Cote seu plano de saúde agora!

Em menos de 5 minutos encontraremos o plano ideal para você.

Iniciar cotação
< Voltar para home

Plano de saúde para idosos: como escolher, vantagens e mais!

Publicado em
de leitura

Os idosos merecem cuidar ainda mais da saúde, já que, com a idade, podem surgir novos problemas, além dos que já estão propensos a ter em qualquer época da vida. Isso não significa que precisam ter um plano por serem mais doentes, mas sim que devem ter um plano de saúde para idosos para estarem muito mais prevenidos.

Os planos de saúde para idosos podem ser muito vantajosos, por isso, preparamos esse conteúdo com todas as informações necessárias sobre o assunto. Por aqui, você vai entender como contratar esse tipo de proteção, como funcionam as carências, reajustes e quais são as vantagens. Confira!

Como escolher um plano de saúde para idosos?

Para escolher o plano de saúde ideal, é preciso pesquisar em diversas operadoras a melhor opção que esteja de acordo com as necessidades de cada beneficiário. Afinal, cada plano de saúde para idosos oferece vantagens e benefícios diferentes, bem como possui variações de preços.

Entre as diversas empresas que oferecem plano de saúde para idosos estão Unimed, GreenLine, Biovida, Santamália e MediSanitas. Nossa dica é considerar as coberturas oferecidas pela operadora e entender quais valores cabem no seu bolso. Para isso, é possível fazer um planejamento financeiro detalhado. Tudo isso te ajudará a entender quais opções são viáveis.

Além disso, outra dica muito valiosa é cotar diferentes planos de saúde e comparar os preços para encontrar a melhor opção para você. Dessa forma, você pode analisar as coberturas e valores de diferentes operadoras ao mesmo tempo.

jovem trabalhador de saude e casal senior analisando resultados de exames medicos durante visita domiciliar

Como funciona o reajuste de um plano de saúde para idosos?

O reajuste do plano de saúde ocorre devido ao aumento da idade do segurado, que está geralmente associado a um maior risco de despesas médicas. Além disso, também existe o reajuste anual, no qual a seguradora altera os valores para se adequar à inflação.

As regras e regulamentos variam muito, mas, no Brasil, todos os assuntos relacionados aos planos de saúde são de responsabilidade da ANS — Agência Nacional de Saúde Suplementar. Esse órgão é o responsável por definir o percentual de aumento do reajuste anual, dessa forma, as seguradoras devem seguir o índice fixo da ANS.

Deseja saber qual é o melhor plano de saúde para idosos para fazer a escolha certa ao contratar uma operadora? Confira a lista do Planodesaude!

E como funcionam as carências de um plano de saúde para idosos?

Apesar de muitas pessoas acharem que as regras para a carência dos planos de saúde para idosos são alteradas, elas seguem o mesmo padrão dos demais planos. Afinal, as normas são definidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e devem ser seguidas por todas as operadoras. Veja quais são as regulamentações:

  • Urgência e emergência: 24 horas;
  • Consultas e exames de baixa complexidade: 30 dias;
  • Exames de alta complexidade: 180 dias (6 meses);
  • Internações e cirurgias: 180 dias (6 meses);
  • Partos: 300 dias;
  • Doenças preexistentes: 24 meses (2 anos).

É importante ressaltar que esses são os prazos máximos de carência definidos pela ANS. Apesar disso, as operadoras podem solicitar períodos menores caso desejem.

Quais as vantagens de um plano de saúde para idosos?

Como para todos, a maior vantagem de ter um plano de saúde é estar prevenido a qualquer momento e ter a certeza de que poderá contar com atendimento médico sempre que precisar.

Além disso, uma grande vantagem está no fato de que não pode haver reajuste de valores nos planos para beneficiários com mais de 59 anos, sendo permitido somente o reajuste anual feito por qualquer convênio. Assim, você não vai precisar se preocupar se está mudando de faixa etária e se o valor do plano ficará ainda maior.

A inclusão de medicina preventiva também é uma boa opção para os planos voltados aos idosos e é importante se informar se a sua operadora oferece este benefício. Afinal, essa é uma forma de realizar exames e procedimentos que vão prevenir o aparecimento de doenças mais comuns nesta fase da vida.

As vantagens são inúmeras, por isso, vale a pena ter um plano de saúde para poder contar com médicos e hospitais especializados. Afinal, muitas vezes, esse público é discriminado, mas com um bom convênio, os idosos podem ter todo o apoio que precisam em qualquer momento.

Aproveite para se aprofundar no assunto e entender como funciona a portabilidade para plano de saúde para idosos!

Por que os planos de saúde para idosos são mais caros?

Os planos de saúde para idosos são mais caros devido ao aumento das despesas médicas relacionadas com a idade avançada dos beneficiários. Por exemplo, a terceira idade tende a usar mais serviços médicos, incluindo consultas regulares, tratamentos e medicamentos caros.

Por esse motivo, as seguradoras ajustam os preços para refletir esse risco maior e os custos médicos elevados. Além disso, as regulamentações também permitem valores mais altos para esse grupo de risco. Ademais, é importante ressaltar que existe limite para isso, uma vez que, a partir dos 59 anos, as operadoras não podem fazer ajustes por faixa etária.

No Planodesaude, você tem a possibilidade de fazer uma cotação com as operadoras de plano de saúde mais confiáveis e obter diferentes valores e condições para analisar qual é o melhor para sua necessidade. Assim, é só optar pelo melhor para você.

Esperamos que esse texto tenha esclarecido todas as suas dúvidas! Se gostou do texto, aproveite para deixar sua avaliação e comentário. Até a próxima!

Gostou deste post? Avalie!

Icone de compartilhamento Compartilhe com seus amigos
Fique atento contra jogos perigosos na internet
27/05/17 Saúde e bem-estar

O jogo “Baleia Azul” provocou o suicídio como desafio final. Pais e educadores devem ficar atentos e impedir que...

Ler artigo
Plano de Saúde
Está lento para fazer as coisas? Descubra o...
28/10/16 Saúde e bem-estar

Já parou para pensar porque demora tanto para fazer uma tarefa enquanto outras pessoas a fazem rapidamente? Muitas...

Ler artigo
Plano de Saúde
Cuidado, muito trabalho também pode matar
16/04/19 Saúde e bem-estar

Quando o trabalho deixa de ser paixão e sobrevivência e passa a ser causa de estresse? Especialistas em análise...

Ler artigo
Plano de Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

12 respostas para “Plano de saúde para idosos: como escolher, vantagens e mais!

  1. Bom dia.

    Tenho 63 anos e meu marido 71. Temos o plano da Sul América. Portanto tá ficando inviável. Poderia me mandar corações da Amil e Unimed para idoso e rede credenciada. Prefiro resposta por e-mail.

    Att.

  2. Oi,

    Tem algum plano que possamos fazer para faixa etária de 74 anos, ou até mesmo que seja só um plano para pagar somente no caso de internação?

    Obrigada

    1. Boa tarde Ana,

      Obrigada por comentar no planodesaude.net,
      Visite nosso site e faça sua cotação já! Preencha o formulário em nossa página e receba todas as informações necessárias para a concretização de sua proposta.

      Abraço

  3. Oi,
    Tenho 51 anos e alguns problemas de saúde, infelizmente em minha cidade a rede pública é precária para atendimento nas áreas que preciso, somente particular e é por isso que necessito de um plano que acolha minhas necessidade, pois é nos ossos!
    Atenciosamente, Graça.