Cote seu plano de saúde agora!

Em menos de 5 minutos encontraremos o plano ideal para você.

Iniciar cotação
< Voltar para home

Plano de saúde cobre Implanon?

Publicado em
de leitura

A dúvida sobre a cobertura quando o assunto são métodos contraceptivos é bem grande, por isso, neste artigo falaremos se plano de saúde cobre Implanon.

Nos dias de hoje, são muitas as opções de métodos contraceptivos para mulheres que não querem engravidar, não é mesmo? Temos: implante, anticoncepcional, adesivo, injeção, dentre outras formas. Mas você sabe se o plano de saúde cobre Implanon? Descubra mais detalhes no texto abaixo.

Por não ser uma forma muito barata, algumas pessoas recorrem aos planos de saúde para usar um método contraceptivo como o Implanon, por exemplo. Porém, como tivemos diversas atualizações realizadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no Rol de Procedimentos as pessoas não conseguem entender se o plano de saúde tem que cobrir ou não o procedimento.

Mesmo tendo a sua efetividade comprava de 99%, ainda existem mulheres que desconfiam da eficácia destes métodos contraceptivos sem ser as pílulas. De acordo com o IBGE, apenas 4% das mulheres optaram pelo DIU.

Plano de saúde cobre Implanon?
Imagem: Getty Images

Plano de saúde cobre Implanon?

De acordo com as regras estabelecidas, as empresas não são obrigadas por lei a cobrir a colocação do Implanon, porém, você pode encontrar um plano de saúde cobre o Implanon como forma de agradar as suas clientes.

Os métodos contraceptivos que os planos de saúde costumam cobrir são:

1 – DIU (ou dispositivo intrauterino)

É uma das formas mais famosas de método contraceptivo e podemos encontrar dois tipos:

  • Cobre ou prata: opção ideal para as mulheres que não utilizam hormônios. Neste caso, a menstruação ocorre normalmente;
  • Hormonal: como o nome já diz, este DIU libera o hormônio chamado progestágeno levonorgestrelno no organismo

Qualquer uma das opções de DIU pode ser colocada no consultório de um ginecologista. Dependendo da situação, pode haver necessidade utilizar um centro cirúrgico para fazer a inserção.

2 – Laqueadura

A laqueadura é um procedimento mais invasivo, já que, neste caso, é feito através de uma intervenção cirúrgica e a esterilização é definitiva, pois as trompas serão interrompidas.  

3 – Vasectomia

A vasectomia é feita em homens e pode acontecer no consultório de um médico especialista. O procedimento, que será apenas com anestesia local, pode levar até 30 minutos.

Neste caso, será interrompido a circulação dos espermatozoides, que são produzidos pelos testículos e, consequentemente, evitando a gravidez da parceira.

Lembrando, claro, que esta cobertura depende do seu plano e da carência estipulada pela empresa de saúde.

Os planos de saúde também devem cobrir, de acordo com a Resolução Normativa nº 465/2021, da ANS (Agência Nacional da Saúde), consultas para aconselhamento e atividades educacionais quando o assunto é o planejamento familiar que precisa ser realizado tanto com a mulher quanto o homem.

O que é Implanon?

Com duração de até três anos, o Implanon é um Implante Contraceptivo Subdérmico de fácil inserção e remoção e, por isso, é feito dentro de consultórios de médicos especializados apenas com uma anestesia local. A função dele no organismo é liberar algumas porções de hormônio (progesterona – o etonogestrel – na corrente sanguínea), mas em quantidade menor da que encontramos nas pílulas de anticoncepcional.

O Implanon, inserido no antebraço, é um pequeno bastão bem semelhante a um palito de fósforo com 2mm de diâmetro por 4 cm de comprimento.

A principal função do hormônio liberado é fazer o bloqueio da ação dos ovários e, com isso, impedindo que sejam liberados os óvulos. Outra coisa que acontece é o aumento da resistência do muco cervical, que fica mais denso e, consequentemente, diminui a motilidade do espermatozoide.

Para realizar a inserção é ideal que a paciente esteja no período menstrual e com a certeza de não estar grávida. Após isso, o prazo de adaptação pode variar entre 3 e 6 meses. Mas é importante pontuar que o Implanon pode afetar um pouco o funcionamento do seu organismo, portanto é necessário ter um pouco de paciência.

Para saber se o plano de saúde cobre Implanon, o ideal é entrar em contato com a empresa para tirar esta dúvida.

3/5 - (1 vote)

Icone de compartilhamento Compartilhe com seus amigos
Qual o prazo para o plano de saúde liberar uma...
02/09/18 Perguntas e respostas

Ao conhecer o prazo para o plano de saúde liberar uma cirurgia, o consumidor pode requerer o cumprimento dos seus...

Ler artigo
Plano de Saúde
Método Kanban pode ajudar na área da saúde
16/12/21 Perguntas e respostas

Ouviu falar sobre o método Kanban e quer saber como aplicá-lo na área da saúde? Acompanhe este artigo! Usar o...

Ler artigo
Plano de Saúde
Plano de saúde Unimed cobre cirurgia refrativa?
21/09/22 Perguntas e respostas

Está cansado de usar óculos? Talvez, então, você fique feliz em saber que o plano de saúde Unimed cobre cirurgia...

Ler artigo
Plano de Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.