ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

A moda de cheirar chocolate e seus efeitos para a saúde

Há uma nova moda nas baladas: cheirar chocolate. O uso do chocolate em pó inalado está se tornando um hábito comum para se conseguir um estado de euforia. Embora não seja proibido, pode fazer mal para a saúde.

A moda de cheirar chocolate e seus efeitos para a saúde

Imagem: Mercadodocacau

Apesar de que no Brasil esse hábito ainda não é tão comum, na Europa e nos Estados Unidos ele já é a nova moda. A cena do pó de chocolate sendo inalado se tornou comum nas festas eletrônicas. Segundo os consumidores, o chocolate é inalado e seu efeito de euforia é real, dura meia hora ou mais.

O cacau em pó provoca uma reação, através da corrente sanguínea, que confere uma sensação de bem estar e alegria. Segundo estudos, esse efeito é provocado por duas substâncias químicas, a teobromina e a feniletilamina.

A moda de cheirar chocolate e seus efeitos para a saúde

Imagem: Efe.com

A teobromina tem ação semelhante à cafeína, levando ao estado eufórico, por suas propriedades psicoativas. Por ter uma ação vasodilatadora, acelera o fluxo sanguíneo e aumenta a pressão sanguínea.

A segunda substância, a feniletilamina, estimula a produção da endorfina, uma das responsáveis pela sensação de prazer. Os resultados são comemorados por quem usa, porque consideram que o cacau em pó é uma substância natural, que é vendida livremente em qualquer supermercado.

O uso do cacau em pó para ser aspirado não é ilegal, mas isso não significa que não produza danos e o assunto precisa ser analisado com cuidado.

O chocolate sempre foi ingerido, mas agora cheirar está ganhando adeptos na Europa. Quem usa argumenta que essa é uma alternativa saudável para o consumo de drogas ilícitas.

Como a moda começou

O hábito nasceu promovido pelo belga Dominique Persoone, um dos principais especialistas em chocolate (chocolatier) no mundo. Ele criou um dispositivo de acrílico específico para cheirar o chocolate em pó em 2007, que é uma adaptação da forma como a cocaína sempre foi utilizada. Antes disso, já havia gente cheirando cacau desde 2005.

Pelo menos 25 mil desses dispositivos tinham sido vendidos até 2016. Eles vêm com uma mistura “gourmet” que Persoone considera a certa para ser aspirada. A mistura é feita com pó de cacau, hortelã e gengibre, lançada pelo dispositivo em formato de colher, que a dispara diretamente para a narina. O inventor havia tentado a mistura de pó de cacau com pimenta malagueta, mas, segundo ele, a mistura era dolorosa para aspirar.

A moda de cheirar chocolate e seus efeitos para a saúde

Imagem: Virgula.com.br

Efeitos do cacau para euforia

A euforia é estimulada pela introdução de endorfinas no sistema circulatório. O cacau também tem magnésio em grande quantidade, que tem efeito de relaxante muscular e flavonoides, que estimulam a circulação e as funções do cérebro, de acordo com estudo científico publicado na Revista Americana de Nutrição Clínica.

Estudos demonstraram que o chocolate puro melhora a disposição e rendimento de exercícios físicos, deixando as pessoas mais rápidas para a execução de tarefas físicas.

Quais os perigos de aspirar cacau?

Ainda não há dados ou estudos realizados suficientes para se afirmar se há exatamente um risco ou a indução ao vício no pó de cacau. Mas também não se pode acreditar que o hábito seja totalmente inofensivo. Segundo o Dr. Herane, médico psiquiatra do King`s College de Londres, o chocolate contem substâncias viciantes, que tem efeito no cérebro e deveria ser considerado uma droga.

A moda de cheirar chocolate e seus efeitos para a saúde

Imagem: Curtoecurioso

Há registros de que quem consome chocolate adquire o hábito de busca compulsiva e deseja aumentar sempre a dose para continuar a sentir o mesmo efeito prazeroso. O chocolate aspirado tem efeito mais imediato do que o ingerido, porque, nos pulmões, vai diretamente para a corrente sanguínea e assim ao cérebro. O pico do efeito é mais alto, com duração menor, levando a pessoa a cheiram várias vezes em um período curto de tempo, o que induz ao vício.

Médicos otorrinolaringologistas alertam para o prejuízo que o pó de cacau pode causar ao nariz. Cheirar chocolate em pó leva uma substância tóxica ao nariz, por se tratar de um elemento estranho. O pó de cacau promete um efeito psicoativo, mas os médicos avisam que ele pode causar infecções nasais, ronco crônico e uma perigosa queda na pressão sanguínea.

Um novo chocolate em pó para ser cheirado foi colocado no mercado, mas os médicos advertem que ele poderá causar sérios problemas de saúde. O pó, à venda no mercado americano, chama-se Coco Loko, uma mistura para ser colocada diretamente na cavidade nasal, apresentada como diferente de uma droga, mas que dá um grande aumento de energia.

O Dr. Jordan Josephson, especialista em doenças das vias respiratórias do Hospital  Lenox Hill de Nova York, declarou à imprensa que há uma grande possibilidade do chocolate em provocar problemas de saúde, em troca de um pequeno e curto aumento na disposição. Segundo ele, nenhum tipo de pó deve ser cheirado ou colocado no nariz, porque isso simplesmente leva a infecções, obstruções e problemas nasais. O produto à venda tem açúcar em sua formulação e isso vai criar um bloqueio nas passagens nasais, impedindo o bom funcionamento do nariz, com efeitos nocivos para os pulmões.

A moda de cheirar chocolate e seus efeitos para a saúde

Imagem: Rollingstone

O Coco Loko começou a ser vendido na internet, onde ele é descrito como promotor de endorfinas e serotonina, levando a uma energia eufórica. Varejistas estão começando a colocar o produto nas prateleiras, embora de maneira hesitante, porque ele ainda não foi aprovado pelo serviço de controle de medicamentos e alimentos americano, o FDA (Food and Drug Administration).

O seu principal ingrediente é o pó de cacau, que é rico em nutrientes, ácidos graxos e açúcar, mas ele também contém outros ingredientes, semelhantes aos encontrados em bebidas energéticas, como o gingko biloba, taurina, guaraná e ginseng. Essas substâncias são seguras, mas podem se tornar perigosas quando combinadas com cafeína e açúcar. Quando estão presentes em bebidas podem causar pressão alta, palpitações cardíacas, insônia, fadiga, desidratação e até uma crise renal.

Como resultado, os médicos estão preocupados com os efeitos negativos de um produto com essa composição sendo inserido diretamente na cavidade nasal. O nariz, segundo o Dr. Josephson, já enfrenta problemas suficientes com a poluição, o que nós não podemos controlar e colocar um pó no nariz simplesmente é uma má ideia. Se a intenção é evitar as calorias do chocolate, é bom saber que é bem melhor comer uma barra de chocolate ou tomar um copo de chocolate com leite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.