dcsimg

ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Qual o seu DDD?


ou ver Listas Patrocinadas

Plano de saúde Unimed cobre balão gástrico?

Curta e compartilhe esse artigo:

É importante saber se o plano de saúde Unimed cobre balão gástrico para ficar atento aos seus direitos com o plano de saúde. Descubra tudo nesse artigo.

Muitas pessoas sofrem com problemas de sobrepeso e, em alguns casos, chegam a atingir a obesidade mórbida. Estando dezenas de quilos acima do seu peso ideal e desenvolvendo diversos problemas de saúde por causa dessa situação.

Uma saída com imensas chances de sucesso para esses casos são as intervenções cirúrgicas que auxiliam na perda de peso como a cirurgia bariátrica e o balão gástrico. No entanto, grande parte das pessoas que se encontram nessa situação devem passar por questionamentos como: o que exatamente são esses procedimentos? Quais as diferenças entre a bariátrica e o balão gástrico? O plano de saúde Unimed cobre balão gástrico?

Para responder todas essas questões, trouxemos esse artigo. Um apanhado completo, com todas as informações mais importantes para que você veja as diferenças entre os procedimentos e saiba se o plano de saúde Unimed cobre balão gástrico. Acompanhe.

Clique aqui e faça a cotação do seu plano de saúde.
Plano de saúde Unimed cobre balão gástrico?

O que é a cirurgia bariátrica?

Mais conhecida como redução de estômago, a cirurgia bariátrica trata-se de um procedimento indicado a pacientes que sofrem com obesidade mórbida, geralmente, com o IMC igual ou superior a 40.

Nesses casos, os pacientes são encaminhados para cirurgia bariátrica, no qual, um pedaço do estômago é retirado e o órgão é costurado. Em técnicas mais modernas, o procedimento é realizado por uma videolaparoscopia, feita através de uma pequena incisão no abdômen, e o médico com o auxílio de equipamentos adequados, pode apenas costurar um pedaço do estômago, diminuindo sua capacidade de armazenamento.

Nesses casos, a parte do órgão inutilizada não é retirada do corpo humano, e o organismo absorve esse tecido em algumas semanas, não causando nenhuma complicação à saúde do paciente.

Que tal cuidar da sua saúde agora? Aproveite e faça a cotação do seu plano de saúde.

Esse procedimento diminui o tamanho do estômago, o que faz com que o paciente sinta menos fome e coma muito menos, perdendo assim, muito peso de maneira rápida. É preciso ressaltar que o procedimento cirúrgico é muito mais difundido e realizado no Brasil do que o procedimento por videolaparoscopia. Sua recuperação é delicada e um tanto lenta.

O que é o balão gástrico?

O balão gástrico, também conhecido como balão intragástrico, é um procedimento endoscópico destinado ao emagrecimento de pessoas que sofrem com a obesidade mórbida.

No entanto, trata-se de uma intervenção muito menos invasiva, através de uma endoscopia comum, o médico insere um balão dentro do estômago pela boca do paciente. Uma vez que o balão se encontra devidamente alojado dentro do órgão, é inflado, ocupando mais da metade do estômago.

Esse balão inflado dentro do estômago, reduz a capacidade de armazenamento do órgão, promovendo assim uma maior saciedade ao paciente, que passa a comer menos e perde peso naturalmente, de maneira bem rápida.

Quando o paciente atinge o peso ideal, ele retorna ao médico e através do mesmo procedimento utilizado para a colocação do balão, o médico desinfla o balão e o retira do estômago.

Diferenças entre a cirurgia bariátrica e o balão gástrico

As diferenças entre a cirurgia bariátrica e o balão gástrico são bem simples de serem observadas. No caso da bariátrica, o procedimento é bem mais invasivo, considerando que é necessário se ter toda uma preparação pré-operatória, e ainda existem fatores como a anestesia, cortes, retirada de parte do órgão e uma recuperação muito mais lenta e delicada.

Já com o balão gástrico, as coisas são bem mais simples, o procedimento pode ser realizado em consultório médico, e a única anestesia necessária é local, mais especificamente na garganta, por onde passa o equipamento endoscópico responsável por inserir e inflará o balão dentro do estômago.

O procedimento pode ser realizado com o paciente acordado, é muito mais simples, rápido e sem cortes, nem necessidade de recuperação posterior.

Para quem é indicado esses procedimentos cirúrgicos?

A cirurgia bariátrica é indicada para pessoas que se encontram com 45 kg ou mais acima do peso ideal, calculado considerando gênero e altura, ou com o IMC igual ou superior a 40 podem realizar. Já o balão gástrico pode ser feito em pessoas que se encontram com o IMC igual ou superior a 27, ou mesmo que tenham um IMC de 35 ou mais e que não queiram se submeter a um procedimento cirúrgico como a bariátrica. Em ambos os casos é preciso comprovar que o paciente não é capaz de perder peso através dos métodos convencionais como reeducação alimentar e exercícios físicos.

Esse excesso de peso pode trazer diversas complicações a saúde, como quadros graves de hipertensão, diabetes, problemas respiratórios, distúrbios hormonais e muitos outros. E para que complicações mais graves, e em muitos casos, o perigo de morte, sejam descartados o médico podem encaminhar esse paciente para a realização de um dos procedimentos citados acima.

Meu plano de saúde Unimed cobre o balão gástrico?

Sim! Assim como todos os demais planos, o plano de saúde Unimed cobre o balão gástrico no tratamento contra a obesidade mórbida. Isso porque combater o problema de obesidade é uma questão de saúde e não de estética.

Portanto, todos os pacientes que se encontram em um quadro de obesidade, e que possuam indicação médica para colocação de balão gástrico, possuem o direito garantido por lei de exigir a cobertura que qualquer plano de saúde, ou o plano de saúde Unimed cobre o balão gástrico.

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.


Curta e compartilhe esse artigo:
O que você achou deste artigo? Sua avaliação é muito importante para nós!
Por favor, atribua uma nota:

avaliação
Rating

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.