Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

Plano de saúde Unimed cobre escleroterapia?

O médico indicou o tratamento para varizes, mas você não sabe se o plano de saúde Unimed cobre escleroterapia? Pois, então, este texto pode ajudar! Nele, explicamos tudo sobre o procedimento e as regras para a sua utilização.

Uma das dúvidas mais comuns dos pacientes com varizes é se o plano de saúde Unimed cobre escleroterapia.

Afinal, será que uma operadora de saúde é obrigada a pagar pelo tratamento? A resposta é sim! Isso porque, o procedimento está listado no Rol de Eventos e Procedimentos em Saúde da ANS (ANS Agência Nacional de Saúde Suplementar).

A escleroterapia é uma técnica não cirúrgica, utilizada como forma de tratamento das varizes. As varizes são veias dilatadas, que geralmente aparecem nas pernas do indivíduo e prejudicam a sua circulação sanguínea.

Já a técnica para o seu tratamento consiste na aplicação de uma substância nas veias inflamadas, de modo que a circulação sanguínea seja interrompida nestes vasos.

Como resultado, as varizes desaparecem, diminuindo a dor e o aspecto visual incômodo do problema.

Após o procedimento, é indicado que o paciente tome alguns cuidados. Como o repouso, não exposição ao sol e o uso de meias compressoras.

Ainda assim, não há a necessidade de internação hospitalar, pois a intervenção é considerada simples.

Além de varizes, a escleroterapia pode ser utilizada para o tratamento de outras condições. Isso inclui as hemorroidas e hidrocele, por exemplo.

O médico especialista é quem pode decidir se o método é o mais indicado para a condição apresentada pelo paciente.

Plano de saúde Unimed cobre escleroterapia?

Imagem: Getty

Quais os tipos de escleroterapia?

Existem diversos tipos de escleroterapia disponíveis para o tratamento das varizes. A primeira delas é considerada convencional.

Nela, substâncias químicas esclerosantes são injetadas nas veias inchadas. Como resultado, há a irritação e inflamação do vaso sanguíneo. Em respostas, o corpo cicatriza as veias, fechando-as.

Já a crioescleroterapia é realizada por meio a injeção de uma substância resfriada nos vasos. Seu resultado é mais rápido, e também provoca a obstrução das veias inflamadas.

Há, ainda, a escleroterapia a laser. Nessa técnica, a aplicação de ondas de luz na região inflamada promove o aumento da temperatura do vaso.

Em seguida, esses vasos sofrem uma reação inflamatória, sendo destruídos. O procedimento é mais caro, mas mais indicado para eliminar vasinhos no rosto e no tronco, além de nas pernas.

Finalmente, o médico também pode indicar o uso da escleroterapia com espuma. Essa opção é mais comum para o tratamento de varizes grossas.

Para realizá-la, o especialista injeta nos vasos inflamados uma pequena quantidade de espuma de dióxido de carbono. Isso irrita a variz e provoca a sua cicatrização.

Apesar de bastante comum, a escleroterapia só é utilizada em casos mais graves de varizes e/ou após a tentativa de tratamento por outros métodos.

Afinal, a técnica é invasiva, mesmo que de forma mais branda. Entre os outros métodos de tratamento sugeridos estão o uso de meias elásticas.

Plano de saúde Unimed cobre escleroterapia?

Como citado no começo do texto, o tratamento contra varizes está listado no Rol de Eventos e Procedimentos em Saúde da ANS.

O Rol é a lista de procedimentos de cobertura obrigatória pelos planos de saúde no País. Dessa forma, se obtiver indicação médica, o usuário precisa ter essa terapia custeada pelo plano Unimed.

Uma das principais causas das dúvidas sobre o assunto refere-se à característica estética do tratamento.

Muitos pacientes acreditam que as varizes são um problema apenas estético, que prejudica a beleza das pernas, principalmente femininas. Planos de saúde não cobrem tratamentos estéticos e, por isso, não cobririam a escleroterapia.

No entanto, as varizes vão além do aspecto visual. Se não tratados, os vasinhos podem criar vários outros problemas, como a trombose, além de muita dor.

Por isso, a condição é considerada de saúde, apesar de o tratamento também melhorar o visual do paciente.

Para contar com a terapia, o usuário precisa visitar um médico angiologista ou dermatologista. Com a indicação do especialista, o plano autorizará o procedimento.

A técnica utilizada será escolhida de acordo com o quadro do paciente e a preferência do médico.

Além do tratamento, os planos de saúde cobrem a prevenção de varizes. O SUS (Sistema Único de Saúde) também oferece esses atendimentos, de forma gratuita.

Neste caso, porém, é preciso que o indivíduo aguarde na fila de espera para realização do procedimento.

Agora você já sabe que o plano de saúde Unimed cobre escleroterapia! Caso a empresa negue a cobertura, realize uma reclamação na ANS. Como regula os planos de saúde no Brasil, a agência pode intervir em nome do consumidor.

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

Jeniffer Elaina da Silva

Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV e atualmente cursa Gestão de Seguros. É apaixonada pelo que faz.

5 Comentários

Aline Piveta

Bom dia!
Queria saber se a Unimed cobre as aplicações de varizes e a cirurgia?
Att

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Aline!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.

Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente!

Comentar
Miriam pupo

Olá! Gostaria de saber se Unimed cobre cirurgias de varizes e aplicações. Quero o número de telefone da ANS.

Att

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Miriam!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.

Para fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente!

Comentar
Bruno Lopes

Boa tarde,

Gostaria de saber qual o código no ROL da ANS para o procedimento de escleroterapia com espuma, pois não estou encontrando.

Att.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.