Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

5 melhores planos de saúde de 2023

Veja os melhores planos de saúde de 2023 conforme ranking que considera as avaliações das pessoas usuárias quanto a atendimento, solução dos problemas e chances de novas contratações.

O que você leva em conta quando pensa em contratar um plano de saúde? Sim, as opções são muitas, mas como se trata de um serviço essencial, todo cuidado é pouco na hora de escolher. Por isso, trouxemos uma lista com os 5 melhores planos de saúde para ajudar nessa jornada.

Os planos apresentados no ranking foram elencados conforme avaliações das pessoas usuárias tanto em sites especializados quanto junto aos órgãos de regulação.

Veja o resultado e, ao final, como foi feita a pesquisa.

5 melhores planos de saúde em 2023
Imagem: Getty Images

5 melhores planos de saúde de 2023

Listamos, a seguir, os 5 melhores planos de saúde de 2023 conforme os critérios adotados (enumerados ao final do texto).

Logo, adiantamos que as avaliações podem variar conforme o site pesquisado, assim como outros rankings podem apresentar resultados diferentes.

1 – Unimed Litoral

Abrindo nossa lista dos 5 melhores planos de saúde de 2023, temos a Unimed Litoral, empresa sediada em Santa Catarina. A cooperativa disponibiliza planos para pessoas física e jurídica para atendimento laboratorial, bem como médico.

No site Reclame Aqui, a reputação do plano é considerada “Ótimo”. Nos últimos seis meses, foram registradas 27 reclamações, das quais 100% foram respondidas. Destas, o índice de solução foi de 85%.

Entre os tópicos levantados pelas pessoas usuárias, estão problemas com atendimento, coberturas indeferidas e pagamento por consultas ou cirurgias, apesar do benefício do plano. Ainda assim, 80% dos clientes consultados afirmam voltar a fazer negócio.

No site Consumidor.gov.br, a Unimed Litoral teve poucas reclamações. Das nove registradas e respondidas, 55,6% foram solucionadas. O prazo médio de resposta foi inferior a cinco dias.

Também foi consultado o Índice Geral de Reclamações da Agência Nacional de Saúde (ANS). Na publicação, a Unimed Litoral teve cinco reclamações. 

  • Reclame Aqui: 8,2
  • Consumidor.gov.br: 2,4
  • Índice ANS (IGR): 6,7

Importante ressaltar que, quanto menor o índice da ANS, maior o nível de satisfação do cliente.

2 – Unimed São José do Rio Preto

Em segundo lugar no nosso ranking dos 5 melhores planos de saúde de 2023, a Unimed São José do Rio Preto tem mais de 260 mil segurados e seguradas. Sua rede assistencial conta, atualmente, com número superior a 1.400 médicos e médicas.

Sobre sua reputação junto ao Reclame Aqui, a nota é a mesma da Unimed Litoral, de tal forma que também é considerada ótima. O que difere para critério de desempate é o número de pessoas que voltariam a fazer negócio, que fica um pouco abaixo que a anterior.

A Unimed São José do Rio Preto registrou, nos últimos seis meses, 77 reclamações, das quais teve 100% respondidas. Entre as queixas, estão a ausência de autorização de exame, problemas de atendimento e dificuldade para marcar consultas pelo plano.

Das queixas, 81,3% foram solucionadas, resultando em 78,1% de clientes que voltariam a fazer negócio.

Com o Consumidor.gov.br, o número de queixas apontadas nos últimos seis meses também é considerado baixo. Todas foram respondidas no prazo de 6,8 dias e 72,7% foram solucionadas.

Por fim, na ANS, foram registradas 21 reclamações em um ano. Veja as notas em cada site avaliado:

  • Reclame Aqui: 8,2
  • Consumidor.gov.br: 2,9
  • Índice ANS (IGR): 10,1

3 – NotreDame Intermédica

Em terceiro lugar entre os 5 melhores planos de saúde de 2023, a NotreDame Intermédica integra o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica. A rede assistencial conta com mais de 400 unidades de atendimento, beneficiando acima de 15 milhões de segurados e seguradas.

Nos últimos seis meses, a operadora recebeu 16.390 reclamações no site do Reclame Aqui. Destas, 89,3% foi respondido, enquanto o índice de solução foi de 83,9%.

Entre os tópicos levantados, estão as negativas de tratamento e falta de profissionais. Como resultado, mais de 75% dos clientes afirmam voltar a fazer negócio com a empresa.

