Cote seu plano de saúde agora!

Em menos de 5 minutos encontraremos o plano ideal para você.

Iniciar cotação
< Voltar para home

Plano de saúde cobre internação?

Publicado em
de leitura

Segundo as regras da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), todo plano de saúde cobre internação. Contudo, há limitações de tempo para o atendimento, que variam de acordo com a segmentação do serviço contratado.

Existem quatro segmentações básicas definidas pela ANS, que podem ser combinadas para a obtenção de um plano mais completo. São elas: Ambulatorial, Hospitalar, Obstetrícia e Odontológica. Para cada divisão, há uma lista obrigatória de procedimentos a serem realizados, definida pelo Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde.

Plano de saúde cobre internação?
Imagem: Getty

Quando o plano de saúde cobre internação?

Dentre todas as coberturas, a mais básica e com maior limitação para internação é o Ambulatorial. O plano funciona muito bem para realização de exames, diagnósticos e tratamentos. Caso seja necessária internação, porém, a segmentação cobre apenas as 12 primeiras horas de atendimento. Quando esse tempo é ultrapassado, as despesas seguintes são de responsabilidade do paciente.

Já o plano Hospitalar garante a internação pelo tempo necessário indicado pelo médico. Já se a internação tiver o parto como objetivo, é necessário que o plano seja Obstetrício. Nesse caso, o bebê também é coberto pelos serviços de cuidado e permanência no hospital por até 30 dias após o parto.

Finalmente, um plano com cobertura exclusivamente odontológica também permite a internação, mas desde que ela esteja relacionada ao cuidado bucal.

Dessa forma, antes da contratação do plano de saúde, é fundamental ter atenção ao que ele cobre. Mesmo que não seja um objetivo, uma internação pode ser necessária, e o plano hospitalar costuma ser o mais indicado. Em um imprevisto, tente negociar novos serviços com a operadora. Há casos em que a troca de plano não requer tempo de carência, e permite o uso imediato da nova cobertura.

Atenção ao tempo de carência!

Quando contrata um plano de saúde pela primeira vez na operadora, o consumidor precisa cumprir o chamado tempo de carência. Ou seja, precisa aguardar um período de tempo antes de poder utilizar os atendimentos contratados. Porém, a internação do paciente pode ser uma emergência, e então existem regras específicas sobre o assunto.

Nessa situação, mesmo que esteja em período de carência, o consumidor deve poder utilizar a internação por até 12 horas. Após esse intervalo, as despesas geradas no hospital passam a ser responsabilidade do paciente.

Para contar com outros atendimentos, também é importante considerar o período de carência de cada um. Partos, por exemplo, só podem ser realizados 300 dias após a assinatura do contrato de serviço. Já procedimentos de alta complexidade para o tratamento de doenças preexistentes só podem ser feitos 24 meses após a contratação. Enquanto isso, as demais assistências têm prazo de 180 dias para começarem a acontecer.

Gostou deste post? Avalie!

Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878

Icone de compartilhamento Compartilhe com seus amigos
Tudo sobre retorno médico: direitos e deveres
30/06/20 Perguntas e respostas

Conheça todas as regras sobre retorno médico, e quais são seus direitos e deveres sobre ele. Entenda o que é...

Ler artigo
Plano de Saúde
Segunda Via Boleto Amil Dental Individual representado por um dente. Passo a Passo para Emitir a Segunda Via do Boleto...
09/10/24 Perguntas e respostas

Se você é cliente Amil Dental e está buscando informações sobre como emitir a segunda via boleto amil dental...

Ler artigo
Diego Brasileiro
Plano de saúde cobre quiropraxia?
10/02/23 Perguntas e respostas

Se você se pergunta se o plano de saúde cobre quiropraxia, a resposta é não, ou seja, o procedimento não é...

Ler artigo
Plano de Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.