Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

Uma maçã por dia para ficar longe do consultório médico

“An Apple a Day Keeps the Doctor Away” (Uma maçã por dia mantém o medico longe), esse é um ditado muito conhecido nos Estados Unidos. Será que o ditado é correto?  

Talvez você não saiba, mas existem aqueles que são fiéis ao hábito de uma maça por dia.

Em muitos lares, a maça, seja Gala ou Fuji, sempre está presente na fruteira da cozinha ou na geladeira.

Comer uma maça de manhã, para quebrar o jejum, é um costume de muita gente, Mas, será que esse é apenas um velho hábito ou existem realmente benefícios da maça para a saúde?

Um artigo com o nome de “Associação entre o Consumo da Maça e as Visitas ao Médico: Analisando a Sabedoria Convencional de que Uma Maça por Dia Mantém o Médico Longe”, foi publicado no Journal of American Medical Association – JAMA.

Uma maçã por dia para ficar longe do consultório médico

Imagem: Getty

O trabalho rigorosamente realizado por pesquisadores da Universidade Michigan e do Centro Médico White River é baseado em dados sobre a nutrição nos Estados Unidos, coletados entre aproximadamente 8.400 homens e mulheres, dos quais 753 comiam uma maçã por dia.

Contrariando expectativas, o estudo concluiu que “as evidências não confirmam que uma maçã por dia mantém o médico longe; entretanto, a pequena fração dos adultos que comem uma maçã por dia parece usar uma quantidade menor de medicamentos”.

A Dra. Kathy McManus, diretora do Departamento de Nutrição de Harvard, afirma que apesar do estudo da JAMA ter sido publicado com um ar divertido, podemos confiar no nosso paladar, se somos um apreciador de maçã, porque existem realmente benefícios para a saúde.

Uma coisa imbatível que encontramos na maçã é sua conveniência para servir facilmente como lanche que podemos levar para qualquer lugar.

E por ter uma composição de 85% de água em seu peso, a maçã satisfaz sem representar um monte de calorias.

Saiba o preço do seu Plano de Saúde

Qual seu tipo de plano?

Simular

As maças podem ser lanches desde o jardim da infância, e combinam bem com qualquer outra comida saudável.

Existem médicos que sempre recomendam a combinação de um carboidrato saudável com uma gordura saudável, uma proteína e uma maçã.

Os queijos magros vão bem com uma maçã. As maçãs ficam ótimas em saladas e molhos também.

A crença nos benefícios da maçã para a saúde parece acima de qualquer suspeita. Mas, como podemos ter certeza?

Seriam os seus benefícios objeto de promoção da mídia, com grupos promovendo os interesses dos produtores de maçã? Afinal, as pessoas precisam saber porque as maçãs são saudáveis.

A revista Harvard Health Publishing foi atrás e entrevistou nutricionistas para conhecer melhor essa questão, e o resultado foi o seguinte:

– Nas frutas frescas e vegetais você encontra o pacote completo de nutrientes saudáveis.

– Existem informações importantes que mostram que as fibras solúveis das maças podem ajudar a prevenir que o colesterol se acumule na passagem das artérias.

– Maças contém uma boa quantidade de potássio, o que pode ser benéfico para aqueles que precisam vigiar a pressão arterial.

Uma maçã por dia realmente mantém o médico longe, ou pelo menos, faz com que as visitas ao médico sejam mais tranquilas.

Segundo o Dr. Daniel Pendick, existe um ponto de controvérsia na saúde pública, a respeito de consumir maçãs ou sucos de maçãs.

A questão é se tomar suco de maçã é tão bom quanto comer uma maçã inteira. Na sua opinião, baseada em pesquisas de nutricionistas, é melhor comer uma maçã.

O suco não contém as fibras que uma maçã inteira possui e uma boa parte dos nutrientes benéficos se encontra na casca. Portanto, suco de maçã não é igual a uma maçã real.

9 razões para comer uma maçã todos os dias

Esta fruta crocante é tão boa quanto falam e talvez ainda melhor.

As maçãs são portáteis e resistentes, um alimento que você pode carregar para qualquer lugar, principalmente em dias atarefados.

A partir de novos conhecimentos de nutricionistas até o conselho do senso comum, aqui estão várias razões para comer uma maçã nutritiva todos os dias:

1- As maçãs contêm componentes antienvelhecimento. Algumas das formas como envelhecemos são incontroláveis – estão nos nossos genes.

Mas um pouco da rapidez com que envelhecemos – e de forma saudável o fazemos – está sob nosso controle.

Os cientistas comprovaram que os flavonóides (compostos naturais presentes em frutas e vegetais) tinham as propriedades mais antioxidantes e antiinflamatórias.

2- Pesquisas descobriram que a fisetina, que é encontrada em maçãs, morangos, pepinos, caquis e cebolas, teve os efeitos antienvelhecimento mais fortes.

Os resultados sugerem que podemos prolongar o período de saúde, até mesmo no final da vida, disse o professor Paul D. Robbins, da Universidade de Minnesota.

3- Dependendo da sua idade, uma maçã tem cerca de 15 a 20% de suas necessidades diárias de fibras.

Uma dieta rica em fibras é importante para a saúde digestiva e manter o colesterol baixo. A fibra também tem mostrado reduzir o risco de doenças cardíacas, diabetes, obesidade e diverticulite.

4- As maças podem diminuir seu risco de asma. Um estudo na Austrália de 1.600 pessoas e outro estudo no Reino Unido de 1.500 pessoas descobriram que as maçãs aumentavam a saúde pulmonar em geral e reduziam o risco de asma.

Os pesquisadores descobriram que as pessoas que comem cinco maçãs por semana tiveram o maior impulso na saúde respiratória.

5- Maçãs são excelentes matadores de sede. Você sabia que maçãs são 86% de água?

Se você está procurando maneiras de se manter hidratado durante o dia, jogue uma maçã em sua sacola para um momento refrescante.

6- O vinagre de maçã é excelente. Ao longo da história, o vinagre de maçã tem sido usado como um remédio natural para tudo, desde calmante, para dores de garganta, para aliviar o refluxo ácido, para se livrar dos soluços, para aliviar a irritação de picadas de insetos.

7- Maçãs podem ajudar a perder peso. Apesar de não se poder afirmar com plena certeza, as maçãs são uma fruta, portanto, não têm ingredientes gordurosos ou artificiais, e como mencionado anteriormente, são ricas em fibras e água.

Portanto, é senso comum que comer maçãs é melhor do que comer um saco de batatas fritas ou uma barra de chocolate.

É uma decisão nutricional mais inteligente que levará a um menor ganho de peso. A maçã tem muito poucas calorias, dependendo do tamanho, ela possui cerca de 90 calorias.

8- As maçãs têm uma infinidade de vitaminas e minerais. Elas têm cerca de 14% da ingestão diária recomendada de vitamina C, 5% da quantidade recomendada de vitamina B6, 2% das necessidades diárias de vitamina A, cálcio e ferro.

Além disso, contém 195 miligramas de potássio, equivalente a 6% das necessidades diárias.

9- Maçãs são deliciosas e versáteis! Podem ser um molho de maçã, geleia de maçã, doces de maçã, torta de maçã.

Podem ser incorporadas a receitas de frango ou porco, ou acrescentadas ao recheio e à farofa. Sempre conserve a pele, onde a maioria dos nutrientes se encontra.

Regina Di Ciommo

Mestre e Doutora em Sociologia pela UNESP, pesquisadora na área de Ecologia Humana e Antropologia, Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental, foi professora em cursos superiores de Sociologia e Direito, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.