Encontre seu
Plano de Saúde
em 30 segundos!

Encontre seu Plano de Saúde em 30 segundos!

Plano de saúde Unimed cobre RPG?

A Reeducação Postural Global é uma técnica cada vez mais indicada pelos médicos. Afinal, ela auxilia muito no cuidado com a coluna. Mas será que o plano de saúde Unimed cobre RPG?

Um plano de saúde Unimed cobre RPG apenas em duas situações: se desejar, e se for obrigado pela justiça. Isso porque, o método não está listado no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). O rol lista todos as consultas, tratamentos e exames que devem ser oferecidos ao consumidor. Como o RPG não aparece no Rol, a empresa não é obrigada a cumpri-lo.

O método de RPG é realizado por meio de posturas e exercícios corporais. Ele é indicado como fisioterapia, e costuma ser utilizado, principalmente, para o tratamento de alterações na coluna. Os problemas incluem, por exemplo, a escoliose (curvatura lateral da coluna vertebral) e a hiperlordose (curvatura da lombar curvada para dentro).

Além dessas condições, a reeducação postural pode tratar condições nos joelhos, quadril, dor de cabeça e outros. Para indicar o método, o especialista avalia com cuidado as condições físicas do paciente. Assim, pode também indicar os exercícios mais eficazes à condição e capacidade motora percebidas.

Somada à correção da postura e da capacidade de joelhos e outras áreas, o RPG ainda pode:

  • Melhorar a respiração do indivíduo;
  • Contribuir para a movimentação do tronco do paciente;
  • Eliminar a dor da mandíbula, causada por alterações na articulação têmporo-mandibular;
  • Corrigir o chamado “pé chato”, deformidade que provoca o achatamento de um ou mais arcos do pé. Isso coloca toda a planta do pé em contato com o solo, o que prejudica o caminhar, as articulações e o equilíbrio do indivíduo.
  • Plano de saúde Unimed cobre RPG?

Plano de saúde Unimed cobre RPG?

Ao dizermos que a Unimed cobre a Reeducação Postural Global apenas se desejar, nos referimos à cobertura acordada no contrato do consumidor. Ao verificar a necessidade deste método, o usuário pode negociar com a assessoria em saúde a cobertura do tratamento. Caso concorde, a empresa normalmente cobra valor pouco mais alto para essa técnica “extra”.

Como explicado anteriormente, o plano de saúde Unimed cobre RPG também quando é obrigado de forma judicial. Isso desde que haja a indicação médica pelo método. Nestes casos, é necessário que o paciente entre com uma ação judicial contra a empresa de saúde. As decisões mais recentes têm ocorrido em favor do consumidor, obrigando o custeio pela operadora.

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

2 Comentários

Claudinei

Bom dia,

Me informe aonde em Nova Friburgo faz RPG pelo plano.

Att.

Comentar
Fabiana Ferreira

Boa tarde Claudinei,

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,
Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.

Atenciosamente.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.