Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

Plano de saúde Unimed cobre bichectomia?

Quer saber se o plano de saúde Unimed cobre bichectomia? Pois, então, acompanhe o texto! Nele, explicamos o procedimento e a sua cobertura pela operadora.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), só em 2016, pouco mais de 7 mil pessoas fizeram bichectomia. O procedimento faz a diminuição das bochechas do paciente, e é considerado estético. Por isso, a dúvida é comum: “o plano de saúde Unimed cobre bichectomia?”.

De acordo com as normas da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), os planos de saúde só são obrigados a cobrir métodos que interfiram na saúde do paciente. Além disso, há o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da agência, que lista todos os procedimentos obrigatórios em cada segmentação de plano.

A bichectomia, porém, não tem nenhum efeito na saúde do indivíduo. Seu resultado é estético, e define melhor as maçãs do rosto. Para realizar a operação, o paciente passa por sedação, e tem retirado o tecido adiposo de Bichat. As bolas de Bichat são compartimentos de gordura localizados em cada face do indivíduo.

Ao mesmo tempo, o procedimento não aparece no Rol da ANS. Logo, o plano de saúde Unimed não cobre  bichectomia.

Plano de saúde Unimed cobre bichectomia?

Imagem: Getty

Há alguma situação em que o plano de saúde Unimed cobre bichectomia?

Apesar de comum nos últimos anos, a bichectomia não é considerada um procedimento para todos. Afinal de contas, a gordura da bochecha tem funções fisiológicas, além de influenciar a estética do indivíduo. É ela que, por exemplo, auxilia no movimento do maxilar e que pode recobrir enxertos ósseos feitos na região.

Para muitos especialistas, então, a bichectomia não deveria ser tratada como uma cirurgia estética qualquer. Alguns deles indicam o procedimento apenas para o tratamento de deformação, ou então como um atendimento pós-câncer na região. Em situações deste tipo, aliás, a cirurgia poderia ser tratada como importante para a saúde. Assim, há a possibilidade de cobertura pelo plano.

Neste caso, o plano de saúde Unimed cobre bichectomia, mas apenas após a avaliação detalhada da operadora. É preciso laudo médico, e a indicação de um real motivo de saúde para o atendimento.

Caso haja negativa da empresa, o consumidor pode procurar o auxílio da ANS. Como regula os planos de saúde no Brasil, a agência pode intervir em nome do usuário. Uma segunda alternativa é procurar o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) da sua cidade, ou mesmo a Justiça.

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

Jeniffer Elaina da Silva

Jeniffer Elaina da Silva

Redatora especialista em saúde e planos de saúde. Jeniffer já escreveu mais de mil artigos sobre saúde para o Planodesaude.net e publicou o ebook Cuide de Sua Saúde. Jeniffer é formada em Marketing com pós em Administração na FGV e atualmente cursa Gestão de Seguros. É apaixonada pelo que faz.

2 Comentários

Ieda azeredo

Olá! Tenho iperplasia inflamatória na bochecha devido ter escesso de tecido na parte interna da bochecha, e como tenho histórico de adenomas hepáticos, preciso retirar e fazer biopsia, minha dentista disse que o mais correto seria fazer também a bichectomia para resolver o problema, pois se não fizer sempre vou ter pelo fato de ter as bochechas grandes. O unifácil cobre nesse caso? Como eu posso fazer?

Att

Comentar
Andréia Silveira

Boa tarde, Ieda!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida. As coberturas variam conforme o plano contratado e só a operadora que você contratou para responder a essa dúvida.

PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.

Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://goo.gl/KvZ8Rp para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente!

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.