pelos planos de saúde no Brasil.

Atenciosamente!

Comentar
Luciana Alves

Olá! Fiz uma cirurgia dia 25/06 e retornei dia 01/07. O médico pediu para retornar dia 22/07. É comum acontecer? Ele disse que é retorno. Foi particular.

Att

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Luciana!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Por favor, entre em contato com a operadora responsável para que possam tirar sua dúvida.

Para fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente!

Comentar
Sarah Fernandes Marques Freitas

Andréia, o tempo de retorno é dado de acordo com a necessidade e liberalidade do Médico, algumas vezes precisa-se extender o tempo para o retorno. Então sim isso pode acontecer, peça a ele que escreva a você a data do retorno em alguma receita para que ao voltar não tenha problemas.
att

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Sarah!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Confesso que já tive médico que me atendeu, como retorno, após quase 60 dias. Porém, é importante ficar sempre atento se o profissional está cumprindo com as regras impostas pela ANS. Na dúvida, recomendo entrar em contato com o órgão responsável ou diretamente com a operadora de plano de saúde.

Atenciosamente!

Comentar
André

Olá! Realizei consulta com uma médica pelo plano de saúde. Antes do prazo de 30 dias fui marcar o retorno para apresentar os exames solicitados e a clínica se negou a marcar porque cancelou a parceria com meu plano. Posso exigir que a mesma marque ou preciso pagar nova consulta?

Att

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, André!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

É fato que o paciente tem direito ao retorno, dentro do período. Você pode abrir uma reclamação na ANS ou entrar em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.

Para fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente!

Comentar
Maisa

Olá! O Hospital da minha cidade não aceita retorno nem pelo convênio e nem particular. Minha mãe passou mal no domingo e hoje terça voltamos com ela. Cobraram outra vez. É correto?

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Maisa!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Sabemos que o beneficiado tem direito ao retorno médico sem ter que pagar pela consulta novamente e essa regra varia muito. Você pode tanto entrar em contato com a sua operadora de plano de saúde, como também se informar direto no site da ANS.

Atenciosamente!

Comentar
Sarah Fernandes Marques Freitas

Olá! Caso o retorno seja pertinente a continuidade do tratamento da consulta inicial, averiguação de exames e a pedido medico não deve ser cobrado.

Att

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Sarah!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

É importante sempre ficar atenta se o profissional está respeitando as regras impostas pela ANS. Na dúvida, recomendamos entrar em contato com a sua operadora de plano de saúde ou com a ANS, órgão responsável pelos planos de saúde no Brasil.

Atenciosamente!

Raiane

Boa noite!
E no caso de consulta com Psiquiatra que não tem exames físicos e laboratoriais, que o diagnóstico e o tratamento de bases na anamnese. Caso tenha reação ao medicamento, ou dúvida ao protocolo a ser seguido posso entrar em contato como Revisão?

Att

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Raiane!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.

Para fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente!

Comentar
Francisco mendoca

Bom dia!
Fiquei internado em uma unidade hospitalar, e meu médico me visitava todos os dias.
Nesse caso tem a figura do retorno, ou seja, passei 18 dias internado e ele me cobrou 18 visitas!

Att

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Francisco!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.

Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente!

Comentar
Sarah Fernandes Marques Freitas

Olá! Sim. Converse com seu médico a respeito.

Att

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Sarah!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

É importante sempre ficar atenta se o profissional está respeitando as regras impostas pela ANS. Na dúvida, recomendamos entrar em contato com a sua operadora de plano de saúde ou com a ANS, órgão responsável pelos planos de saúde no Brasil.

Atenciosamente!

Comentar
Sérgio

Olá! Levei minha filha ao psiquiatra, que na ocasião examinou e prescreveu uma medicação, depois de 20 dias de administração da medicação minha filha começou a apresentar os mesmos sintomas de antes dos remédios, embora de forma leve. Gostaria de saber se nessa situação eu tenho que pagar nova consulta ou não?

Att

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Sérgio!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.

Para fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente!

Comentar
Amanda

Olá! Realizei uma consulta com um médico homeopata e ele não dá direito a retorno. Isso é correto?
A consulta é particular e custa caríssimo!

Att

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Amanda!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Sobre retorno médico para pacientes que foram atendidos de forma particular, não pelo plano de saúde, você precisa se informar direto com a ANS.

Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.

Atenciosamente!

Comentar
Sarah Fernandes Marques Freitas

Geralmente não, mas essa decisão cabe ao Médico. Converse com ele a respeito.

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Sarah!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

É importante sempre ficar atenta se o profissional está respeitando as regras impostas pela ANS. Na dúvida, recomendamos entrar em contato com a sua operadora de plano de saúde ou com a ANS, órgão responsável pelos planos de saúde no Brasil.

