Plano de saúde Unimed cobre lipoaspiração?
Quem vai contratar um plano de saúde costuma várias dúvidas. Por exemplo: o plano de saúde Unimed cobre lipoaspiração? Embora a resposta seja “não”, a contratação do plano pode valer muito a pena. Afinal de contas, a operadora de saúde cobrirá todos os exames e consultas pré-operatórios.
*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é o órgão responsável por regular todos os planos de saúde no País.
É graças às suas regras que o plano de saúde Unimed não é obrigado a cobrir lipoaspiração.
Funciona assim: por meio do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, a ANS determina todos os atendimentos que uma operadora de saúde precisa cobrir.
Esses procedimentos variam apenas devido à segmentação assistencial escolhida.
Um plano Ambulatorial, por exemplo, não oferece internação, enquanto a Hospitalar sim.
Ou seja, os procedimentos cobertos devem ser listados no Rol. Mas, como seu próprio nome indica, a lista conta apenas com atendimentos para a saúde.
Procedimentos considerados estéticos, como a lipoaspiração, não são cobertos.
Antes de apresentar mais informações sobre o assunto, vale destacar um aspecto.
Alguns procedimentos estéticos são, sim, cobertos pelas operadoras.
Porém, isso só acontece quando ele está diretamente relacionado a um tratamento de saúde.
Um dos casos comuns é a cobertura da cirurgia reparadora para retirada de excesso de pele após uma operação bariátrica.
A bariátrica é utilizada como um tratamento de saúde, enquanto a de retirada de pele, apesar de estética, serve como um complemento ao atendimento.
Continue acompanhando e saiba mais!
Plano de saúde Unimed cobre lipoaspiração?
Como citado anteriormente, a lipoaspiração é um procedimento estético.
Ou seja, ele visa melhorar a aparência e não necessariamente está relacionado à boa saúde do paciente.
Por isso, essa intervenção cirúrgica não está coberta pelo plano de saúde. O mesmo vale para outras operações que visam apenas a melhoria da beleza
Não significa, porém, que um plano de saúde é inútil para o usuário que deseja fazer uma lipoaspiração.
Na verdade, quem possui um plano Unimed pode utilizar os serviços para fazer consultas prévias com o médico.
Afinal, é necessário que o especialista indique as vantagens da operação e também a segurança em realizá-la.
Com o plano de saúde, ainda é possível realizar os exames pré-operatórios que estiverem contemplados entre as coberturas.
Em todo o caso, a cirurgia em si, como a internação, anestesia e profissionais, não serão cobertos pelo plano.
Se realmente se decidir pelo procedimento, o paciente terá que pagar esses procedimentos do próprio bolso.
Nessa hora, é importante pesquisar preços e comparar a tabela de preço de lipoaspiração de cada empresa, mas também ter a certeza da capacidade profissional do cirurgião.
O médico deve ser um especialista para garantir a segurança do procedimento e bons resultados.
Existe alguma cirurgia estética coberta pelo plano de saúde?
Assim como citamos, apesar dos planos não serem obrigados a cobrir cirurgias estéticas, existem alguns procedimentos que são consideradas exceção.
Isso porque eles não visam a beleza, mas a reparação.
É o caso, por exemplo, da cirurgia reparadora para a retirada de pele, como no nosso exemplo anterior.
Há ainda outro exemplo bastante simples. Imagine uma mulher que teve câncer de mama e precisou retirar uma das mamas.
Ele tem direito a realizar a cirurgia plástica reparadora com cobertura do plano, garantindo um implante para a recuperação dos seios.
Além desse procedimento, é possível encontrar outras cirurgias que são cobertas pelo plano. A seguir, citamos algumas das mais comuns.
- Cirurgia de mão;
- Reconstruções de Mama e Face;
- Tratamento da paralisia facial;
- Reconstruções de orelha;
- Reconstruções pós-traumas diversos;
- Tratamentos de tumores de pele;
- Tratamento de pacientes vítimas de queimaduras.
Mesmo com a cobertura dos planos, é preciso que haja a liberação da operadora.
Normalmente, o médico deve identificar essa necessidade, realizar exames completos e prescrever a cirurgia justificando sua necessidade.
Então, a operadora fará a análise do pedido e avaliará se seu objetivo é ou não puramente estético.
Caso não seja, ela emitirá autorização para a intervenção.
Existe algum plano que cobre lipoaspiração?
Os planos de saúde não costumam incluir procedimentos estéticos em sua lista de coberturas. Afinal, dificilmente você encontrará um plano de saúde que cobre cirurgia plástica com finalidade estética.
Por isso, as grandes empresas dificilmente oferecerão essa cobertura. Ainda assim, vale a pena pesquisar no mercado antes de adquirir um plano de saúde.
