ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Plano de saúde cobre DIU?

Seu plano de saúde cobre DIU? Quais procedimentos eles devem realizar? O que é o planejamento familiar em relação aos planos de saúde? Descubra agora quais são as coberturas mínimas asseguradas e tire suas dúvidas.

O DIU Hormonal é um dispositivo que age como modo contraceptivo. O objeto em forma de T é colocado no útero e libera pequenas doses de progesterona, atingindo até 99% de eficácia. Além das questões que envolvem o método, que devem ser consultadas diretamente com seu médico, uma das dúvidas mais recorrentes é: meu plano de saúde deve cobrir a colocação do DIU?

A resposta é sim! Segundo especialistas, “a partir da Lei n° 9.656/98, os planos de saúde ficam obrigados a oferecer procedimentos de planejamento familiar aos beneficiários do sistema”, conforme matéria divulgada pelo blog “Finanças Femininas”.

Plano de saúde cobre DIU?

Mas o que é esse planejamento familiar, afinal?

O termo consiste em ações que auxiliam pessoas que pretendem ter ou não filhos, conforme assegurado pela Constituição Federal. Quanto ao planejamento familiar, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), ficou responsável por elaborar o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que detalha as coberturas mínimas do plano, conforme Resolução Normativa nº 387, em vigor desde 2016.

Plano de saúde cobre DIU e mais outros procedimentos obrigatórios

Os planos de saúde devem oferecer atividades educacionais e consultas de aconselhamento para planejamento familiar, além de:

  • Vasectomia;
  • Laqueadura;
  • Implante de DIU hormonal, com o dispositivo;
  • Implante de DIU não hormonal, com o dispositivo.

Todos os planos devem oferecer essas coberturas, mas, ainda assim, é preciso respeitar a carência descrita no contrato assinado no momento da contratação. Veja mais no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, disponibilizado pela ANS.

Em suma, é importante que você esteja sempre em contato com seu plano de saúde para que não haja problemas e todas as dúvidas sejam esclarecidas. Caso não tenha convênio, cote algumas opções e escolha a melhor, de acordo com as suas necessidades.

Preze pela qualidade, confiança e transparência. Não esqueça que os planos de saúde devem cobrir o DIU e que planejamento familiar é um direito seu assegurado pela Constituição, ou seja, você pode usá-lo quando precisar, desde que respeite o contrato assinado por ambas as partes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.