ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Plano de saúde Unimed cobre balão gástrico?

Plano de saúde Unimed cobre balão gástrico?

É importante saber se o plano de saúde Unimed cobre balão gástrico para ficar atento aos seus direitos com o plano de saúde. Descubra tudo neste artigo.

Muitas pessoas sofrem com problemas de sobrepeso e, em alguns casos, chegam a atingir a obesidade mórbida. Ficando dezenas de quilos acima do seu peso ideal e desenvolvendo diversos problemas de saúde por causa dessa situação.

Uma alternativa de tratamento com imensas chances de sucesso para esses casos são as intervenções cirúrgicas que auxiliam na perda de peso, como a cirurgia bariátrica e o balão gástrico. No entanto, nem todo mundo sabe exatamente o que exatamente são esses procedimentos, ou quais as diferenças entre a bariátrica e o balão gástrico, ou mesmo se o plano de saúde Unimed cobre balão gástrico.

Para resolver essas questões, trouxemos esse artigo. Um apanhado completo, com todas as informações mais importantes, para que você veja as diferenças entre os procedimentos e saiba se o plano de saúde Unimed cobre balão gástrico. Acompanhe.

O que é a cirurgia bariátrica?

Mais conhecida como redução de estômago, a cirurgia bariátrica trata-se de um procedimento indicado para pacientes que sofrem com obesidade mórbida, geralmente, com o IMC igual, ou superior a 40.

Uma intervenção cirúrgica que consiste basicamente na retirada, ou inutilização de um pedaço do estômago. Existem no Brasil atualmente quatro técnicas de cirurgia bariátrica que podem ser realizadas, elas são:

  • Bypass gástrico,
  • Gastrectomia vertical,
  • Banda gástrica ajustável,
  • Duodenal switch.

Todos os procedimentos consistem em reduzir a capacidade do armazenamento do estômago, fazendo com que o paciente sinta menos fome e possa assim, emagrecer. As cirurgias custam em torno de R$ 40 mil, fora os exames pré e pós-operatórios. Na imagem a seguir você pode conhecer melhor cada um desses procedimentos, com suas vantagens e desvantagens.

Fonte: www1.folha.uol.com.br

Os resultados desses procedimentos são tão positivos que, segundo dados fornecidos pela SBCBM – Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, apenas no último ano, a procura por procedimentos deste tipo subiu mais de 47%, chegando a um número de 105,6 mil procedimentos realizados em um ano.

Fonte: www1.folha.uol.com.br

O que é o balão gástrico?

O balão gástrico, também conhecido como balão intragástrico, é um procedimento endoscópico destinado ao emagrecimento de pessoas que sofrem com a obesidade mórbida. Esta trata-se de uma intervenção muito menos invasiva, realizada através de uma endoscopia comum, onde o médico insere um balão dentro do estômago pela boca do paciente. Uma vez que o balão se encontra devidamente alojado dentro do órgão, é inflado, ocupando mais da metade do estômago.

Fonte: www.belezafeminina.pro.br

Esse balão inflado dentro do estômago, reduz a capacidade de armazenamento do órgão, promovendo assim uma maior saciedade ao paciente, que passa a comer menos e perde peso naturalmente, de maneira bem rápida.

O balão pode ficar no estômago do paciente por um período que varia entre 4 e 6 meses, dependerá do material do balão, ou até que o paciente atinge o peso ideal, caso isso aconteça antes do período limite. Quando esse período finda é preciso que o paciente retorne ao médico e através do mesmo procedimento utilizado para a colocação do balão, retire o balão do estômago.

Vale lembrar que, este além de ser um procedimento simples e rápido, já que pode ser realizado em até 30 minutos, é completamente indolor. O balão gástrico pode ser colocado por um preço médio de R$ 8 mil.E, apesar de parecer uma excelente saída, nem todos os organismos aceitam o balão, nesses casos é preciso apenas retirar o balão, sem nenhum dano à saúde.

