Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

Como se recuperar da síndrome da estafa ou “burnout”

Quando você está esgotado, os problemas parecem intransponíveis, tudo parece sombrio e é difícil reunir energia para reagir e ajudar a si próprio. A infelicidade e o desapego causados pela estafa podem ameaçar seu trabalho, seus relacionamentos e sua saúde. Mas, reconhecendo os primeiros sinais de aviso, você pode tomar medidas para brecar esse processo e recuperar o equilíbrio e logo começar a se sentir positivo e esperançoso novamente.

Estafa ou burnout é um estado de exaustão emocional, física e mental causado pelo estresse excessivo e prolongado. Ocorre quando você se sente sobrecarregado, emocionalmente esgotado e incapaz de atender às demandas constantes. À medida que o estresse continua, você começa a perder o interesse e a motivação que o levaram a assumir um determinado papel, que considerava prioritário.

A estafa reduz a produtividade e consome a sua energia, deixando-o cada vez mais desamparado, desesperado, cínico e ressentido. Eventualmente, você pode sentir que não tem mais nada para dar.

Os efeitos negativos da estafa se espalham em todas as áreas da vida – incluindo sua casa, trabalho e vida social. O “burnout” também pode causar alterações de longo prazo em seu corpo, que o tornam vulnerável a doenças como gripes e resfriados. Por causa de suas muitas consequências, é importante lidar imediatamente com o esgotamento.

Como se recuperar da síndrome da estafa ou “burnout”

Imagem: Getty

Como se recuperar do “burnout” ou estafa

O primeiro passo é entender que você tem estado sob pressão. Seu segundo passo é mudar os seus hábitos para equilibrar o trabalho com sua vida pessoal.

1 – Trabalhe de maneira mais inteligente

Você conhece essa frase “não trabalhe mais tempo, trabalhe de maneira mais inteligente”? Existem muitas ferramentas que ajudam você a organizar seu tempo e simplificar suas tarefas! A primeira coisa em que você deve investir é em uma lista de tarefas. Existes até aplicativos muito simples que irão ajudá-lo a acompanhar tudo o que você já fez e o que tem que fazer.

Existem programas que podem ajudar a enviar e-mails e podem ser uma boa solução para você. Preso com telefonemas? Sugira adicionar o bate-papo ao vivo como contato adicional com seus clientes, para soluções questões mais rapidamente. Mesmo pequenas coisas como adicionar o Whatsapp nas suas ferramentas de contato podem fazer a diferença.

Pense em qualquer tarefa que consuma muito do seu tempo. É muito provável que alguém tenha inventado um aplicativo que economize tempo ao realizar essa tarefa. Isso ajudará você a gerenciar com mais sucesso suas tarefas e seu tempo.

Dica: não recomendo o uso de aplicativos de controle de tempo, pois isso pode deixar você ainda mais preocupado com sua “baixa produtividade”.

2 – Desligue

Às vezes não é possível, então, pelo menos, tente dar-se algum tempo sem verificar seus e-mails, mensagens ou perfis de mídia social. Dê a si mesmo o direito de estar “offline” e viver sua vida. Sua empresa não entrará em colapso se você não responder rapidamente e você não será demitido porque não respondeu aos e-mails no sábado.

Saiba o preço do seu Plano de Saúde

Qual seu tipo de plano?

Simular

Aprenda a deixar seu celular em casa quando você sair com seu parceiro ou parceira ou seus amigos. Você já viu todas essas pessoas sentadas juntas em uma mesa e ainda verificando seus celulares? Você não quer ser uma delas não é?

Mesmo que Bill Gates ligasse para você oferecendo um emprego, se ele realmente quisesse contratar você, ele ligaria novamente durante o horário comercial. Sugestão: se tiver problemas em adormecer, não verifique o seu celular ou tablet pelo menos 2 horas antes de adormecer. Telas brilhantes de celulares, tablets e laptops podem mexer com o seu cérebro, ele acha que ainda é dia.

3 – Diga não às redes sociais

A menos que você seja um gerente de mídia social, você realmente não precisa do Facebook nem do Twitter em seu celular, portanto, dependendo do seu grau de esgotamento, considere desinstalá-lo. Se parecer muito drástico, desative todas as notificações e verifique apenas duas vezes por dia.

A rede social é a pior perda de tempo de todas, porque, toda vez que você fizer que entrar verá algo interessante para você. Sem considerar os vídeos de gatos engraçados, existem coisas realmente incríveis que podem te sugar por horas, pode ser um artigo sobre como melhorar sua produtividade, como ser um bom chefe ou o campeonato de futebol nacional.

