dcsimg

ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Qual o seu DDD?

Plano de saúde cobre DIU?

Seu plano de saúde cobre DIU? Quais procedimentos eles devem realizar? O que é o planejamento familiar em relação aos planos de saúde? Descubra agora quais são as coberturas mínimas asseguradas e tire suas dúvidas.

O DIU Hormonal é um dispositivo que age como modo contraceptivo. O objeto em forma de T é colocado no útero e libera pequenas doses de progesterona, atingindo até 99% de eficácia. Além das questões que envolvem o método, que devem ser consultadas diretamente com seu médico, uma das dúvidas mais recorrentes é: meu plano de saúde deve cobrir a colocação do DIU?

A resposta é sim! Segundo especialistas, “a partir da Lei n° 9.656/98, os planos de saúde ficam obrigados a oferecer procedimentos de planejamento familiar aos beneficiários do sistema”, conforme matéria divulgada pelo blog “Finanças Femininas”.

Plano de saúde cobre DIU?

Mas o que é esse planejamento familiar, afinal?

O termo consiste em ações que auxiliam pessoas que pretendem ter ou não filhos, conforme assegurado pela Constituição Federal. Quanto ao planejamento familiar, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), ficou responsável por elaborar o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que detalha as coberturas mínimas do plano, conforme Resolução Normativa nº 387, em vigor desde 2016.

Plano de saúde cobre DIU e mais outros procedimentos obrigatórios

Os planos de saúde devem oferecer atividades educacionais e consultas de aconselhamento para planejamento familiar, além de:

  • Vasectomia;
  • Laqueadura;
  • Implante de DIU hormonal, com o dispositivo;
  • Implante de DIU não hormonal, com o dispositivo.

Todos os planos devem oferecer essas coberturas, mas, ainda assim, é preciso respeitar a carência descrita no contrato assinado no momento da contratação. Veja mais no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, disponibilizado pela ANS.

Em suma, é importante que você esteja sempre em contato com seu plano de saúde para que não haja problemas e todas as dúvidas sejam esclarecidas. Caso não tenha convênio, cote algumas opções e escolha a melhor, de acordo com as suas necessidades.

Preze pela qualidade, confiança e transparência. Não esqueça que os planos de saúde devem cobrir o DIU e que planejamento familiar é um direito seu assegurado pela Constituição, ou seja, você pode usá-lo quando precisar, desde que respeite o contrato assinado por ambas as partes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.