ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Plano de saúde Unimed cobre bichectomia?

Quer saber se o plano de saúde Unimed cobre bichectomia? Pois, então, acompanhe o texto! Nele, explicamos o procedimento e a sua cobertura pela operadora.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), só em 2016, pouco mais de 7 mil pessoas fizeram bichectomia. O procedimento faz a diminuição das bochechas do paciente, e é considerado estético. Por isso, a dúvida é comum: “o plano de saúde Unimed cobre bichectomia?”.

De acordo com as normas da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), os planos de saúde só são obrigados a cobrir métodos que interfiram na saúde do paciente. Além disso, há o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da agência, que lista todos os procedimentos obrigatórios em cada segmentação de plano.

A bichectomia, porém, não tem nenhum efeito na saúde do indivíduo. Seu resultado é estético, e define melhor as maçãs do rosto. Para realizar a operação, o paciente passa por sedação, e tem retirado o tecido adiposo de Bichat. As bolas de Bichat são compartimentos de gordura localizados em cada face do indivíduo.

Ao mesmo tempo, o procedimento não aparece no Rol da ANS. Logo, o plano de saúde Unimed não cobre  bichectomia.

Plano de saúde Unimed cobre bichectomia?

Há alguma situação em que o plano de saúde Unimed cobre bichectomia?

Apesar de comum nos últimos anos, a bichectomia não é considerada um procedimento para todos. Afinal de contas, a gordura da bochecha tem funções fisiológicas, além de influenciar a estética do indivíduo. É ela que, por exemplo, auxilia no movimento do maxilar e que pode recobrir enxertos ósseos feitos na região.

Para muitos especialistas, então, a bichectomia não deveria ser tratada como uma cirurgia estética qualquer. Alguns deles indicam o procedimento apenas para o tratamento de deformação, ou então como um atendimento pós-câncer na região. Em situações deste tipo, aliás, a cirurgia poderia ser tratada como importante para a saúde. Assim, há a possibilidade de cobertura pelo plano.

Neste caso, o plano de saúde Unimed cobre bichectomia, mas apenas após a avaliação detalhada da operadora. É preciso laudo médico, e a indicação de um real motivo de saúde para o atendimento.

Caso haja negativa da empresa, o consumidor pode procurar o auxílio da ANS. Como regula os planos de saúde no Brasil, a agência pode intervir em nome do usuário. Uma segunda alternativa é procurar o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) da sua cidade, ou mesmo a Justiça.

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.