Diferenças entre a cirurgia bariátrica e o balão gástrico

As diferenças entre a cirurgia bariátrica e o balão gástrico são bem simples de serem observadas. No caso da bariátrica, o procedimento é bem mais invasivo, considerando que é necessário se ter toda uma preparação pré-operatória, e ainda existem fatores como a anestesia, cortes, retirada de parte do órgão e uma recuperação muito mais lenta e delicada.

Já com o balão gástrico, as coisas são bem mais simples, o procedimento pode ser realizado em consultório médico, e a única anestesia necessária é local, mais especificamente na garganta, por onde passa o equipamento endoscópico responsável por inserir e inflar o balão dentro do estômago.

O balão gástrico além de ser um procedimento muito mais rápido, simples e a necessidade de cortes, pode ser realizado em poucos minutos com o paciente acordado. Vale dizer também que este é um procedimento seguro e com bons resultados, segundo informações do I |Consenso Brasileiro de Balão Intragástrico, a média de perda de peso no Brasil com o uso do balão gástrico é de 20% do peso corporal do paciente.

Para quem é indicado esses procedimentos cirúrgicos?

A cirurgia bariátrica é indicada para pessoas que se encontram com 45 kg ou mais acima do peso ideal, calculado considerando gênero e altura, ou com o IMC igual, ou superior a 40 podem realizar. Já o balão gástrico pode ser feito em pessoas que se encontram com o IMC igual ou superior a 27, ou mesmo que tenham um IMC de 35, ou mais e que não queiram se submeter a um procedimento cirúrgico como a bariátrica.

Em ambos os casos, é preciso comprovar que o paciente não é capaz de perder peso através dos métodos convencionais como reeducação alimentar e exercícios físicos.Esse excesso de peso pode trazer diversas complicações a saúde, como quadros graves de hipertensão, diabetes, problemas respiratórios, distúrbios hormonais e muitos outros.

E para que complicações mais graves, e em muitos casos, o perigo de morte, sejam descartados o médico pode encaminhar esse paciente para a realização de um dos procedimentos citados acima.

Meu plano de saúde Unimed cobre o balão gástrico?

A tendência dos planos de saúde é se negar a cobrir esse tipo de procedimento, eles alegam que o procedimento não se encontra na lista da CBHPM – Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos, o que impossibilita a formalização da cobrança.

No entanto, quando o procedimento é solicitado para o tratamento de obesidade mórbida, uma doença crônica que promove outras doenças, diminui muito a qualidade de vida do paciente e pode até mesmo levar a morte. Sim, os planos, incluindo o plano de saúde Unimed, cobre balão gástrico.

Portanto, todos os pacientes que se encontram em um quadro de obesidade muito avançado, e que possuam indicação médica para colocação de balão gástrico, possuem o direito garantido por lei de exigir a cobertura que qualquer plano de saúde, ou o plano de saúde Unimed cobre o balão gástrico.

30 Comentários

Marcone Almeida

Boa tarde,

Já liguei para vários lugares onde faz o tratamento mais nenhum libera por nenhum Plano, eles querem dinheiro. Tenho Unimed por muito tempo, tenho 1,68 de altura e peso 100 kg. To com pressão alta, mais não consigo pede peso.

Att.

Comentar
Fabiana Ferreira

Boa tarde Marcone,

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,
Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.
É importante destacar que nem todos os planos cobrem esse procedimento, então leia atentamento o contrato e converse com seu corretor. Caso tenha interesse em realizar uma cotação de plano de saúde, basta preencher o formulário em nosso site e aguardar o contato de um corretor com a proposta do melhor plano que cobre esse procedimento.
Atenciosamente.

Comentar
Gaine

Olá,

Estou à procura de uma clínica que coloque balão gastro Unimed.

Att.

Comentar
Fabiana Ferreira

Boa tarde Gaine,

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,
Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.

Att.

Comentar
Leidiane

Boa tarde,

Aonde tem uma clínica que coloca balão pelo plano Unimed?

Att.

Comentar
Fabiana Ferreira

Boa tarde Leidiane,

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,
Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.
Atenciosamente.

Comentar
Josina Mendes da Silva Sa

Boa Noite,

Caso o Plano de Saúde se recuse, qual o procedimento que o usuário deveria tomar a seguir?

