5 melhores planos de saúde de 2022

Quer saber quais são os melhores planos de saúde de 2022? Veja o nosso levantamento e descubra!

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

Quando as operadoras de saúde divulgam seus serviços, sempre o fazem para que pareçam positivos. Mas, quando eles são usados nem sempre a percepção é essa, alguns superam as expectativas e outros deixam a desejar.

Por isso, é comum pesquisar mais a fundo para conhecer os melhores planos de saúde de 2022 antes de contratar o serviço.

Pensamos em te dar uma ajuda nesse ponto fazendo um levantamento com alguns dados. Assim, poderá ter informações para decidir.

5 melhores planos de saúde de 2022

Imagem: Getty Images

5 melhores planos de saúde de 2022

Selecionamos os 5 melhores planos de saúde de 2022 de acordo com os critérios que decidimos adotar. Isso significa que outras pesquisas podem trazer resultados diferentes.

1. Unimed São José dos Campos

A primeira empresa que trazemos para o nosso ranking é a Unimed São José dos Campos. Ela foi a melhor classificada por ficar com a maior nota no site Reclame Aqui.

A sua classificação também é bastante satisfatória (ótimo).

Nesse canal percebemos que as reclamações mais frequentes são sobre mau atendimento, dificuldade para agendar consultas, exames e procedimentos e demora para autorização de consultas, exames e cirurgias.

Se compararmos com as principais reclamações feitas no site Consumidores.gov.br, no qual ela obteve nota 2,3, os casos são diferentes.

Por lá, o que mais aparece são casos de SAC-demanda não resolvida, negativa de cobertura e risco, dano físico ou mal estar.

Na ANS também analisamos sobre reclamações, mas lá não tem exatamente do que se trata apenas as quantidades. Nesse mês que consultamos havia 48 registros.

  • Reclame Aqui: 8,6
  • ANS: 48
  • gov.br: 2,3
5 melhores planos de saúde de 2022

2. Unimed Curitiba

A Unimed Curitiba é a nossa segunda empresa da lista. Ela recebeu uma nota de 8,4 no site Reclame Aqui.

Essa é igual a maior parte das operadoras que formam o nosso ranking.

Para diferenciar usamos o percentual de clientes que voltariam a fazer negócio com ela, e nesse quesito ela se destacou com 79,5%.

Avaliando os indicadores que utilizamos ela se saiu bem, mas mesmo assim teve reclamações.

No site que citamos as principais foram sobre demora para autorização de consultas, exames e cirurgias, dificuldade para agendamento e mau atendimento.

No site Consumidores.gov.br, ela teve uma nota quase na média de 2,49, mas isso deve ter sido prejudicado pelos casos de negativa de cobertura, demora/atraso na devolução e cobrança de valores não previstos. Afinal, essas lideram as reclamações frequentes.

Na ANS ela é uma das empresas com menos reclamações, são 37 neste mês.

  • Reclame Aqui: 8,4
  • ANS: 37
  • gov.br: 2,49
Unimed Curitiba

3. Unimed São José do Rio Preto

A Unimed São José do Rio Preto também teve nota de 8,4, mas já havíamos comentado sobre isso. O que percebemos é que ela possui poucas reclamações no site Reclame Aqui, são 62.

A maioria delas são referentes a cobrança indevida, mau atendimento e demora para autorização de consultas, exames e cirurgias.

Os casos citados pelos reclamantes, mais uma vez, se mostram diferentes no site do Consumidores.gov.br.

Lá aparece entre os principais, negativa de cobertura, oferta não cumprida e SAC-demanda não resolvida.

Apesar disso, nesse canal a avaliação ficou acima da média e foi a maior de todas as pesquisadas.

Na ANS, o número de reclamações não é tão bom. Ela foi a 2 mais reclamada, com 57 casos.

  • Reclame Aqui: 8,4
  • ANS: 57
  • gov.br: 3,16
5 melhores planos de saúde de 2022

4. SAMP Espírito Santo

A única operadora que aparece na nossa lista que não faz parte da cooperativa Unimed é a SAMP Espírito Santo. Ela também se destacou por sua nota 8,4 no Reclame Aqui e conseguiu atender a 100% dos registros.