Você pode pensar que vale a pena ler e saber, mas pense desta forma: ainda é uma gota no oceano do conhecimento. A Internet está cheia de coisas igualmente importantes e se não dominarmos tudo não quer dizer que somos ignorantes. Não verifique o Twitter ou o Facebook ou, pelo menos, não durante os finais de semana. A mídia social pode dar a ilusão de relaxar, mas, na verdade, seu cérebro está examinando cada site em busca de informações e lembrando-se das imagens.

Dê um basta.

4 – Relaxe

Há alguns especialistas que publicam listas deste tipo “12 coisas que as pessoas de sucesso fazem antes do café da manhã.” Mais ou menos a descrição da manhã de uma pessoa de sucesso é a seguinte:

  • Eles acordam cedo,
  • Eles se exercitam,
  • Eles trabalham em um projeto de negócios de alta prioridade,
  • Eles trabalham em um projeto de paixão pessoal,
  • Eles passam um tempo de qualidade com a família,
  • Eles verificam seus e-mails e leem as notícias.

Soa como um tempo seriamente ocupado, mas prova apenas uma coisa: que um dos efeitos colaterais da vida moderna e intensa é que não temos tempo para relaxar. Então, se você tende a estar ocupado não apenas no período da manhã, mas durante todo o dia, considere reduzir esse ritmo. Você não precisa fazer tudo de uma só vez. Se você quiser pular a academia e dormir mais tempo – faça isso! Se você não sente que quer ler as notícias, então não leia.

A melhor maneira de relaxar é desconectar-se do mundo exterior e concentrar-se em si mesmo. Dê a si mesmo pelo menos 5 minutos de um momento tranquilo, sem pensar em seu trabalho e suas obrigações. Faça um passeio, acalme seu cérebro e ouça o silêncio. Se você estiver morando em um bairro barulhento, leve sua família para um fim de semana em que possa se ocupar com atividades diferentes.

Se você quiser aprofundar o relaxamento mental, pode tentar meditar. É difícil no começo, mas a meditação ajuda a sentir-se mais revigorado, enérgico, paciente e produtivo.

5 – Trabalhe menos

Estudos mostram que 41% não tiraram um dia de folga no ano de 2015. Isso explica porque, na sociedade ocidental, o esgotamento e o estresse crônico passaram a ser um dos grandes problemas.

Trabalhar menos é importante, mas, no entanto, parece ser o passo mais difícil. Para alguns isso acontece porque o trabalho é uma paixão, mas para a grande maioria, isso acontece por necessidade financeira. Mas pense desta forma: se você está esgotado, você está mentalmente esgotado. Você não tem energia ou motivação para trabalhar. O esgotamento emocional afeta sua produtividade e desempenho no trabalho de maneira negativa.

A conclusão é simples, você precisa de férias para funcionar melhor. Além disso, se você acordar de manhã cedo e à noite ainda estiver no trabalho, deve pensar novamente em sua atitude. Seu negócio entrará em colapso se você sair mais cedo? Ou se você não responder a este e-mail hoje? Acho que não.

Um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional

Um estilo de vida estressante pode colocar as pessoas sob extrema pressão, a ponto de se sentirem exaustas, frustradas e esgotadas. O estresse no trabalho também pode causar sintomas físicos e mentais. Isso interfere na capacidade de prestar atenção ou na concentração, afeta nosso desempenho no trabalho, causa problemas interpessoais em casa, diminui nossa felicidade e pode criar problemas reais de saúde.

Felizmente, com um pouco de paciência, você pode superar o problema. Lembre-se do seu tempo livre e tente separar o tempo em que você está trabalhando e o momento em que você está descansando. Desconecte-se da realidade online e preste atenção ao mundo ao seu redor. Não se esqueça de tirar suas férias, fazer esportes e tentar encontrar interesse em meditação. Leve seu trabalho menos a sério e procure sentir prazer nas suas tarefas diárias.

3 Comentários

Mozar Gonçalves Damascena

Boa tarde,

Vivemos em busca do ouro como no filme de Charles Chaplin. Sempre preocupados em ter do que ser. Gostei muito da matéria.

Att.

Comentar
Fabiana Ferreira

Boa tarde, Mozar,

Que bom que gostou. Buscamos oferecer as dicas mais importantes. Aproveite para navegar em nosso site e conhecer muitas outras.

Att.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.