Apesar de não serem tão comuns, algumas operadoras oferecem esse tipo de serviço. Caso tenha dúvidas se a Unimed cobre cirurgia plástica, saiba que para finalidade estética ela não é obrigada a cobrir.
Será importante apenas avaliar a reputação da companhia no mercado. Ao mesmo tempo, lembre-se de comparar os custos do plano e da cirurgia particular.
Pode acontecer dos custos serem muitos semelhantes, eliminando a necessidade de um plano. Outra alternativa para quem deseja fazer a lipoaspiração é investir em um consórcio ou outro tipo de financiamento para a cirurgia.
Em um consórcio, por exemplo, o usuário faz uma poupança conjunta com outros consumidores. Então, o valor da apólice é sorteado periodicamente, entregando ao consumidor todo o valor que ele precisa para a cirurgia.
Depois, ele só precisará continuar a pagar as suas parcelas, até finalizar o “financiamento”. Em todo o caso, vale lembrar que, nesses casos, o usuário estará pagando apenas a intervenção cirúrgica.
Consultas com o médico e exames são cobrados a parte, ou poderão ser cobertos pelo plano de saúde “comum”. Portanto, mesmo que o plano não cubra a lipoaspiração, ele continua sendo muito importante para a realização dos exames pré-operatórios.
Ele também poderá ser bastante útil na hora de acompanhar o pós-cirúrgico e os efeitos do procedimento à sua saúde. Agora você já sabe se o plano de saúde Unimed cobre ou não lipoaspiração, e quando você pode contar com a operadora de saúde.
Na hora de contratar uma boa cobertura, pesquise bastante! Assim, você terá exatamente os serviços de que precisa, com um preço atrativo.
Existe forma de usar o convênio médico para parte da lipoaspiração?
Sobre os tipos de procedimentos, exames e consultas, você precisa consultar a sua apólice. Caso fique em dúvida, é sempre bom entrar em contato com o seu corretor ou a operadora de plano de saúde.
Saiba que cada tipo de plano oferece benefícios diferenciados. No geral, as consultas são cobertas e alguns exames também. Quanto ao procedimento em si, como já informado acima, não há cobertura, já que a Unimed cobre cirurgia plástica.
Para a realização, você pode verificar com a operadora sobre efetuar o pagamento de forma particular. Verifique antes a tabela de preço de lipoaspiração para que você possa efetuar um pagamento mais justo.
*Publicado em 19/06/2019 e atualizado em 24/06/2021.
Artigos relacionados
Você sabia que plano de saúde cobre fototerapia? Só que existem regras para o tratamento, já que a cobertura não...
Ler artigoVocê sabia que plano de saúde cobre hidroterapia? Beneficiários do plano de saúde podem solicitar a terapia que...
Ler artigoTem dúvidas se o plano de saúde cobre gengivoplastia? Sem problemas! Neste texto, explicamos tudo o que você precisa...
Ler artigo
Tenho 5 filhos tenho cirurgia na coluna não consigo emagrecer estou com sobre peso e tenho ansiedade tenho direito de fazer cirurgia plástica pelo plano da Unimed
Olá, Cheila,
Sentimos muito pelos desafios de saúde que está enfrentando. Quanto à sua pergunta, a cobertura de cirurgia plástica, como a lipoaspiração, pode variar de acordo com o plano de saúde da Unimed que você possui. Normalmente, esse tipo de procedimento não é coberto por planos de saúde quando é realizado com fins estéticos.
No entanto, em casos em que a cirurgia plástica é necessária para corrigir problemas de saúde ou sequelas de acidentes ou cirurgias anteriores, pode haver a possibilidade de cobertura pelo plano. É fundamental que você entre em contato diretamente com a Unimed ou com a corretora parceira do seu plano para verificar a cobertura específica do seu contrato.
Quanto aos demais problemas de saúde mencionados, recomendamos que busque orientação médica para tratar a ansiedade, o sobrepeso e os problemas na coluna. Um acompanhamento médico adequado é fundamental para garantir o seu bem-estar.
Esperamos que encontre as soluções adequadas para as suas necessidades. Se tiver mais dúvidas, estamos à disposição para ajudar no que for possível.
Desejamos melhoras e muita saúde para você e sua família.
Atenciosamente,
Equipe Plano de Saúde
Olá! Tenho os seios muito grande, uso tamanho 50 e sinto dores nas costas, ombros e nuca. Tenho plano Unimed. Como faço para conseguir fazer uma cirurgia de reducão pelo próprio plano?
Att
Bom dia, Bianca!
Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!
Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.
Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.
PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.
Atenciosamente!
Olá,
Gostaria de fazer uma abdominoplastia, como faço?
Att.
Boa noite Rosangela,
Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,
Visite nosso site e faça sua cotação já! Preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ e aguarde o contato de um corretor para que possa tirar suas dúvidas.
Atenciosamente.