Mesmo sendo bem avaliada ainda possui problemas para resolver como a dificuldade para agendamento de consultas e exames, mau atendimento e demora na autorização de consultas, exames e cirurgias.

No site Consumidores. gov.br não encontramos registros dela, o que pode ser um bom indicativo, afinal, está conseguindo resolver por um menor número de canais. Outro indicador positivo é que na ANS foi a operadora menos reclamada dessa lista, com 35 casos.

  • Reclame Aqui: 8,4
  • ANS: 35
  • gov.br: NA
SAMP Espírito Santo

5. Unimed Belo Horizonte

A última a aparecer na nossa lista é a Unimed Belo Horizonte, com uma nota um pouco menor que as anteriores, mas ainda com a classificação ótimo do site Reclame Aqui. Mesmo ela tendo resolvido apenas 86,1% das reclamações, ainda sim foi bem avaliada.

Os problemas que ela apresenta são parecidos com os das demais, como dificuldade de agendamento de consultas e exames, mau atendimento e cobrança indevida.

No Consumidores.gov.br ela nem chega a ser citada. O que pode ser um bom indicativo, mas também os deixa com menos dados.

Por outro lado, na ANS ela foi a mais reclamada, o que faz sentido já que ele ficou em 5º lugar no nosso ranking dos 5 melhores planos de saúde de 2022.

  • Reclame Aqui: 8,1
  • ANS: 60
  • gov.br: NA
5 melhores planos de saúde de 2022

O que avaliamos na pesquisa

É claro que viu os resultados da pesquisa e conseguiu entender os dados, mas deve se perguntar, como ela foi feita? Com tantas operadoras, como esses aparecem na lista? Vamos te explicar.

Você tem razão, existem muitas operadoras de saúde, então tínhamos que decidir quais iríamos pesquisar. Optamos por entrar no site da ANS e olhar o Programa de Acreditação de Operadoras.

A partir dele escolhemos as 15 primeiras empresas que aparecem na lista, são elas: Central Nacional Unimed, Premium Saúde, SAMP Espírito Santo, Unimed Belo Horizonte, Unimed Campo Grande/MS, Unimed Curitiba, Unimed do Estado do Paraná, Unimed Goiânia, Unimed Guarulhos, Unimed São José do Rio Preto, Unimed São José dos Campos, Unimed Seguros Saúde, Unimed Sorocaba, Unimed Uberlândia e Unimed Vitória. Como todas elas eram nível I, então adotamos um outro critério.

Acessamos o site Reclame Aqui e olhamos as notas delas nos últimos 6 meses. Optamos por classificar as que tinham as maiores.

Só que algumas empataram, então no mesmo site verificamos o percentual de clientes que voltariam a fazer negócio com ela. Esse foi o critério de desempate.

Na nossa lista também citamos o site Consumidores.gov.br. Lá as pessoas podem registrar as reclamações e deixar uma avaliação da empresa.

Apesar dessa nota não ter sido usada na formação do ranking, serviu para ajudar na decisão de quem está escolhendo uma empresa.

Na ANS também verificamos o índice de reclamações feitas no mês. Esse também foi mais um dado para ajudar na escolha, sem interferir na lista.

O que podemos entender sobre os melhores planos de saúde

É possível perceber que pelos critérios que usamos conseguimos montar essa lista, mas é claro que ela poderia ser totalmente diferente.

Imagina se tivéssemos considerado as 50 empresas melhor avaliadas pela ANS e filtrado a partir delas. O resultado poderia ser outro.

Mas, não foi o que fizemos. Tomamos uma decisão e nos baseamos nela para fazer o levantamento.

Se quiser fazer a sua própria pesquisa, não tem problemas, pode conseguir outro ranking. Mas se quiser usar alguns dos números que apresentamos, ela pode ajudar com mais dados.

Agora já consegue ter uma ideia dos melhores planos de saúde de 2022 e se estiver pesquisando pode considerar essas operadoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.