Att,

Comentar
Fabiana Ferreira

Boa tarde Josina,

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,
Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.
Caso queira pode entrar em contato com ANS – Agência Nacional de Saúde e verificar o procedimento correto.

Atenciosamente.

Comentar
Elizângela

Olá,

Tenho plano da Unimed quero colocar o balão gástrico como devo proceder para eles liberarem ?

Att.

Comentar
Fabiana Ferreira

Boa tarde Elizangela.

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,
É importante você entrar em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida, cada operadora tem um procedimento.

Atenciosamente.

Comentar
Ana Cláudia Buer dos Reis

Boa tarde,

Tenho 1,58 de altura e 76 kg, será que consigo colocar o balão pela Unimed.

Att.

Comentar
Fabiana Ferreira

Boa noite Ana,

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,
Por favor, entre em contato com a operadora Unimed para que possam tirar sua dúvida.

Atenciosamente.

Comentar
Ivan

Olá

Para mim não ficou claro, existe uma condição minima para colocar o balão? qual?

Att.

Comentar
Juliana

Bom dia,

Meu plano é Bradesco, será que consigo pelo plano?

Att.

Comentar
Fabiana Ferreira

Boa noite Juliana,

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,
Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.
Para fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://goo.gl/KvZ8Rp para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente

Comentar
Metileno Rezer

Olá,

A minha Unimed diz que não tem a codificação para o procedimento de balão gástrico. Como faço? Preciso fazer o procedimento,estou com problemas na minha coluna por causa do peso.

Att.

Comentar
Fabiana Ferreira

Boa noite,

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,
Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.
Para fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://goo.gl/KvZ8Rp para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente

Comentar
Simone Chediak

Olá!

Estou com 33,33 MC, já fiz vários tratamentos para perder peso, não tive sucesso. Gostaria muito de usar balão gástrico. Como eu faço?

Att.

Comentar
Fabiana Ferreira

Boa noite Simone,

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,
Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.
Para fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://goo.gl/KvZ8Rp para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente

Comentar
Beatriz

Olá.

É uma grande mentira que os planos cobrem o balão gástrico. Nenhum convênio cobre, os médicos cobram de 10 mil a 12 mil reais para fazer esse procedimento. É uma vergonha!

Comentar
Anônimo

Boa tarde,

O plano tem sim a obrigação de pagar. Minha irmã conseguiu após formalizar reclamação junto a ANS.

Att.

Comentar
Anna Paula

Boa noite,

Sua irmã teve algum gasto ou a Unimed bancou tudo?

Att.

Comentar
Diélis Cristina da Silva Pereira

Olá,

Estou pesquisando e quero fazer, pois, estou tentando perder peso desde a minha primeira filha, mais não consigo fazer dietas e exercícios.

Att.

Comentar
Fabiana Ferreira

Boa noite Diéllis,

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,
Para fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://goo.gl/KvZ8Rp para que um corretor parceiro entre em contato com você e tire suas dúvidas.
Atenciosamente

Comentar
Marilda Veiga Simoni

Boa tarde,

Fiz a bariátrica pela Unimed, o nosso plano na época era pela empresa e cobriu tudo.

Comentar
Fabiana Ferreira

Bom dia Marilda,

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net.

Atenciosamente.

Comentar
Kátia

Boa tarde

Não sei onde vocês viram que a Unimed cobre balão gástrico, por favor me envie aonde fala que a Unimed cobre balão gástrico.

Att.

Comentar
Fabiana Ferreira

Boa tarde Katia,

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,
O plano de saúde Unimed cobre o balão gástrico no tratamento contra a obesidade mórbida. Isso porque combater o problema de obesidade é uma questão de saúde e não de estética. É importante ler atentamente o contrato e conversar com seu corretor.
Caso tenha interesse em realizar uma cotação de plano de saúde, basta preencher o formulário em nosso site e aguardar o contato de um corretor com a proposta do melhor plano.
Atenciosamente.

Daiany Gomes

Boa tarde!

Mais quantos kilos você tinha na época? Hoje eles exigem até isso!

Att.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.