Atenciosamente!

Comentar
Cecilia

Boa tarde!

Médicos em Campos/RJ estão cobrando dois tipos de consulta. R$400,00 com direito a nota fiscal e revisão ou R$200,00 sem direito a nota fiscal e em direito e revisão. Está certo isso?

Att

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Cecília!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.

Para fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente!

Comentar
roberta

Olá! Fiz uma consulta com a minha médica e surgiram novos problemas, sem nenhuma relação com o anterior.
Eu posso falar sobre eles na volta? Ou é preciso uma nova consulta.

Att

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Roberta!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Você pode sim conversar com a sua médica sobre o novo problema e ela irá avaliar a necessidade de exames e nova consulta.

Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar novas dúvidas.

Para fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente!

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Sarah!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Atenciosamente!

Comentar
Diana

Olá! A secretária da minha médica disse que terei que marcar nova consulta sendo que eu tinha direito ao retorno, isso pode acontecer?

Att

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Diana!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.

Para fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente!

Comentar
Fabiano

Olá! Em relação ao prazo estipulado.

Minha esposa fez uma consulta particular em uma clínica. Onde o profissional solicitou alguns exames.
Na mesma clínica marcamos os exames. No entanto minha esposa teve que faltar ao trabalho para ir ao retorno da consulta, estipulado em 15 dias à frente à data da consulta, sob pena de que se ela faltasse ao retorno, perderia o direito ao mesmo.
Pergunto: eles podem estipular o prazo para o retorno e “obrigar” o paciente a comparecer, sob pena de perder o direito a esse? Eles podem se negar em reagendar o retorno caso o paciente não possa ir na data estimulada por eles? O que diz as normas e regras do CFM sobre isso?
Lembrando que se trata de consulta particular.

Grato por responder!

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Fabiano!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Por favor, entre em contato com a operadora que atendeu sua esposa para que possam tirar sua dúvida.

Se desejar contratar um plano de saúde, faça uma cotação de plano. Visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente!

Comentar
Sarah Fernandes Marques Freitas

Fabiano, sim eles podem se negar a marcar retorno se este não for dentro do prazo estipulado. Em casos onde o paciente precisa reagendar para antes ou no máximo 2 dias depois caberia conversar com o Médico. Mas sim eles podem se negar a marcar o retorno.

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia,

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Atenciosamente!

Comentar
Sarah Fernandes Marques Freitas

Se tiver passado do prazo do retorno, sim

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Sarah!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

É importante sempre ficar atenta se o profissional está respeitando as regras impostas pela ANS. Na dúvida, recomendamos entrar em contato com a sua operadora de plano de saúde ou com a ANS, órgão responsável pelos planos de saúde no Brasil.

Atenciosamente!

Comentar
Rosa Helena Barros Westphalen

Olá,

Fiz septoplastia paga, mas as consultas são Unimed. Após a cirurgia feito dia 1 de abril, a cada retorno para ver recuperação me cobram 90 reais de consulta. Isso é correto?

Att.

Comentar
Fabiana Ferreira

Boa tarde Rosa,

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,
Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.

Atenciosamente.

Comentar
Sueli Aparecida Merchiori JITIKOSKi

Olá,

A minha médica nunca tem agenda dentro do prazo do retorno isso é correto?

Att.

Comentar
Erica Oliveira Sousa

Olá! Eu também tenho essa dúvida, porque me pediram o exame, porém não tinham data dentro dos 30 dias estipulado, isso é certo?
Sem contar que meu exame chegou e nem me ligaram para avisar!

Att

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Erica!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

O correto é a operadora disponibilizar horários dentro do período para atendimento.

Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.

Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente!

Comentar
Ana Cristina Nascimento Panta

Olá,

Porque tem clinicas particulares que cobram o retorno apos 15 dias?

Att.

Comentar
Érica Viot Mariano

Olá,
Levei minha tia no Memorial de Vila Valqueire, a consulta foi maravilhosa, a médica é muito boa. A mesma pediu duas ultra. Quando liguei para marcar o retorno, eles me disseram o prazo de retorno era de 7 dias. Sendo que já levei minha tia no Memorial de Madureira é lá o prazo para retorno o é de 30 dias. Sendo as duas clínicas Memorial. Qual o prazo correto? E conforme a RESOLUÇÃO CFM nº 1.958/2010 (Publicada no D.O.U. de 10 de janeiro de 2011, Seção I, p. 92) do Conselho Federal de Medicina, a consulta de retorno não deve ser cobrada.

Att

Comentar
Andréia Silveira

Boa tarde, Érica!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.

PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.

Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente!

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.