Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

O que é um plano de saúde referência?

O plano de saúde referência foi instituído pela Lei 9656/98. Saiba o que a cobertura oferece ao consumidor!

Nem todo plano de saúde cobre tudo. Para que o consumidor tenha um serviço o mais direcionado possível, ele precisa aderir a uma segmentação de plano. Assim, terá direito a todos os atendimentos da segmentação.

Esse tipo de “divisão” é interessante tanto para operadora, quanto para o cliente. A empresa que oferta o plano, por exemplo, pode estabelecer um preço justo e que se refira apenas aquilo que oferecerá em determinada segmentação.

Já o consumidor que contrata um plano precisa saber, desde o início, sobre quais atendimentos têm direito. Assim, quando for necessário utilizá-los, ele poderá requerer o cumprimento do contrato.

São cinco as segmentações-base disponíveis: Ambulatorial, Hospitalar sem obstetrícia, Hospitalar com obstetrícia, Exclusivamente Odontológico e Referência. As divisões são estabelecidas pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), e podem ser unidas em planos mais completos. O consumidor pode, por exemplo, aderir a um plano Ambulatorial + Hospitalar sem obstetrícia + Odontológico.

O que é um plano de saúde referência?

Imagem: Getty

Qual a cobertura do plano de saúde referência?

Segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), cerca de 30% dos brasileiros possuem plano de saúde particular. Entre estes, há os que contam com a cobertura do plano de saúde referência.

Um plano referência oferece ao indivíduo os seguintes serviços: atendimento em consultórios; exames e tratamentos necessários para diagnosticar ou tratar o problema de saúde; e internação em enfermaria, com direito a UTI e parto.

É importante destacar, de qualquer forma, que os exames e tratamentos citados só são obrigatoriamente cobertos se fizerem parte do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS. O Rol é uma lista de todos os procedimentos que os planos de saúde devem obrigatoriamente realizar.

Além disso, há prazo entre a contratação do plano e a sua possibilidade de uso. Esse intervalo é chamado de carência, e varia de acordo com o procedimento. No caso de atendimentos de emergência ou urgência, porém, o indivíduo pode usufruir do plano de saúde referência após 24 horas da sua contratação.

Saiba o preço do seu Plano de Saúde

Qual seu tipo de plano?

Simular

Jeniffer Elaina da Silva

Jeniffer Elaina trabalha como Editora freelancer, tendo mais de cinco anos de experiência em escrita e revisão de artigos para web. É formada em Marketing com pós-graduação em Administração de Empresas na FGV. Sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e aprender um pouco mais a cada dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.