No Consumidor.gov.br, há o total de 954 reclamações tidas como finalizadas nos últimos seis meses. Isso significa que, entre as queixas registradas, 99% foi respondido no prazo de 6,9 dias. O índice de soluções, por sua vez, foi de 78,7%.

Na ANS, o índice de reclamações é considerado alto, ante 2.496 anotações feitas junto à agência.

  • Reclame Aqui: 7,8
  • Consumidor.gov.br: 3,2
  • Índice ANS (IGR): 76,7

4 – Unimed do Estado de São Paulo

Seguindo com o nosso ranking dos 5 melhores planos de saúde de 2023, chegamos à Unimed do Estado de São Paulo.

No site Reclame Aqui, foram registradas 84 reclamações nos últimos seis meses, respondidas em sua totalidade. Entre as principais queixas, estão problemas com atendimento, guia médico desatualizado e negativas para procedimento.

O índice de solução das reclamações foi de 80,8% e 73,1% dos clientes avaliadores afirmam voltar a fazer negócio com a operadora.

O site Consumidor.gov.br registrou, em seis meses, 24 reclamações finalizadas, representando a totalidade de registros e respostas. O prazo médio de atendimento foi de 8,2 dias, um dos mais altos da lista, além de 70,8% de solução.

No índice da ANS,  foram  registradas 70 reclamações em 2022. As notas obtidas nos sites, então, foram: 

  • Reclame Aqui: 7,5
  • Consumidor.gov.br: 2,3
  • Índice ANS (IGR): 20,1

5 – Unimed Belo Horizonte

Encerrando nosso ranking dos 5 melhores planos de saúde de 2023, a Unimed Belo Horizonte, que aparece pelo segundo ano consecutivo.

As principais queixas relacionadas à operadora são problemas de atendimento, demora na liberação de guias e pendência em autorizações. Das reclamações registradas, 75,4% foram solucionadas e 67% dos clientes afirmam voltar a fazer negócio com a empresa.

No site Consumidor.gov.br, não há registros de reclamações.

Por fim, na ANS, foram registradas 227 reclamações, no período de um ano. 

  • Reclame Aqui: 7,4
  • Consumidor.gov.br: S/R
  • Índice ANS (IGR): 15,7

Outros avaliados

Além dos planos de saúde listados acima, também foram avaliadas outras operadoras. Abaixo, listamos as notas obtidas junto ao Reclame Aqui.

  • Unimed Ribeirão Preto: 7,3
  • Bradesco Saúde: 7,3
  • Samp Assistência Médica: 7,3
  • Unimed Vale dos Sinos: 7,1

Os planos de saúde acima ainda se enquadram com reputação “Bom” no site. A Unimed Vitória e a Fundação Francisco Xavier obtiveram, respectivamente, notas 6,9 e 6,7, o que as enquadra com reputação “Regular”.  

Como foi feita a pesquisa

Para chegarmos aos 5 melhores planos de saúde de 2023, foram consideradas as 15 melhores operadoras empresas enquadradas no Programa de Acreditação de Operadoras e depois feita uma consulta das melhores notas do site Reclame Aqui.

Os valores consideraram as avaliações registradas nos últimos seis meses, mesmo critério adotado para notas do Consumidor.gov.br. A nota nesta plataforma avalia a satisfação da pessoa usuária com o atendimento.

Finalmente, consultamos o Índice Geral de Reclamações da ANS, que divide as empresas entre médio, grande e pequeno porte, conforme o número de segurados.

Porém, para considerar nossa ordem de classificação, levamos em conta apenas as notas no site Reclame Aqui, sendo que a demais foram usadas apenas como parâmetro a fim de conhecer melhor a empresa.

Conclusão sobre os melhores planos de saúde

Em suma, levantamos os 5 melhores planos de saúde com base nas avaliações das pessoas usuárias. Porém, como vimos, há diferentes percepções também entre os sites avaliados.

Desta forma, o ideal é que a pessoa interessada em contratar um plano de saúde tenha, por base, tanto esta pesquisa quanto suas próprias consultas. Indicamos as avaliações da ANS, órgão regulador do setor.

Observe, também, entre os melhores planos de saúde de 2023, aqueles que ofereçam coberturas conforme sua necessidade, rede assistencial e qualidade no atendimento.

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

Jeniffer Elaina da Silva

Redatora especialista em saúde e planos de saúde. Jeniffer já escreveu mais de mil artigos sobre saúde para o Planodesaude.net e publicou o ebook Cuide de Sua Saúde. Atualmente, cursa Gestão de Seguros e é formada em Marketing com pós em Administração na FGV. Possui também um curso técnico em Direito do Seguro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.